Need for Speed Underground 2 foi o jogo mais vendido no ano de seu lançamento em 2003 e de lá pra cá seu poder parece ter só aumentado. Tido por muitos até hoje como um dos melhores games de corrida já feitos, Need for Speed Underground 2 continua conquistando novos fãs quase 20 anos após seu lançamento.
Uma corrida de arcade por natureza, Need for Speed Underground 2 explora novos territórios com um sistema de progressão rico e complexo. O jogo trouxe uma capacidade de personalização nunca experimentada, permitindo ao jogador customizar seu veículo por completo e criar sua própria experiência única.
A cultura do tuning de veículos no mundo todo passou por uma revolução graças ao jogo. Seja pelo visual do game, pela trilha sonora fantástica ou apenas pela adrenalina das corridas clandestinas, Need for Speed Underground 2 foi um marco na história dos games e parece não querer perder seu posto tão cedo.
Conteúdo da postagem
Conhecendo e explorando
Diferente do que somos levados a pensar, Need for Speed Underground 2 não é exatamente uma sequência de seu antecessor, mas uma revolução do primeiro. Inspirado pelos clássicos da época como Grand Theft Auto: San Andreas, Midtown Madness e Midnight Club, o game trouxe uma nova experiência misturando corrida a um mundo aberto.
Tendo como cenário a cidade fictícia de Bayview, o mapa de Need for Speed Underground 2 é dividido em cinco setores da cidade que você irá desbloquear na medida que avança no game ganhando corridas e tunando seu carro. A cidade é certamente o lugar perfeito para fãs de corridas clandestinas e traz consigo uma série de diferentes tipos de corrida.
City Core, Coal Harbor, Beacon Hill, Jackson Heights e Airport são os distritos da cidade que fornecem diferentes oportunidades de corrida. Se você jogou o antecessor, Need for Speed Underground, e quer aquela mesma variedade, você encontra ela aqui. A única diferença é que agora, todas elas estão amarradas em uma grandiosa e inflamada cidade.
Cada um destes distritos trazem possibilidades e oportunidades diferentes para o jogador. Beacon Hill, por exemplo, é um distrito excelente para drifts, enquanto o distrito de City Core traz um emaranhado de vias largas que conectam toda a cidade e são excelentes para corridas de arrancada ou circuitos.
Para chegar ao seu destino final em Need for Speed Underground 2 como um mestre do tuning, você precisará realizar diversas tarefas, mas a primeira delas é correr. Vença corridas e você já estará com meio caminho andado.
No entanto, Need for Speed Underground 2 irá te exigir mais do que apenas correr. Você terá que imergir na experiência de se tornar uma referência em Bayview pra realmente crescer no game. O jogo te estimula a explorar todas as suas nuances e abraçar o estilo de vida de um mestre do tuning.
Você irá encontrar com frequência alguns pacotes de dinheiro escondidos pela cidade, alguns atalhos que podem fazer toda a diferença em uma corrida e diversos pontos coloridos no mapa indicando novas corridas, lojas de partes específicas, e muito mais.
É bem provável que eventualmente, esta exploração do mapa acabará ficando entediante. Afinal de contas, Need for Speed Underground 2 não tem tanta coisa secreta para ser descoberta no mapa. Não tanto quanto Grand Theft Auto: San Andreas ou outros títulos de mundo aberto da época.
Caso isso aconteça, sem problemas. Você pode a qualquer momento abandonar o modo de exploração e entrar no modo de World Map. A diferença entre estes modos é que no modo de exploração você está rodando livremente pela cidade, procurando corridas e lojas, perdendo e ganhando algumas corridas de Out Run no caminho e por aí vai.
No modo de World Map, você tem a lista das corridas disponíveis e pode focar somente nisso se quiser. Você terá um menu com seu status atual, as lojas que você já conheceu e toda informação que precisa.
Alguns jogadores preferem este modo de jogo em Need for Speed Underground 2. O modo realmente é mais eficiente, elimina encontros aleatórios e o tempo que se leva pra ir de um ponto a outro do mapa pra chegar aos objetivos. É verdade que algumas destas coisas são entediantes, especialmente porque o jogo acaba carecendo de recursos que outros jogos de mundo aberto como GTA têm.
Enquanto jogando GTA: San Andreas você atropela civis, foge da polícia e tem um vasto mundo cheio de oportunidades te esperando, Need for Speed Underground 2 não tem nenhuma destas coisas. Este com certeza é o fator número um para estes jogadores dispensarem o mundo aberto, mas ele ainda tem seu brilho.
Maioria das lojas você terá que encontrar nesta busca incessante mesmo, com a ajuda de algumas dicas no caminho. Esta é, para muitos, a parte mais divertida de Need for Speed Underground 2. Explorar a bela cidade de Bayview em busca de luzes vermelhas ou amarelas pra descobrir uma loja nova e desbloquear novos itens para tunar seu carro é uma experiência que pode facilmente te entreter por boas horas.
A forma com que você precisa vencer Need for Speed Underground 2 é bem interessante. Ela é baseada em vencer corridas, ganhar dinheiro e reputação, e tunando como um louco seu carro. Você ganha dinheiro vencendo corridas e perde dinheiro sendo derrotado nelas. Você ganha reputação ganhando corridas com uma grande diferença de tempo entre você e o segundo lugar.
Quanto mais reputação você ganha em Need for Speed Underground 2, melhores serão as oportunidades de patrocínio que você irá receber. Quanto mais patrocinadores você tiver, mais corridas valiosas você terá, além de já receber uma certa bolada ao assinar o contrato e ganhar um carro grátis pra buscar na Car Shop.
Quanto mais dinheiro você tem, mais você conseguirá investir no seu carro. Não se apegue muito ao seu veículo porque na medida que avançar no jogo, você terá acesso a carros melhores e precisará trocar para se manter competitivo nas futuras corridas que aparecerem. Como você consegue armazenar no máximo cinco carros na sua garagem, pode ter certeza que seu primeiro veículo precisará ser trocado mais cedo ou mais tarde.
O visual do seu carro é medido por uma barra de dez estrelas. Quanto mais detalhes seu carro tiver, e quanto mais caros eles forem, maior será sua nota. De uma forma inteligente, a Eletronic Arts, desenvolvedora de Need for Speed Underground 2, casou muito bem o avanço do visual do carro com o avanço em performance e corridas.
Você precisa alcançar uma certa nota pra entrar para a capa de uma revista, por exemplo, e este mesmo critério será utilizado na conquista de novos patrocinadores. Tudo está conectado.
Se você quer simplesmente correr e não se envolver no tuning, verá que a EA Games já criou em Need for Speed Underground 2 várias formas de te envolver nisto, de uma jeito ou de outro. Mas você acabará percebendo que vale a pena.
É natural que particularmente, alguns jogadores simplesmente não se interessem muito por esta parte de tunar, adesivar, iluminar e colorir totalmente seu carro. Na época do lançamento do jogo, eu na minha infância passava horas testando todos os retrovisores disponíveis, colorindo o carro diversas vezes de cores diferentes, escolhendo adesivos de cada patrocinador e daí em diante.
Voltando a jogar agora depois de anos, estava certo de que essa seria a parte mais interessante, mas me enganei. Meu interesse em tunar os carros foi quase zero no começo e meu primeiro carro teve investimento somente em performance. O segundo no entanto, até mesmo por exigência do jogo para conseguir avançar e enriquecer mais rápido, já foi totalmente tunado e fazer isso foi bem mais divertido.
Por fim, você avança em Need for Speed Undeground 2 ao passar de nível. Este nível consiste em algumas corridas exigidas por seu patrocinador e mais algumas corridas avulsas para você alcançar a reputação necessária. São cinco níveis destes e cada um aumenta a dificuldade e técnica dos demais corredores, além de te premiar com um novo veículo geralmente mais rápido e poderoso do que o seu atual.
Em suma, a EA Games foi capaz de criar um dos melhores, mais robustos e eficientes sistemas de progressão em um jogo de corrida com Need for Speed Underground 2. Mesmo que a cidade ainda seja um campo vazio no geral. Você tem um sistema de GPS ótimo pra te levar onde quiser ir e o mapa tem uma visualização excelente e facilita muito pra escolher os caminhos a seguir.
Tendo jogado vários jogos como Gran Turismo, que possuem menus altamente complexos e cheios de caminhos, Need for Speed Underground 2 é um suspiro renovador. A simplicidade dos menus é tamanha que você não levará mais de alguns segundos pra encontrar tudo o que precisa. É uma pena apenas que a cidade em si não seja tão interessante e acaba se tornando monótona com o passar do tempo.
Hora da corrida
A diversidade de mais de 30 veículos disponíveis em Need for Speed Underground 2 é boa por um lado, e ruim por outro. Muitos dos carros são bem desejáveis, especialmente o Ford Mustang e o Nissan 350Z, mas estes você vai ter que esperar um bom tempo pra ter acesso. Fora isso, você precisará fazer muitos upgrades em qualquer veículo pra sentir a velocidade de uma corrida de fato. Isso levará algum tempo também.
Os outros veículos são muito semelhantes e medianos e acredito que muitos deles nunca sequer tiveram a oportunidade de desfilar pelas ruas de Bayview. Não faz sentido nenhum adquirir grande parte dos veículos disponíveis.
É verdade que muitos destes carros são clássicos do mundo real para o tuning, mas olhando por uma perspectiva estritamente de corrida, adquirir um Toyota Corolla ou um Honda Civic não faz o menor sentido. De toda forma, você começará o jogo com poucos carros à disposição e terá que se contentar com veículos fracos até conseguir liberar as verdadeiras máquinas.
Todos os carros de Need for Speed Underground 2 são licenciados e reais, dos Peugeots até o Cadillacs. Ainda que por uma ótica de tuning, a introdução dos SUVs foi uma jogada inteligente, dirigir estes trambolhos é um exercício de paciência à parte. Os veículos são extremamente lentos e tem a dirigibilidade horrível. Você pode até querer se desafiar com eles em certas corridas, mas este é um exercício masoquista pra ser sincero.
Um dos aspectos mais valiosos e que diferenciou Need for Speed Underground 2 de seus concorrentes é a diversidade de tipos de corrida disponíveis. O jogo traz seis modalidades diferentes de corrida, sendo:
Outrun
Este é o estilo mais comum dos “pegas” em Need for Speed Underground 2, onde você desafia um corredor na rua a um pega. Nele você precisará ultrapassar este corredor enquanto ele tenta te fazer perdê-lo de vista e quando você ultrapassar, tem que dar este perdido nele. É uma modalidade interessante mas fica repetitiva muito rapidamente e certamente não será uma de suas favoritas.
Circuitos
Os circuitos de Need for Speed Underground 2 são as corridas que você irá mais encontrar em Bayview. Estas corridas serão de pelo menos duas voltas em um circuito fechado e você encontrará delas em todos os distritos da cidade, podendo encontrar corridas mais baseadas em velocidade, outras em técnica e até em drift.
Drift
Falando em drift, esta modalidade foi uma das mais populares desde o lançamento de need for Speed Underground 2, até mesmo inspirando o filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Nele você marca pontuações pra cada drift realizado, considerando sua velocidade, duração do drift e “força” do drift.
Drag
As drag races são, para muitos, as corridas com a maior explosão de adrenalina de Need for Speed Underground 2. Estas são corridas de arrancada onde a velocidade e a técnica de passar as marchas no momento certo são os fatores que poderão te levar a ganhar ou perder. Nela você não poderá jogar com o câmbio automático e nem fará nenhuma curva, no máximo trocar de faixa quando vir um obstáculo ou algo do tipo.
Sprint
Sprints são, depois dos circuitos, as corridas que você mais irá encontrar em Need for Speed Underground 2. Elas são corridas normais, sem regras específicas igual as anteriores, mas ao invés de ter um circuito para rodar, você terá que ir de um ponto a outro do mapa e chegar antes de todo mundo pra garantir a vitória.
Street X
A corrida mais detestada de Need for Speed Underground 2 é certamente a Street X. Nela você irá participar de uma corrida “normal”, onde o objetivo é chegar primeiro, mas em uma pista de drift. Elas são as mais odiadas porque as pistas de drift são muito curtas e cheias de curva, e a máquina parece ser um pouco mais inteligente nestas pistas, tornando-as nas corridas mais difíceis do game.
U.R.L.
As U.R.L. (Underground Racing League) são corridas em pistas exclusivas ao invés de serem na cidade. Com isso elas não tem outros carros passando e tem um perfil mais “profissional”. São as corridas que pagam melhor do jogo e são essenciais para agradar seus patrocinadores e adquirir novos.
Carros
Se você é familiar com a série Need for Speed, o comportamento dos veículos não será nada novo. Há uma boa mistura entre ficção e realidade na pilotagem dos carros. Como resultado disso, drifts e derrapadas parecem bem reais e com isso, exigem mais habilidade pra serem feitos com maestria.
Infelizmente, para usufruir ao máximo destes carros e chegar a um nível agradável de velocidade, você terá que dar muitos upgrades. Enquanto o outro game de corrida mais famoso da EA Games, Burnout 3, é um tipo realmente diferente de jogo, é justo dizer que nenhum jogo da temporada chega perto de entregar a sensação de velocidade que ele entrega, nem mesmo Need for Speed Underground 2. Portanto se você quer mesmo é velocidade, Burnout 3 será uma pedida melhor pra você.
Por outro lado, até mesmo os piores veículos de Need for Speed Underground 2 são capazes de alguns truques interessantes. São raros os pilotos que conseguem fazer uma curva de 180 graus utilizando os freios da melhor forma e sair da curva em alta velocidade, e o jogo irá te dar a oportunidade de se tornar um deles, independente do veículo que esteja dirigindo.
Obviamente, alguns veículos são melhores para certos critérios do que outros. Um fator que Need for Speed Underground 2 deixa a dever é nisso: a tração dos veículos faz total diferença na forma de pilotar, e em lugar algum você tem acesso a ela. Somente após comprar o veículo é que você poderá descobrir na pista de testes qual é a tração do seu carro novo.
Trilha sonora
Um dos pontos mais interessantes de Need for Speed Underground 2 é certamente a trilha sonora. Só escrever este artigo já me forçou a colocar a playlist do jogo pra tocar. Acredito até que seja justo dizer que todo mundo conheceu The Doors graças à musica de abertura do game na versão “hiphopeada” de Snoop Dog.
A trilha é composta por 27 músicas compiladas pela EA Trax. Elas podem ser customizadas de modo que você ouça especificamente nos menus, nas corridas, o tempo todo ou hora alguma se quiser. Você pode definir a ordem que elas tocarão e eliminar qualquer uma que não goste. Enfim, é uma ótima experiência musical e pra muitos, uma revisitada na infância.
Considerações finais
Enquanto Need for Speed Underground 2 trouxe consigo muitos traços de seu antecessor, é justo dizer que ele é um jogo à parte com sua própria marca na história dos games. O mapa é enorme e aberto para exploração, recheado de pistas interessantes e com alguns mistérios escondidos aqui e ali.
O sistema de progressão do jogo te mantém ligado a ele e ansioso pra avançar rápido. Quer você já tenha jogado o game ou não, certamente recomendamos a experiência. Pra muitos como eu, jogar Need for Speed Underground 2 hoje é realmente uma visita à infância. Se você curte carros, este jogo te deixará entretido por boas horas.
_______
Se é dos clássicos que você gosta, confira aqui nossas dicas exclusivas para CS:GO!