Desde o lançamento de Civilization VI no final de 2016, diversos DLCs foram lançados com novas civilizações, novas cidades-estados, novos recursos e mapas. Diante de tantas opções, é difícil escolher e até mesmo identificar quais são as melhores civilizações disponíveis e quais tem os melhores bônus para facilitar sua conquista do planeta. Além disso, o jogo trouxe diferenças consideráveis em relação ao seu antecessor, Civilization V. Muitas novas mecânicas mudam a jogabilidade e a experiência do jogador em jogos anteriores pode não pesar tanto.
Uma diferença nítida é a forma que as civilizações foram montadas. Diferente dos jogos anteriores, em Civilization VI as civilizações não são mais tão engessadas em atributos específicos que acabam tornando aquela civilização voltada exclusivamente para um tipo de vitória. As nações agora são mais equilibradas, e com isso você poderá visionar diferentes caminhos para seguir com cada uma. Ainda existe o favorecimento de regiões específicas (como a Rússia tem vantagem em áreas geladas, por exemplo), mas fora isso você ainda terá muito mais flexibilidade do que teria nos últimos títulos da franquia.
Agora, sem mais delongas, confira abaixo nossa lista completa das melhores civilizações disponíveis atualmente em Civilization VI. Separamos as civilizações pelo melhor tipo de vitória oferecido por cada uma e assim, você já pode mirar direto na vitória que deseja alcançar.
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Civilization VI – Vitória por dominação
Sendo o caminho mais clássico, a vitória por dominação é alcançada ao conquistar à força todo o planeta. Em Civilization VI as coisas ficaram mais fáceis para essa vitória, pois agora você não precisa mais dominar todo o planeta, apenas todas as capitais. Ainda que essa vitória dependa de militarismo, ter uma boa economia e um avanço científico sólido são fatores essenciais para conseguir desenvolver tropas melhores que as de seus inimigos e conseguir produzir com agilidade quando a hora da guerra chegar.
Teddy Roosevelt dos Estados Unidos
Os Estados Unidos de Teddy Roosevelt crescem a passos lentos em Civilization VI, e só chegam a ter seu destaque após metade do jogo. Por isso, você terá que começar o jogo buscando seu crescimento econômico e científico enquanto garante a proteção de sua nação. Para isso você terá uma ajuda, já que Roosevelt já começa com a vantagem de +5 ataque para todas as suas unidades militares no continente natal. Isso te ajudará a proteger sua terra, mas não terá tanta relevância para suas futuras invasões.
Além disso, a habilidade de legado também te dá o dobro de bônus em construções governamentais em relação a qualquer outra civilização, portanto você terá a prosperidade americana ao seu lado. O sucesso virá quando você atingir a Era Moderna. Nela você poderá construir o Rough Rider, uma unidade terrestre que ganha +10 ataque quando está em montanhas e possui um custo de manutenção consideravelmente menor que as demais unidades. Além dele, você também terá reforços aéreos com o P-51 Mustang, que tem +2 de alcance de voo e ganha experiência no dobro da frequência das demais unidades. Garanta desde o início que está investindo bem em ciência, pois ela será essencial para que consiga ser o pioneiro na construção destas máquinas.
Sendo uma das civilizações mais flexíveis de Civilization VI, os Estados Unidos funcionam bem em praticamente qualquer terreno e também possibilitam boas chances de vitória por cultura e ciência, se quiser se arriscar.
Tomyris de Scythia
Uma das facções militares mais tradicionais de Civilization VI, Scythia e seu exército podem te dar a vitória antes da metade do jogo. A unidade especial deles é o Arqueiro-Cavaleiro Saka, uma unidade de cavalaria que não exige cavalos para ser produzida e que ainda possui quatro pontos de movimento por turno e +1 alcance de ataque, tornando ela uma unidade mais poderosa do que qualquer outra dos primeiros momentos do jogo.
Mas o melhor nem é isso: você ganha duas unidades desta por produção.Isso permite que Scythia construa uma força imbatível de cavaleiros em pouquíssimo tempo, capazes de se moverem com agilidade em campo e bater com força, atropelando todos em seu caminho.
Outro fator que torna Scythia uma das civilizações mais poderosas de Civilization VI é que todas as suas unidades militares ganham um bônus de +5 ataque quando estão atacando inimigos machucados e ainda ganham 50HP de cura se os eliminarem. Isso permite que você mantenha seu exército sempre saudável e forte para esmagar seus oponentes com maior agilidade.
Para usufruir da melhor maneira possível das vantagens de Scythia, a melhor estratégia e montar seu exército logo no início do jogo para aproveitar da vantagem do cavaleiro Saka pois conforme a tecnologia avançar ele se tornará irrelevante. Além disso, opte por um mapa com pouco (ou nenhum) oceano, já que esta civilização não tem qualquer vantagem na água.
Basil II do Império Bizantino
Outra poderosa civilização trazida pelas expansões de Civilization VI foram os bizantinos. Com sua habilidade de ganhar bônus de combate ao converter locais sagrados para sua religião, assim como a de espalhar mais rápido sua religião ao eliminar unidades militares não bárbaras, essa sociedade é boa tanto para uma vitória por dominação como religiosa. E o melhor de tudo é que você nem precisará escolher, já que graças a estas habilidades, as duas vitórias já estarão caminhando lado a lado.
Investir em religião logo no começo do jogo é uma boa ideia, expandindo seus tentáculos até chegar a meados do jogo onde poderá construir o Hipódromo, um distrito exclusivo dos bizantinos que te permitirá ganhar unidades de cavalaria pesada de graça. Seu poderio militar te dará o luxo de dispensar certas tecnologias em troca de investimento pesado em tecnologias militares, pois chegou a hora de sua cruzada.
Shaka dos Zulus
As expansões de Civilization VI nos trouxeram diversas novas sociedades poderosíssimas, e uma delas foram os Zulus. Esta sociedade possui um bônus tanto no ataque quanto no tempo de produção de suas unidades militares, o que dá a ela uma vantagem extraordinária desde o primeiro turno. O Impi, sua unidade anti-cavalaria que substitui o lanceiro, é produzida mais rápido e mais barata, sendo uma ótima escolha para montar seu primeiro exército. Eles também ganham experiência mais rápido e causam dano extra ao atacar inimigos flanqueando (vindo de lado ou por trás).
Uma vez investido nisso, é hora de produzir os Acampamentos de Ikanda e pegar pela sua cultura as descobertas cívicas de Mercenários e Nacionalismo. Com essa combinação você poderá reunir suas tropas em poderosas hordas e ter ainda mais vantagens na produção de unidades militares do que com acampamentos comuns. Se isso ainda não é suficiente para você, saiba que os Zulus também ganham +3 lealdade em toda cidade que tenha uma unidade militar, fazendo com que a dominação à força fique ainda mais facilitada.
Civilization VI – Vitória por Ciência
As vitórias por ciência são clássicas na série de Civilization, sempre chegando ao seu ponto máximo da corrida espacial onde quem conseguir lançar sua primeira missão tripulada para fora da Terra, ganhará o jogo imediatamente. O maior desafio desta vitória é que ela só pode ser alcançada chegando ao fim do jogo, portanto você precisará impedir os demais jogadores de ganharem com diferentes estratégias até lá.
Seondeok da Coréia
A Coréia veio na expansão Civilization VI: Rise & Fall com certa desvantagem em relação ao que era em Civilization V. Ainda que continue sendo uma civilização tecnológica, ela não traz tantas vantagens neste sentido como no título anterior. Aqui você terá vantagem com minas posicionadas ao lado dos Campus de Seowon, que já dão +4 ciência do que um campus normal, além de +2 por cada especialista.
É uma vantagem considerável, e pode alavancar sua ciência logo no início do jogo. Além disso, governadores que você estabelecer em suas cidades fornecerão +3% de cultura e ciência para cada promoção que possuírem. Isso permite que o jogador planeje bem em quais cidades deseja investir para maximizar as vantagens de cada governador. Estas vantagens, aliadas ao arqueiro Hwacha, unidade única da Coréia, torna o meio do jogo um momento de alta alavancagem industrial e científica que pode de jogar muito à frente de seus competidores.
Rainha Wac-Chanil-Ajaw dos Maias
Os maias foram lançados na expansão New Frontier de Civilization VI e têm o potencial de bater de frente com os coreanos no avanço científico, enquanto possuem vantagens para fortalecer seu poder militar no começo do jogo e dá a chance de eliminar outras civilizações científicas no começo do jogo para já cortar a concorrência. A habilidade única desta líder faz com que todas as cidades em até 6 espaços de distância da sua capital ganhem +10% em todas as colheitas. Isso faz com que você tenha um império compacto e fortalecido.
Esteja atento à geografia e os arredores de sua capital, já que esta região será a que você terá que conquistar cada quadrado para explorar ao máximo seus recursos. O distrito único dos maias é o Observatório, um campus mais barato e mais eficiente. Seu verdadeiro desafio virá na Era Industrial, onde ter um império compacto irá acabar te privando de certos recursos essenciais. O caminho para resolver este problema é focar na produção de colonos neste momento para enviá-los a pontos estratégicos que tenham os recursos que precisa antes que sejam todos dominados. Alguns recursos como carvão e alumínio serão indispensáveis para sua sobrevivência neste momento.
Saladin da Arábia
Saladin é um líder recomendado mais para jogadores experientes, já que sua rota para o sucesso não é das mais convencionais. Ele tem a habilidade única de misturar ciência e religião, podendo alcançar qualquer uma das vitórias. As construções religiosas da Arábia aumentam ciência, cultura e fé em 10% na cidade, enquanto seus bônus geram uma unidade adicional de ciência por turno para cada cidade que segue a sua religião.
Esta abordagem única à fé e à ciência é capaz de criar recompensas majestosas, alavancando a Arábia muito antes de seus competidores. Para isso, é bom que o jogador já entenda bem as mecânicas do jogo para usufruir ao máximo desta vantagem, que poderá entregar a ele uma vitória tanto científica quanto religiosa.
Pedro, o Grande da Rússia
A Rússia é uma civilização estranha, não só na vida real mas em Civilization VI também. Seus maiores bônus vêm de terras congeladas e seu foco é na expansão territorial. Apesar disso, seus territórios permitem maior flexibilidade construindo distritos, enquanto sua habilidade de gerar +1 ciência ou cultura em rotas comerciais com civilizações mais avançadas pode vir a calhar em diversas situações.
Nas mãos de um jogador experiente, estes bônus podem alavancar uma vitória científica rapidamente, tornando a Rússia em uma potência tecnológica. Enquanto você estiver se expandindo e dominando os terrenos gelados que todos os demais jogadores ignoram, a Rússia pode se adaptar a qualquer tipo de vitória no jogo.
Civilization VI – Vitória por cultura
Vitórias por cultura são difíceis de alcançar, já que você só alcança esta vitória em Civilization VI se o número de turistas visitando suas terras ultrapasse o número de todos os turistas domésticos de todas as demais civilizações juntas. Para alcançar este feito, você precisará de muitas grandes personalidades (especialmente artistas), além de construções, distritos e maravilhas que possam hospedar as obras de arte destas pessoas. Além disso, rotas comerciais e as políticas civis certas serão essenciais.
Kupe dos Maori
Uma das civilizações mais curiosas de Civilization VI são os maori. Diferente de qualquer outra civilização, os maori começam o jogo no meio do oceano e sua primeira cidade ganha 3 cidadãos de imediato, além de um trabalhador assim que é construída. Com eles você ganha +2 ciência e cultura para cada turno gasto antes de criar a primeira cidade, tornando possível assumir o risco de enrolar um pouco antes de criar sua cidade e correr o risco de ser um nômade indefeso por alguns turnos.
Apesar de tudo isso, a verdadeira vantagem dos maori em Civilization VI aparece quando você já tem algumas cidades sob seu controle. O distrito único deles, o Distrito Marae, substitui o teatro e gera +2 cultura e fé para cada hexágono da cidade que tenha florestas, matas, pântanos, oásis, corais, fissuras geotermais ou terras alagadas. Isso significa que se sua cidade tiver 8 hexágonos destes a seu redor, ela te dará mais 16 pontos de cultura todo turno.
Se isso já não bastasse, os maori em Civilization VI também ganham uma bomba cultural que converte o terreno ao redor sempre que um barco de pesca é construído. Sem dúvidas, os maori são uma das suas melhores chances de alcançar uma vitória cultural.
Wilhelmina da Holanda
Os holandeses em Civilization VI fazem um excelente trabalho com os bônus de adjacência, criando uma economia auto sustentável que funciona muito bem em relações comerciais com as demais civilizações. Rios aliados à melhoria única dos holandeses, Polder, melhoram a performance de distritos por todos os cantos e recompensam bem um líder que escolhe bem suas terras.
Apesar disso, o que destaca os holandeses em Civilization VI é sua habilidade com rotas marítimas. Criar um porto já te gera uma bomba cultural que absorve os espaços adjacentes e suas rotas comerciais podem espalhar lealdade às suas cidades, assim como pegar cultura de outras civilizações. Lembre-se de usar a unidade única naval dos holandeses para proteger suas rotas navais e use delas para expandir sua cultura a altos níveis.
Qin Shi Huang da China
Em uma virada irônica em comparação à China atual, em Civilization VI a nação é focada em atrair turistas e espalhar sua influência cultural pelo mundo afora. A grande muralha da China, que nos outros jogos da franquia era uma das maravilhas do mundo, agora é uma construção exclusivamente chinesa, fazendo com que todo segmento adjacente proveja +1 ouro, cultura e turismo, fazendo delas um recurso não só militar, mas também cultural. Alcançar um bom perímetro para sua muralha pode gerar um volume de cultura inimaginável para qualquer outra nação.
Graças a esta construção única, tudo que a china precisa em Civilization VI é de terra suficiente para construir a maior muralha possível. Na medida que o jogo avança e sua civilização cresce, a muralha deve crescer na mesma proporção, gerando alto nível de recursos além de uma proteção fantástica para suas cidades. Considerando todas estas vantagens, esta civilização deve ser uma das melhores para jogadores que querem curtir o jogo sem muita pressa e sem medo de ataques repentinos.
Civilization VI – Vitória religiosa
Pela primeira vez na franquia, Civilization VI permite uma vitória por religião. Para ganhar, pelo menos metade de cada civilização precisa seguir sua religião. Pode parecer simples, mas agora as guerras santas também entram em jogo. Se você converter cidades de outras civilizações, eles terão motivos para declarar uma guerra contra você pelo Casus Belli.
Felipe II da Espanha
Se você não quer ser tão pacífico e prefere converter outros à força, a Espanha está aqui para você. Os inquisidores espanhóis são mais eficazes e ganham uma utilização extra de sua habilidade, enquanto seu exército ganha +4 de ataque quando estiver batalhando uma civilização que siga outra religião que não a sua. Isso permite uma expansão agressiva que pode pegar outros jogadores de surpresa.
A unidade única da Espanha é o Conquistador, que ganha +10 de ataque quando estiver em um mesmo terreno que uma unidade religiosa, o tornando o segurança ideal para estas unidades. Além disso, se ele é assassinado próximo a uma cidade inimiga, esta é automaticamente convertida para a sua religião, tornando esta unidade uma enorme dor de cabeça para seus inimigos.
Gandhi da Índia
Gandhi em Civilization VI é famoso pelo seu temperamento “radioativo”, mas não é ali que está sua força. Ele fornece +5 fé por turno para cada civilização que você conhece, contanto que você esteja em paz com eles. Para incentivar menos agressividade contra você, as demais nações ganham o dobro de má reputação por cada turno em que estão em guerra com a Índia, gerando a possibilidade de perder a lealdade de suas cidades. Esta consequência de atacar Gandhi pode facilmente quebrar uma poderosa nação em poucos turnos.
Curiosamente, ainda que você queira espalhar sua própria religião, Gandhi em Civilization VI é bem tolerante e ganha um bônus de cada religião que tenha pelo menos um seguidor em sua sociedade. Isso torna a Índia em uma poderosa e intocável nação, que se beneficia da paz e da religiosidade de todos à sua volta.
Considerações finais
Civilization VI é um dos melhores jogos de estratégia disponíveis atualmente e sua enorme variedade de opções e estratégias são combustível para horas e horas de jogo com novidades surgindo a todo momento. Tem alguma civilização favorita que deixamos de fora? Nos conte qual é!
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