Clash Royale: análise completa do game [REVIEW]

Clash Royale

Clash Royale: os quase 30 milhões de votos no Google Play falam por si só… O jogo é um sucesso absoluto e inquestionável.

Mas e aí: tem mérito? É uma boa opção ou há jogos melhores no mercado?

Isso é o que tentaremos te dizer em mais essa review.

Boa leitura!

Dados técnicos de Clash Royale

iOS

‎Clash Royale
‎Clash Royale
Developer: Supercell
Price: Free+

Rating: 4,7/5 (226 mil votos)
Tamanho: 158,7 MB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 9+

Android

Clash Royale
Clash Royale
Developer: Supercell
Price: Free

Rating: 4,3/5 (28,6 milhões de votos)
Tamanho: 107 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 10+

Site oficial de Clash Royale

História de Clash Royale

História de Clash Royale

Clash Royale é um jogo de estratégia desenvolvido pela finlandesa Supercell e publicado em sua primeira versão para iOS em janeiro de 2016. No Brasil, a novidade chegou 2 meses depois, em 4 de março, para iOS e Android.

A proposta de Clash Royale é mesclar um jogo de cartas no estilo tower defense possibilitando arenas de batalha multiplayer online. Pelos elementos do estilo, certamente podemos classificar Clash Royale como um jogo de estratégia por excelência.

O jogo foi extremamente bem recebido pelo público e, ainda no ano de seu lançamento, recebeu diversas indicações e prêmios.

A receita de Clash Royale superou, em menos de um ano, a marca imensa de 1 bilhão de dólares no mercado.

Premiações

Clash Royale recebeu, em 2016, premiações na Google Play Awards e International Mobile Gaming Awards.

Em 2017, recebeu novamente premiação pela International Mobile Gaming Awards (Best Multiplayer Game), além de receber o prêmio de AMD eSports Audience Award pela British Academy Games Awards e os prêmios de The Small Screen Game of the Year 2016 e The Main Award – The Finnish Game of the Year 2016 pela Finnish Game Awards

Em 2020, a Pocket Gamer concedeu a Clash Royale o prêmio de Best Mobile eSport.

Além disso, Clash Royale obteve diversas outras indicações no decorrer desses anos e inúmeros comentários elogiosos de especialistas em games ao redor do mundo.

Palavras do desenvolvedor

Vejamos o que a Supercell nos diz sobre o game:

Entre na arena! Os criadores do Clash of Clans trazem um jogo multijogador em tempo real com os Royales, seus personagens favoritos do Clash e muito, muito mais.

 

Jogue com várias cartas de tropas, feitiços e estruturas de defesa do Clash of Clans, além dos Royales: príncipe, cavaleiro, bebê dragão e muito mais. Derrube o Rei e as Princesas do inimigo de cima das torres para derrotá-los e ganhar troféus, coroas e glória na arena. Forme um clã para compartilhar cartas e construir sua própria comunidade.

 

Lidere a sua família do Clash Royale para a vitória!

 

ATENÇÃO! O Clash Royale é grátis para baixar e jogar, mas alguns itens também podem ser comprados com dinheiro de verdade. Caso não queira usar esse recurso, defina uma senha para compras nas configurações da Google Play Store. Além disso, de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, você precisa ter, pelo menos, 13 anos para jogar ou baixar o Clash Royale.

 

Também é necessário ter conexão com a internet.

 

NO JOGO:
● Duele com jogadores do mundo todo em tempo real para ganhar troféus.
● Ganhe baús para desbloquear recompensas, coletar novas e poderosas cartas e melhorar as que já existem.
● Destrua as torres do adversário para ganhar coroas e baús épicos.
● Monte e melhore sua coleção de cartas com a família do Clash Royale junto com suas tropas, feitiços e defesas favoritos do universo Clash.
● Monte o melhor baralho de batalha possível para derrotar os adversários.
● Vá passando pelas arenas para chegar ao topo.
● Forme um clã para compartilhar cartas e montar sua própria comunidade.
● Desafie os amigos do clã para duelos particulares.
● Aprenda táticas de batalha assistindo aos melhores duelos da TV Royale.

Jogabilidade

Jogabilidade de Clash Royale

Como anunciamos mais acima, a jogabilidade de Clash Royale é voltada para estratégia.

O jogo, que combina o estilo tower defense com o uso de cartas, coloca os jogadores em partidas com dois ou quatro jogadores (1×1 ou 2×2) onde o objetivo é destruir as torres opostas.

Assim como em outros jogos do estilo, há uma torre principal (King’s Tower) que, sendo destruída, decreta a vitória imediata.

As partidas de Clash Royale são rápidas e a jogabilidade induz o desfecho. Se, após poucos minutos, ambos jogadores ou equipes veem-se em situação de empate, é decretado no jogo uma espécie de “morte súbita” em que o primeiro a destuir qualquer torre adversária vence imediatamente a partida.

Se, ainda assim, o jogo permanecer em empate, as torres são enfraquecidas rapidamente e os jogadores podem destruí-las com mais facilidade.

É uma dinâmica interessante, que instiga a ação entre os jogadores.

Ranqueamento em Clash Royale

Em Clash Royale os jogadores são classificados pelo número de troféus.

Os níveis são superados através de experiência (King Level), doando e atualizando cartas. O nível mais alto possível de ser atingido é o 13.

Os troféus são conquistados (ou perdidos) nas batalhas multiplayer. Como dissemos, o objetivo do jogo é destruir as torres adversárias. Destruindo, você ganha coroas, de forma que cada torre vale como uma coroa e a torre principal (King’s Tower) vale por três.

Cartas

Em Clash Royale, tropas, construções e feitiços são representadas como cartas.

Antes de cada batalha os jogadores constroem um baralho de oito cartas a serem usadas para atacar e defender contra as cartas de seus oponentes. No início de cada jogo, os dois jogadores começam com quatro cartas escolhidas aleatoriamente no baralho de oito.

A primeira versão de Clash Royale veio a público com 42 cartas. Havia três classes de cartas (Common, Rare e Epic) com exatamente 14 cartas para cada uma delas.

Em atualização posterior, foi adicionada uma nova classe de carta: Legendary (Lendária).

Neste momento, o jogo conta 98 cartas divididas nestas quatro classes: Common, Rare, Epic e Legendary ou, em bom português, Comum, Rara, Épica e Lendária.

As cartas possuem o nível 13 como o máximo a ser alcançado, de forma que as cartas comuns começam no nível 1, as raras no 3, as épicas no 6 e as lendárias no 9.

Clãs

Clash Royale possui, também, o sistema de Clãs (ou Guildas), que nos agrada bastante, por incentivar a interação entre os jogadores.

A partir do nível 1, você pode participar ou formar clãs em Clash Royale, permitindo que você dispute batalhas entre amigos ou entre em uma Guerra de Clãs.

Participando de um clã você também poderá desbloquear o recurso de trocas e solicitação de cartas de companheiros de clã (esse recurso é liberado somente após o nível 2).

Além disso, o clã possui um chat, como costumeiro, e permite a entrada de até 50 jogadores.

Recursos e modos de jogo de Clash Royale

Recursos de Clash Royale

Elencaremos, aqui, os modos de jogo de Clash Royale, para além das batalhas comuns.

Guerra de Clãs

A Guerra de Clãs de Clash Royale é permitida para Clãs que possuam, no mínimo, dez jogadores acima do nível 8 e é dividida em dois dias: o Dia da Coleta (Collection Day) e o Dia da Guerra (War Day).

No Dia da Coleta, cada jogador de um Clã realiza três batalhas em vários modos de jogo, que alternam todos os meses.

Completando a batalha, o jogador ganha cartas que entram para a coleção de cartas do Clã. Vencendo a batalha, conquista-se algumas cartas extras.

Para a Guerra do Clã progredir para o Dia da Guerra, um mínimo de 10 jogadores precisam fazer pelo menos 1 batalha cada.

No dia da guerra, um Clã combina com outros 4 clãs com um número semelhante de participantes e troféus de Clãs, e cada participante constrói um baralho usando apenas as cartas que seu Clã desbloqueou no dia da coleta.

No final do dia da guerra, todos os jogadores que participaram da guerra recebem uma recompensa de guerra contendo ouro e, às vezes, gemas ou fichas comerciais.

Com base no ranking da Guerra, os Clãs perdem ou ganham uma certa quantidade de troféus de Clãs.

Os Clãs progridem nas Ligas de Clãs ao ganhar troféus, e as ligas mais altas resultam em melhores recompensas.

As temporadas do Clã duram 2 semanas e, no final de cada uma, um baú é concedido a todos os jogadores que participaram de uma guerra, com a quantidade de cartas no baú sendo determinada pela maior classificação de guerra que o clã teve durante o período. temporada e a liga mais alta do Clã durante a temporada.

Torneios

Os torneios são semelhantes às batalhas normais, mas todas as cartas têm limite no nível 9, ao invés de 13.

Esse recurso é desbloqueado na experiência do jogador no nível 5, mas só pode ser jogado no nível 8. da experiência.

Os torneios podem ser criados usando gemas, e o criador pode escolher para torná-lo protegido por senha ou aberto.

Neste modo de jogo não há grande diferença de jogabilidade em relação às batalhas comuns, e o diferencial aqui reside na política de recompensas.

Ligas

Ligas de Clash Royale

Uma vez acima de 4.000 troféus, em Clash Royale os jogadores são colocados em uma das nove ligas diferentes, que vão da Challenger I a Ultimate Champion.

No final de cada temporada, os jogadores recebem recompensas com base na maior liga alcançada durante essa temporada e sua classificação é redefinida.

As Ligas, em resumo, constituem um sistema de classificação dentro de Clash Royale que incentivam os jogadores a ganhar troféus.

Quests

Clash Royale também possui um sistema de Quests (ou Missões), tão comum em jogos de RPG.

Basicamente, as Quests de Clash Royale exigem que o jogador complete uma série de tarefas a receber algumas recompensas especiais.

Por esse sistema também é concedida ao jogador uma recomepensa gratuita, três vezes ao dia.

Nossa análise

Preparado?

Então vamos nessa!

Clash Royale é um jogo com complexidade interessante.

As batalhas exigem que o jogador se atente para múltiplos fatores, como é de se esperar em um bom jogo de estratégia.

As cartas mais fortes exigem mais pontos de Elixir e ficar sem Elixir em uma batalha pode ser um tiro no pé. Portanto, o jogador tem de saber balancear o uso das cartas.

Outro fator interessante do jogo, no que tange à estratégia, é o sistema de evolução das cartas.

Quanto à parte gráfica, não há brilho, mas o jogo tem forte identidade visual e gráficos condizentes com a proposta. O desempenho do jogo, aliás, é muito bom.

Já na parte sonora, somos obrigados a dar crédito, pois a trilha do jogo contribui para estabelecer o clima de batalha, como que acelerando juntamente do período na batalha onde a recuperação de Elixir dobra, estimulando o jogador.

O sistema de troféus, ao nosso ver, é bem montado, assim como a divisão das arenas e as recompensas.

A proposta de Clash Royale, claríssima, de ser um jogo freemium, não implicou que esse jogo adotasse, ao nosso ver, uma política de compras injusta.

É bem verdade que, com dinheiro, você consegue evoluir consideravelmente mais rápido em Clash Royale e conseguir cartas mais raras.

Porém, caso você não queira gastar um centavo, a situação não está de todo perdida para você. Em Clash Royale a evolução para jogadores que não pagam não é tão lenta como em outros games.

Fazemos, também, a seguinte nota: o sistema de baús desenvolvido pela Supercell é um belíssimo método para fazer com que os jogadores viciem. Limitando a aquisição de baús, estipulando tempos de espera para que eles possam ser abertos, fazendo com que eles abram pouqíssimas vezes ao dia, a Supercell nada mais está fazendo do que deixar o jogador em alerta o tempo inteiro, ocupando-lhe a cabeça com o game.

Entretanto, não vemos isso com demérito, e tão somente como uma estratégia. Aliás, o jogador que se dedica abrindo diversas vezes o game durante o dia, o jogador esforçado, tem de ser, sim, de alguma forma recompensado.

Passando a régua…

“Ué, cadê as críticas?”

Pois é, meu amigo. Clash Royale, incrivelmente, não abre espaço para que façamos muitas críticas.

O jogo é verdadeiramente divertido, razoavalmente complexo e interessante.

Condizente com a proposta, não exige do jogador que compre dentro do jogo ao mesmo tempo em que possui um sistema de monetização que permita com que os desenvolvedores se sustentem.

O jogador que não paga, porém, não se sente injustiçado, não se frustra dentro do jogo.

A criatividade na mesclagem de estilos (jogo de cartas com tower defense), o instigante sistema de batalhas (cravadas pelo tempo, exigindo ação e deixando muito claras as condições de jogo) são atributos que fazem de Clash Royale um excelente jogo de estratégia.

É ver, porém, por quanto tempo continuará sendo, mas, por ora, o que podemos dizer é o seguinte: Clash Royale vale o download!

Conclusão

É isso, amigos!

Concluímos aqui mais um review e espero que vocês tenham gostado.

Não deixe de ver o que escrevemos sobre Injustice 2, Mortal Kombat Mobile e Arena of Valor.

Forte abraço!

Clash Royale

4.2

Jogabilidade

4.5/5

Áudio

4.3/5

Design

4.0/5

Inovação

4.3/5

Desempenho

4.0/5

Pros

  • Boa jogabilidade
  • Boa gama de estratégias disponibilizadas ao jogador
  • Política de compras não injusta

Cons

  • Carregamentos, às vezes, incomodam
  • Necessidade de se programar para abrir baús é, também, um pouco incômoda
Autoridade em games para celular.
Back To Top