Mercado mundial de games mobile explode em 2020

Games Mobile

Não é surpresa para ninguém que o mercado de games mobile segue em alta. Desde que surgiu a possibilidade de jogar pelo celular, clássicos como Snake e Tetris chegaram abrindo espaço para o que hoje é um mercado multibilionário. A possibilidade de jogar a qualquer momento e onde quiser (inclusive no banheiro, que já se mostrou o ambiente favorito de muitos gamers) tem conquistado a cada dia mais e mais fãs em todo o mundo.

O perfil dos gamers também têm mudado bastante. Dados levantados em pesquisas recentes revelam que o público dos games mobile é bem diferente do público de games de PC e console e esta mudança tem ocorrido mais rápido até mesmo do que as produtoras de jogos conseguem acompanhar. Se você atua neste mercado ou se ficou curioso, confira abaixo nosso levantamento completo sobre o mercado de games mobile e seus jogadores.

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Estatísticas do mercado de games mobile para 2020

Segundo estudo realizado pela Statista, haverão mais de 2,4 bilhões de pessoas jogando games mobile até o final de 2020. A expectativa é que este número alcance 2,7 bilhões em 2021. Somente nos Estados Unidos, 209 milhões de pessoas jogam games mobile e a expectativa é que este número alcance 213 milhões em 2020. Outro dado interessante revelado por este estudo é de que a Ásia é o maior consumidor de games mobile do mundo, gerando sozinha a receita de $41 bilhões de dólares, enquanto o segundo maior mercado que são os Estados Unidos, geraram $10 bilhões de dólares.

Outro estudo realizado pela Dot Com Infoway revela que a receita do mercado de games em geral em 2019 foi de $152 bilhões, tendo sua maior parte vinda de games mobile, atingindo pela primeira vez a marca de 51% da receita total. A expectativa é que este número chegue a 59% até o final de 2021, ganhando agressivamente mais espaço no mercado.

Estatísticas levantadas pela Media Kix mostram que a expectativa do mercado é que o mercado de games mobile gerem a receita de $165 bilhões de dólares em 2020, e que alcance ainda mais em 2021 registrando $180 bilhões de dólares no ano.

Um levantamento realizado pela App Annie revelou que 33% de todos os aplicativos baixados em smartphones são games mobile. Este estudo também revelou que o mercado de jogos casuais, categoria de jogos sem muito desafio, apenas para “passar o tempo” como Candy Crush Saga por exemplo, já gera sozinho a receita de $2 bilhões de dólares anuais e atraiu mais de 100 milhões de novos jogadores só em 2019.

Curiosamente, este mesmo estudo revelou que mais da metade da receita do mercado de games mobile vêm de apenas três gêneros: quebra-cabeças, estratégia e jogos de azar.

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Estatísticas dos jogadores de games mobile para 2020

Um levantamento realizado pela Media Kix mostra que 56% de todos os jogadores de games mobile jogam mais de dez vezes por semana. Um dado que vai contra os dados de games para PC e consoles é de que mais de 50% dos jogadores possuem mais de 34 anos de idade. Em média, pessoas passam três horas e meia por dia no celular e deste tempo, 11% é dedicado a games mobile.

Segundo pesquisa da Venture Beat, jogadores de games mobile tendem a jogar de dois a cinco jogos por mês em média. Este dado muda quando se trata dos jogadores tidos como hiper-casuais: estes baixam dez vezes mais do que outros jogadores. Jogadores hiper-casuais são aqueles que jogam jogos desta categoria, tidos como “passatempos modernos”, uma atualização das clássicas palavras cruzadas, pode se dizer.

A mesma pesquisa da Media Kix revelou que, curiosamente, em 2019 apenas 37% dos jogadores eram homens, enquanto 63% eram do público feminino. Nos Estados Unidos esta diferença é menor, sendo de 45% para os homens contra 55% das mulheres. Ainda assim, os números surpreendem. Considerando o fato de que o mercado de games de PC e console sempre foi dominado pelo público masculino, é possível indagar sobre o que pode ter causado este dado.

Um fator que certamente pesou é o fato de que jogadoras tendem a serem mais atraídas por jogos casuais do que o público masculino, que tem grande preferência por jogos de ação e tiro segundo pesquisa da Influencer Marketing Hub. Este fator é de alta relevância porque jogos de PC e console tendem a ser de maior complexidade, exigindo um investimento de tempo e energia maior do que jogos casuais, que você pode abrir a qualquer momento pra jogar por alguns minutos.

Este, na verdade, é o hábito favorito das jogadoras de games mobile. Segundo pesquisa da Media Post, 60% das jogadoras joga todos os dias e 50% joga em pequenos intervalos, tendo como a oportunidade favorita, a clássica ida ao banheiro.

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Estatísticas financeiras do mercado de games mobile para 2020

Uma pesquisa realizada pela New Zoo revelou que influenciadores digitais que abordam games mobile afetam as decisões de compra de seus usuários em mais de 21% do que influenciadores de outros segmentos como moda e gastronomia, por exemplo. Este número já mostra a ascensão de mercado periféricos ao mercado de games mobile que seguem subindo no mesmo sentido. O volume de pesquisas de palavras chave relacionadas a este mercado tem só aumentado dos últimos anos pra cá.

Estudos foram realizados também para analisar oportunidades e ameaças para as produtoras de games mobile. Um estudo realizado pela eMarketer revelou que 74% dos jogadores de games mobile nos Estados Unidos confessaram assistir a um anúncio voluntariamente se houver alguma recompensa dentro do jogo por isso. Este mesmo estudo informa também que 82% dos jogadores americanos preferem games gratuitos que possuam compras internas a games que você precisa comprar pra jogar.

Este dado pode dizer muito sobre o mercado gamer mundial. Esta modalidade de jogo gratuito com compras internas, popularmente conhecida como freemium, nasceu diretamente no universo dos games mobile e já se mostram os favoritos dos jogadores. Games para PC e especialmente, para consoles, possuem uma desvantagem competitiva considerável neste sentido. Segundo pesquisa da Tech Crunch, as compras em games freemium já representam 95% da receita total de games mobile, com apenas os 5% restantes nos jogos que precisam ser comprados de imediato.

Outro fator relevante para este mercado é a divulgação. Com a força que vem tomando, os games mobile tem dominado diversas mídias e já é possível mensurar muitos resultados. Uma análise feita pela App Figures revelou que após o investimento milionário realizado por algumas produtoras de games em comerciais durante o Superbowl, maior evento televisivo dos Estados Unidos, os jogos Game of War, Clash of Clans, e Heroes Charge tiveram seu volume de downloads diários multiplicado em mais de dez vezes.

Vale pontuar que os três jogos são da categoria freemium, ou seja, seus downloads são gratuitos e você só investe dinheiro real caso queira comprar recursos dentro do jogo.

Estatísticas dos líderes do mercado mundial de games mobile em 2020

Nos últimos anos, os grandes conglomerados que tradicionalmente dominavam o mercado gamer como Sony e Nintendo, por exemplo, tem encontrado cada vez mais competidores à altura. Segundo levantamento da Sensor Tower, a chinesa Tencent é hoje a empresa que gera a maior receita em games no mundo, gerando só no terceiro trimestre de 2019 a extraordinária quantia de $19,9 bilhões de dólares, sendo mais da metade proveniente de games mobile.

Vale destacar que a Tencent atua principalmente no mercado asiático, com muitos jogos desenvolvidos exclusivamente para o público chinês. O mesmo público que mais investe em games mobile no mundo, responsáveis por quase metade da receita mundial gerada pelo setor. Além disso, ela segue expandindo seu mercado. Em outubro de 2019 a Tencent adquiriu uma série de empresas, o que acarretou em eles possuírem a maioria das ações da Supercell, uma das maiores empresas de games mobile no mundo que acabou sendo engolida pela gigante chinesa. A Supercell sozinha gerou no primeiro semestre de 2019 $9 bilhões de dólares.

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Estatísticas de retenção de games mobile para 2020

Um estudo realizado pela Game Analytics levantou dados sobre a retenção de jogadores em três cenários: retenção no mesmo dia do download, retenção até o sétimo dia após o download e retenção 28 dias após o download. Foi observado que no primeiro dia, jogos clássicos como cartas, cassino, perguntas e respostas e palavras cruzadas são os que têm o melhor desempenho, com retenção de 43% dos downloads.

Os números mudam um pouco quando tratamos de jogos casuais, chegando em 35% de retenção. Os jogos com a menor retenção no primeiro dia de download foram os jogos de corrida e simulação, tendo uma média máxima de 28% e 30% respectivamente.

Os números de retenção para sete dias após o download já são bem menores, mas a proporção ainda se mantém. Os jogos clássicos continuam no topo com média de 15-18% de retenção, acompanhados dos jogos casuais com média de 8-15% e por fim, jogos mid-core como jogos de ação, tiro, estratégia e RPGs, alcançando apenas 5-8% de retenção média.

Os números de retenção para 28 dias após o download, no entanto, já são bem diferentes. Apesar dos jogos clássicos manterem a primeira posição com uma média de 11% de retenção, os jogos casuais agora já perdem dos jogos mid-core, apresentando uma média de 3-4% contra uma média de 6% dos games mid-core. Um ponto curioso aqui é que no prazo de 28 dias após o download, os jogos de quebra-cabeças e de estratégia se destacam, sendo os grupos que tiveram a menor perda dos 7 dias até os 28 dias.

Estatísticas de tempo de sessão em games mobile para 2020

O mesmo estudo realizado pela Game Analytics mostrou que os jogos de cassino e cartas são os que possuem a maior média em tempo de duração da sessão de um jogador: 22 minutos em média. As únicas categorias de jogos que conseguiram pontuar um tempo médio de jogo maior do que 15 minutos foram cassino, cartas, tabuleiro, palavras cruzadas e quebra-cabeças. A média de todos os jogos é de apenas 4 minutos e meio.

Os games mobile que tiveram o pior resultado foram jogos de arcade, corrida e esportes. A média do tempo de duração da sessão do jogador nestes jogos foi de apenas 2-3 minutos.

Estatísticas de receita média por jogador para 2020

As estatísticas de receita já seguem uma linha bem diferente das estatísticas anteriores. Enquanto a retenção e o tempo médio de jogo apresentam os melhores números nos jogos de cassino e cartas, aqui eles já não se destacam tanto. Ainda segundo o estudo da Game Analytics, os games mobile que tomam a liderança aqui são os jogos de RPG, multijogadores e estratégia, tendo uma média de receita por usuário pagante de $25 dólares, superando a média de $18 dólares dos games clássicos.

Os jogos que possuem a menor receita média por usuário pagante são os casuais, onde a média fica em $0,06 dólares para os jogos que têm a melhor performance na categoria, e basicamente zero nos que tem a pior performance.

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Análise final

Analisando estes números, é seguro dizer que o mercado de games mobile está mais forte do que nunca, e irá continuar crescendo. O mercado está cada vez mais preparado para aproveitar as oportunidades e a receita já tem levado empresas de todos os ramos do entretenimento para arriscarem-se no (relativamente) novo mercado de games mobile.

Algo que precisa ser considerado, especialmente por quem atua na área, são as rápidas mudanças no perfil demográfico dos jogadores, como já abordado pelo Portal Alagoas 200. O conceito do que é um gamer mudou. O simples fato de haverem mais mulheres jogando do que homens é um fato único na história dos jogos eletrônicos e as empresas precisam atentar-se a isso. Além disso, o rápido avanço da tecnologia permite a este mercado que continue avançando livremente já que seus usuários constantemente já “trocam seus consoles” com frequência e sempre querem mais potência.

Enquanto até mesmos as empresas que criaram o universo de jogos eletrônicos, como a japonesa Nintendo e as americanas Sony e Microsoft, seguem buscando se reinventar para se estabelecerem neste mercado que tem gerado mais receita do que todos os seus consoles, os games mobile oferecem uma oportunidade única aos jovens programadores que chegam agora ao mercado: esta pode ser sua chance. O game Angry Birds foi criado por um grupo de amigos em uma universidade que acabaram o vendendo em um acordo multimilionário poucos anos após seu lançamento.

Para quem está alerta, este mercado está borbulhando de oportunidades e tende a seguir somente em ascensão por um bom tempo.

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