Township e o hack de dinheiro infinito [REVIEW]

Township

Township é um dos games mobile mais populares do momento, e enfrenta uma avalanche de hacks que prometem dinheiro infinito dentro do jogo.

Baixar um hack para jogá-lo vale a pena?

Ou, antes: vale a pena gastar tempo com Township, com ou sem hack de dinheiro infinito?

Isso é o que tentaremos te responder em mais esse review.

Adiante, nobre gamer!

Dados técnicos de Township

Android

Township
Township
Developer: Playrix
Price: Free

Rating: 4,4/5 (7,78 milhões de votos)
Tamanho: 142 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.2 ou superior
Classificação: Livre

iOS

‎Township
‎Township
Developer: Playrix
Price: Free+

Rating: 4,7/5 (45 mil votos)
Tamanho: 290 MB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 4+

Site oficial de Township

História de Township

História de Township

Township é um jogo do estilo city-building desenvolvido pela Playrix e publicado em sua primeira versão em fevereiro de 2012 (iOS) e novembro de 2013 (Android).

A proposta de Township é ser um jogo gratuito (free-to-play) onde o jogador experimenta a construção de uma cidade e desenvolve atividades pertinentes a seu desenvolvimento (como agricultura, transporte de mercadorias, etc.).

O jogo, em novembro de 2017, superou a marca de 120 milhões de download, com 3,5 milhões de usuários jogando-o todos os dias.

A receita de Township, em julho de 2020, foi estimada em 9 milhões de dólares pela Sensor Tower.

Palavras do desenvolvedor

Vamos ver o que a Playrix nos diz sobre Township:

Township é uma mistura única de construção de cidades e administração de fazenda no mesmo jogo!

 

Construa a cidade dos seus sonhos! Colha seus cultivos, processe-os nas fábricas e venda as mercadorias para desenvolver a cidade. Comercialize com ilhas distantes. Inaugure restaurantes, cinemas e outros prédios comunitários para dar à sua cidade um toque especial. Explore a mina para extrair minérios e encontrar artefatos antigos. Cuide do seu próprio zoológico e reúna animais de todas as partes do mundo.

 

Está pronto para construir seu sonho? Vamos começar!

 

O que Township oferece:

 

● Diferentes construções e decorações que podem ser usadas para montar a cidade dos seus sonhos
● Vários cultivos para desenvolver e, depois, processar nas fábricas
● Personagens divertidos e carismáticos com encomendas que precisam ser entregues
● Uma mina cheia de artefatos antigos para encontrar e colecionar
● Bens exóticos de ilhas distantes
● Um zoológico onde é possível procriar animais
● Pontos turísticos famosos que podem ser usados para decorar sua cidade, como a Estátua da Liberdade, o Big Ben e muito mais!
● Jogue com seus amigos do Facebook ou faça novos amigos na comunidade do jogo!

 

Você não precisa pagar nada para jogar Township, embora alguns itens no jogo possam ser comprados com dinheiro real. Se você não quiser dispor dessa opção, é só desativá-la no menu de “Restrições” do seu dispositivo.

Jogabilidade

Jogabilidade de Township

Township é, essencialmente, uma mescla de dois modelos de sucesso: engloba, em si, o estilo farm e city-building (construção de fazendas e construção de cidades).

Após um rápido tutorial, Township te colocará em uma cidade inicial e te incumbirá da tarefa de desenvolvê-la.

Para isso, você terá de gerenciar colheiras, administrar e aprimorar instalações, processar e vender mercadorias, entre outras tarefas naturais deste estilo de jogo.

Há, basicamente, dois objetivos centrais em Township: o acúmulo da moeda do jogo (T-cash) e o acúmulo de experiência (XP).

São elas que irão proporcionar o seu desenvolvimento, e são obtidas através da realização de tarefas específicas dentro de Township.

Com T-cash, você pode comprar fábricas, edifícios comunitários, decorações, e outros tipos de recursos “estruturais”.

Pontos de experiência (XP), por sua vez, são usados para subir de nível dentro do jogo.

Subindo de nível, você tem acesso a novos tipos de plantações, fábricas, decorações (que poderão ser compradas através de T-cash), entre outras particularidades.

T-cash pode ser obtido através de ações dentro do próprio jogo e (é claro!) através de dinheiro real, cash suado e verdadeiro do player que entrou no jogo justamente por lê-lo um free-to-play.

T-cash, também, é o que prometem os inúmeros hacks de dinheiro infinito disponíveis por aí, e que abordaremos mais adiante.

Dinâmica do jogo

Township, tecnicamente, é um jogo complexo, e não há como negar o talento da equipe técnica da Playrix em entregar profundidade.

Você, em Township, terá de gerenciar múltiplas tarefas, encadeando atividades e sempre atento com o que acontece sob os seus domínios.

Há um interessante (e realista) sistema de funcionamento de sua cidade e sua fazenda, que terá de ser respeitado para que você se desenvolva.

Por exemplo: muitas tarefas de Township envolvem múltiplas etapas, como o plantio de trigo, que depois exige a colheita, e posteriormente sua venda a uma padaria (que irá fazer o pão).

Essa mecânica faz com que grande parte das tarefas do não sejam finalizadas exatamente no momento de sua realização, obrigando você a esperar. Isso ocorre desde as galinhas, que levam cerca de trinta minutos após se alimentarem para botar um ovo, até a construção de edifícios.

Esse tipo de sistema é interessante porque, uma vez tendo de esperar, você é forçado a executar outra tarefa, e acaba estimulado a atuar em diversas frentes, tendo de aplicar sua concentração e atenção para não deixar que nada fuja do controle.

Portanto, quanto ao elemento técnico, Township é um ótimo jogo.

A réplica de uma fórmula de sucesso

Como já deve estar claro, Township simplesmente repete o estilo de Farmville.

Repete em todos os quesitos, desde a jogabilidade até a identidade visual (pessoas sempre felizes, bichinhos bonitinhos, ilustração bonita, etc.)

Mas repete fazendo tudo muito bem. Tecnicamente, é um jogo muito bem construído: bonito, instigante, agradável e divertido de jogar.

É um jogo para os que gostam de construir algo lento, ter uma experiência de longo prazo, relaxar e se divertir.

E entrega o que propõe.

Só não é, de forma alguma, inovador.

Interação e jogabilidade pelo Facebook

O grande trunfo de Township, sem dúvida, é a interatividade, e a possibilidade de jogá-lo pelo Facebook.

O contato com outros jogadores, em Township, permite que você desenvolva sua cidade mais rapidamente, e os jogadores possuem, inclusive, a possibilidade de realizar doações.

Por isso, conectar a outros amigos é um fator muito interessante neste jogo.

Ao longo do tempo, percebendo o grande potencial que a interação entre os jogadores poderia agregar à experiência dentro do jogo (ou, no mínimo, atrair mais jogadores) a Playrix desenvolveu diversas outras ferramentas de interação.

Um exemplo é a criação de cooperativas, possibilitadas após o nível 19, que permitem a execução de tarefas (e recebimento de recompensas) em conjunto.

Ser jogável através do Facebook, cabe a ênfase, é um grande diferencial em Township, uma vez que a maioria das pessoas utiliza diariamente essa rede social e, portanto, a integração do jogo à rotina do jogador torna-se natural.

Monetização em Township

Township anuncia-se um jogo gratuito e, de fato, é possível aproveitá-lo em várias de suas funções gratuitamente.

Porém, a moeda do jogo (T-cash), como já dissemos, pode ser comprada com dinheiro real e, assim, o jogador que investir terá possibilidades muito maiores dentro do jogo, tendo acesso a construções, materiais, decorações e outros recursos simplesmente por colocar dinheiro real.

Esse é exatamente o tipo de política de monetização que não gostamos, pois vai no sentido contrário ao de premiar o esforço do jogador e, frenquentemente, cria um ambiente de competição injusto.

Além do mais, como abordaremos mais adiante, a Playrix utiliza estratégias que visam dificultar o progresso do jogador e forçá-lo a utilizar dinheiro real.

Em suma, a estratégia de monetização de Township é das que, apesar de gerarem imenso resultado, evidenciam uma empresa que não coloca os jogadores em primeiro lugar.

Gráficos e trilha sonora de Township

Os gráficos de Township, apesar de não brilharem, são agradáveis.

Fiel ao estilo do jogo, e fiel a proposta de ser um jogo multiplataforma com ótimo desempenho, os gráficos satisfazem.

Apesar de ser contra as tendências mais recentes de ilustração realista e arte totalmente 3D, as animações de Township claramente evidenciam um trabalho bem feito.

Mas, de fato, é um gráfico que entrega como trunfo o ótimo desempenho em aparelhos mais antigos e plataformas mais pesadas.

A trilha sonora de Township complementa o estilo da arte: nada de extravagante (o que não causa destaque, nem incômodo).

A trilha não atrapalha a concentração do jogador e só constitui elemento integrante enquanto estabelecedor de um clima de “harmonia” e “felicidade”.

Há alguns efeitos que são legais em Township e evidenciam a preocupação da equipe técnica com os detalhes do jogo, como o som de gaivotas voando ou ondas a quebrar.

Isso, de fato, é um ponto positivo, e mostra que o jogo foi desenvolvido com diligência.

Township é propaganda enganosa?

A Playrix é alvo frequente de críticas e acusações de fazer propaganda enganosa em seus jogos.

Já abordamos aqui as acusações de propagandas enganosas em Homescapes e também citamos as inúmeras reclamações que tivemos acesso no nosso review de Gardenscapes.

Assim, não é nenhuma surpresa que Township seja acusado de propagandas enganosas, porque claramente a Playrix é uma empresa que faz o pior e mais agressivo tipo de marketing existente no mercado de jogos para celular.

Há uma petição internacional que já reuniu mais de 11 mil assinaturas para que as empresas parem de realizar propagandas enganosas de seus jogos e, adivinhem só, lá estão como exemplos Gardenscapes, Homescapes, Fishdom e Township (todos jogos da Playrix).

O que isso nos mostra?

Nos mostra que a Playrix é uma empresa desonesta, que apresenta metodicamente comerciais com jogabilidades falsas e que não correspondem à realidade de seus jogos.

A Playrix não dá a mínima para a experiência de seus jogadores, o que ela quer, claramente, é ganhar o máximo de dinheiro possível, ainda que tenha de enganar os seus players (e, de fato, é o que ela faz).

Por isso, a resposta: Sim. Township é propaganda enganosa, assim como todos os outros jogos desta empresa. Basta ver um único comercial, baixar o game e comparar o ofertado na propaganda com o real.

Flores no lixo

Não podemos deixar de citar, ironicamente, uma política da Playrix dentro de Township.

Não fosse a Playrix a fazê-lo, aqui caberia nossos sinceros elogios. Entretanto, interpretamos como nova estratégia de marketing.

Acontece que a Playrix, sempre que o jogo cai, pede desculpas aos seus jogadores, justifica o ocorrido e presenteia-os com alguns itens.

A Playrix, também, parece premiar os jogadores a cada nova atualização, como a demonstrar a satisfação e gratidão aos jogadores por continuar realizando novas instalações de Township.

Que bonitinho…

Hack de dinheiro infinito

Township Hack de Dinheiro Infinito

Basta uma rápida pesquisa na internet para nos depararmos com inúmeras ofertas de hacks de dinheiro infinito para Township.

Há, neste fato, inúmeras questões interessantes.

A primeira é a seguinte: em muitos dos jogos onde há uma importância exageradamente atribuída à moeda do jogo, surgem os tão famosos hacks de dinheiro infinito.

Assim, o jogador, quando se vê frustrado por não poder realizar determinada tarefa dentro do jogo, recorre à pesquisa por hacks.

A verdade é que, estruturalmente, jogos cuja jogabilidade é calcada no dinheiro são mais fracos que jogos em que a jogabilidade é calcada no esforço do próprio jogador.

São inúmeros os exemplos em inúmeras plataformas de jogos onde o jogador prende-se ao jogo justamente com o objetivo de acumular e acumular cada vez mais dinheiro e, após a instalação (quando funciona) de um “hack de dinheiro infinito”, perde imediatamente o interesse pelo jogo.

Por que isso?

Porque, nesses jogos, não há nada de mais instigante que poderia constituir um objetivo de longo prazo.

Em Township, a bem da verdade, há uma mescla.

Mas somos contrários ao uso de ferramentas que burlam a mecânica do jogo, como hacks de dinheiro infinito, não por respeito à empresa detentora do jogo (algumas empresas não merecem nosso respeito), mas por respeito aos próprios jogadores.

Vemos os outros players como nós, por isso, acreditamos que seja nobre jogar em igualdade de condições. Só assim podemos respeitar mutuamente nossas conquistas dentro do jogo.

Outro ponto adicional é que hacks de dinheiro infinito, normalmente, não funcionam, pois são ofertados por desenvolvedores maliciosos que almejam simplesmente o roubo de dados.

Quando funcionam, hacks de dinheiro infinito também costumam gerar banimentos dentro do jogo, pois são facilmente detectados pela equipe desenvolvedora.

“E o hack de dinheiro infinito funciona em Township?”

Sinceramente, nobre gamer, não sabemos. Não faz a menor diferença para nós e não aconselhamos que procure hacks de dinheiro infinito, nem qualquer outra maneira de burlar a mecânica do game.

Isso será injusto da sua parte (com outros players como você) e, provavelmente, irá lhe gerar constrangimentos.

Há conteúdo inapropriado em Township?

Se você é pai e seu filho joga Township, fique tranquilo. Não há conteúdo inapropriado no jogo.

A Playrix é uma empresa desonesta nas propagandas, que faz marketing mais do que agressivo, mas não estimula conteúdo de caráter inadequado.

Pelo contrário, Township é um jogo que aparenta incentivar valores “positivos”, como o relacionamento entre jogadores, responsabilidade, e apresenta-se essencialmente calcado no sistema esforço-recompensa, o que, em suma, incentiva a consciência do trabalho.

O grande risco de seu filho jogar Township é ficar tentado ou frustrado devido a elementos pagos que só são liberados com dinheiro real.

Nisso constitui o fator de risco dentro do jogo.

Nossa análise

Cá estamos novamente diante de um jogo complexo e extremamente difícil de avaliar.

Isso ocorre, basicamente, por uma imensa qualidade técnica entrar em confronto direto com uma política de vendas mesquinha e contrária aos interesses do jogador.

Paciência… Não fugiremos da tarefa!

Engraçado notar como, geralmente, os jogos de uma mesma empresa desenvolvedora sempre apresentam pontos fortes e fracos semelhantes.

Em jogos da Playrix, por exemplo, notamos sempre a mesmíssima configuração…

Township, tecnicamente, é um jogo excelente, e seria injusto dizer o contrário.

Apesar de replicar uma fórmula antiga, entrega com qualidade tudo o que se propõe a fazer.

Não há brilho, originalidade, mas em Township há uma ampla e complexa jogabilidade, que parece só aumentar com o tempo.

Atualizações tornaram o jogo cada vez maior e mais interessante, e hoje fica difícil inclusive elencar a enorme variedade de funções que Township possui.

É um jogo de “construção de cidades” e “construção de fazendas”?

Sim. Mas em Township há muitas muitas opções de jogabilidade.

Em recursos, há grande variedade, e há uma progressão estimulanteno jogo, que faz com que o jogador não somente colete o recurso da natureza, mas o processe até ser capaz de entregar o produto final.

Isso gera vários efeitos positivos na mecânica do game. O primeiro, que estabelece um senso de utilidade das tarefas realizadas; o segundo, que estipula um objetivo real para realizá-las; o terceiro, que ensina sobre a necessidade e aplicação de certos recursos; e o quarto, que estimula e desenvolve a atenção do jogador em múltiplas atividades.

Township foi criado para ser um grande jogo, e sua flexibilidade, ótimo desempenho e disponibilidade por diversas plataformas constituem um fortes pontos positivos.

A interatividade, também, deve ser mencionada. Township estimula a interação entre os jogadores e tornam a experiência muito mais divertida para aqueles que têm amigos dentro do jogo.

Não podemos negar que Township oferece uma experiência de longo prazo para o jogador. O jogo está imerso em tarefas contínuas, um lento desenvolvimento e, em essência, premia o jogador que constrói um pouquinho a cada dia e permanece por um longo tempo dentro do game.

Esteticamente, Township satisfaz e entrega um ambiente divertido.

E, ainda tecnicamente, não podemos deixar de mencionar as atualizações do parque de diversões e do zoológico, que conferiram muito valor para o jogo.

Porém, todos esses pontos positivos são crassamente prejudicados quando levamos em consideração a política de marketing da Playrix.

É incrível como Township poderia ser um jogo melhor do que é!

Para começo de conversa, o avanço no jogo, ainda cedo, será levado a um de dois extremos: frustração ou pagamento de dinheiro real.

O jogador que escolhe por não pagar, continua sendo bombardeado incessantemente com a imagem de tudo o que não poderá adquirir e é forçado a esperar por cada vez mais tempo, executando tarefas cada vez mais difíceis e sendo cada vez menos premiado sabendo que, caso invista dinheiro real, essa frustração será reduzida.

E, além disso, as propagandas inadmissíveis. A Playrix é desonesta: simples assim. Oferta um produto que não corresponde ao real. Engana.

Por isso, não podemos deixar de pesar a mão em nossa avaliação.

Mas sim, é possível divertir-se jogando em Townsville.

_______________

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler o que escrevemos sobre AFK Arena e Marvel Torneio de Campeões.

Township

3.4

Jogabilidade

3.0/5

Áudio

3.5/5

Design

3.5/5

Inovação

3.0/5

Desempenho

4.0/5

Pros

  • Jogabilidade ampla: o jogo entrega com qualidade o que se propõe
  • Ótimo desempenho, apesar da exigência de uma boa conexão
  • Flexibilidade de plataformas
  • Incentivo à interação entre jogadores

Cons

  • Marketing mentiroso do game através de propagandas que não correspondem à jogabilidade real
  • Política de vendas agressiva, que bombardeia o jogador o tempo inteiro com a necessidade de comprar
Autoridade em games para celular.
Back To Top