Todo mundo sabe que Scorpion em Mortal Kombat é o garoto-propaganda da franquia, o que é no mínimo uma escolha curiosa se comparado aos jogos lançados na época do primeiro Mortal Kombat. Street Fighter possui Ken e Ryu, King of Fighters possui Kyo, sempre o protagonista se torna o rosto da franquia. Acontece que Liu Kang e Kung Lao perderam essa chance há muito tempo e Scorpion já é de longe, o personagem mais querido dos fãs.
Enquanto a Midway, produtora do jogo, tentou até mesmo nos primeiros filmes da franquia manter o foco no núcleo Liu Kang, Sonya, Johnny Cage e Raiden, não teve jeito: a maior referência pra qualquer jogador do mundo sobre o jogo ainda é Scorpion em Mortal Kombat. A descrição oficial dos produtores sobre o personagem você encontra aqui.
Por que os fãs escolheram ele como o rosto da franquia? De onde veio tanto afeto por este belo esqueleto cuspidor de fogo? Respondemos estas perguntas aqui! Contamos a história de Scorpion na ordem cronológica dos games pois as histórias dos desenhos e quadrinhos é bem diferente da original, e abordamos ela separadamente no final do artigo também. Quer saber como Scorpion se tornou este fenômeno? Confira já!
Conteúdo da postagem
Mortal Kombat (1992)
O primeiro título da franquia lançado em 1992 trazia atores reais para fazer os personagens com o maior realismo possível para a época. Devido a este fator, os produtores tiveram a ideia de criar três ninjas idênticos que teriam apenas a cor da roupa de diferença e seus ataques especiais: Scorpion (amarelo), Sub-Zero (azul) e Reptile (verde). O que eles provavelmente não esperavam, é que criavam ali três dos mais queridos personagens da franquia, tendo como o campeão invicto de popularidade, Scorpion em Mortal Kombat.
Um dos motivos que Scorpion em Mortal Kombat se tornou tão popular rapidamente foi seu ataque com a corda que puxa e atordoa seu oponente. A imponente frase “GET OVER HERE!” inundava os fliperamas enquanto a garotada arriscava tentar o tenebroso fatality onde Scorpion revela seu rosto esquelético e incinera seu oponente com seu hálito de fogo.
No quesito história, o primeiro jogo não contribuiu muito para Scorpion em Mortal Kombat. O único indício de história que temos é na capa do jogo que traz Scorpion acusando Sub Zero de tê-lo assassinado dois anos atrás e que voltou para ter sua vingança. Além disso, zerando o jogo você tem mais alguns pontos que agregam à história. Vencendo com ele, você descobre que seu objetivo maior era encontrar sua esposa e seu filho, mas não conseguiu encontrá-los.
Apesar disso, ele concluiu seu plano de vingança ao assassinar Sub-Zero neste primeiro jogo!
Mortal Kombat II (1993)
O ano seguinte trouxe novamente Scorpion em Mortal Kombat e uma história realmente rica por trás. Agora ele tem uma roupa exclusiva dele e novos ninjas: Smoke e Noob Saibot. A história de Scorpion é descrita neste jogo da seguinte forma:
“O espectro do inferno volta das profundezas. Após descobrir do retorno de Sub Zero, ele volta a perseguir o ninja assassino – seguindo ele no reino da escuridão de Outworld onde ele continua sua missão profana.”
A história do jogo no entanto nos revela algo importante: o Sub-Zero de Mortal Kombat II não é o mesmo do primeiro jogo! É seu irmão mais novo, Kuai Liang, que assumiu o manto do irmão para vingar sua morte. Scorpion em Mortal Kombat II descobre isso ao ver o novo Sub-Zero poupar a vida de um oponente, o que não faz o perfil do Sub-Zero que o assassinou. Anos depois do jogo, foi revelado que o Sub-Zero que Scorpion assassinou no primeiro jogo se tornou o ninja das sombras Noob Saibot.
Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)
Para surpresa de todos, não houve participação de Scorpion em Mortal Kombat III, assim como de nenhum outro ninja. O jogo não foi muito popular e causou o lançamento do fenômeno Ultimate Mortal Kombat 3, que trouxe diversos novos personagens à mesa, incluindo uma versão humana de Smoke e o ninja vermelho, Ermac.
A história de Scorpion em Mortal Kombat 3 se descreve da seguinte forma:
“Scorpion é acidentalmente liberado de sua danação no inferno quando o plano de Shao Khan de dominar aquele reino dá errado. Livre para rodar a Terra, Scorpion é recrutado pelo imperador para ajudá-lo a destruir os campeões escolhidos.”
Apesar de se aliar a Shao Khan no começo do jogo, Scorpion acaba desertando ao descobrir que Sub-Zero também é um destes campeões, e volta ao seu reino no inferno de Netherrealm.
Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (1997)
Finalmente temos um nome para Scorpion em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero! Neste jogo que conta a história do primeiro Sub-Zero antes de todos os eventos do primeiro jogo, descobrimos que Scorpion se chamava quando vivo Hanzo Hasashi e era o líder do clã Shirai Ryu.
Neste jogo descobrimos muito sobre a história de Scorpion em Mortal Kombat. O feiticeiro Quan Chi precisava de alguém que estivesse disposto a dar tudo de si para proteger um amuleto mágico para ele. Com isso, ele contratou os clãs Shirai Ryu e Lin Kuei (clã de Sub-Zero) para procurarem um mapa. O que encontrasse, seria seu guardião.
Na história original, Sub-Zero mata Scorpion após o primeiro combate dos dois e como pagamento a ele, Quan Chi assassina todos os membros do clã Shirei Ryu e toda a família de Scorpion. Em seguida, Quan Chi traz a alma de Scorpion de volta à vida e o engana dizendo que Sub-Zero foi o responsável por todas estas mortes. Finalmente, descobrimos então o motivo da eterna rixa entre Sub-Zero e Scorpion em Mortal Kombat.
Os dois se reencontram quando Sub-Zero está preso em Netherrealm e apesar de ele dizer a Scorpion que não assassinou sua família, ele naturalmente não o dá ouvidos. Sub-Zero acaba conseguindo derrotar Scorpion novamente e impedir os planos malignos de Quan Chi e Shinnok mas fica preso em Netherrealm. Raiden o dá a opção de voltar à vida se trair seu clã dos Lin Kuei, mas Sub-Zero escolhe a lealdade e com isso, é presenteado por Raiden com a possibilidade de ser um campeão no torneio de Mortal Kombat organizado por Shang Tsung.
Neste torneio, Scorpion finalmente consegue executar sua vingança e assassinar Sub-Zero.
Mortal Kombat 4 (1997)
Scorpion em Mortal Kombat 4 finalmente conseguiu enxergar sua manipulação. O jogo que trouxe pela primeira vez o modelo 3D à franquia também trouxe uma trama bastante rica. Nela, Shinnok e Quan Chi conseguem avançar em seu plano para invadir a Terra. Quan Chi leva Scorpion como seu aliado ao o enganar mais uma vez, dizendo que o novo Sub-Zero também foi um dos responsáveis pela morte da família de Scorpion em Mortal Kombat.
Acontece que quando Scorpion derrota Sub-Zero, Quan Chi cai na bobeira de contar toda a verdade para Scorpion, contando com o fato de que seu plano de mandar Scorpion de volta à Netherrealm daria certo. O plano até deu certo, mas Scorpion acaba levando Quan Chi de companhia e pondo um fim aos seus planos.
Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002)
Aqui chegamos ao capítulo mais sombrio da franquia até então, e para Scorpion não foi muito diferente. Seguindo os fatos ocorridos em Mortal Kombat 4, Quan Chi consegue fugir de Netherrealm e colocar em prática um plano com o também feiticeiro Shang Tsung para tomarem o poder de Outworld das mãos de Shao Khan. Eles conseguem dar seu golpe e criar o Soulnado, um tornado de almas recrutadas por Shang Tsung, tornando-o mais poderoso do que nunca.
Scorpion em Mortal Kombat: Deadly Alliance está em busca de vingança (assim como sempre), mas desta vez não é Sub-Zero que ele procura: é Quan Chi. Ele consegue se infiltrar na fortaleza dos feiticeiros mas acaba sendo confrontado pelos monstros de Quan Chi: Moloch e Drahmin. Os dois acabam derrotando Scorpion e o arremessando no Soulnado, onde Scorpion acaba sendo totalmente dilacerado.
Mortal Kombat: Deception (2004)
Pelo caminhar da história em Deadly Alliance, poderíamos supor que este foi o fim de Scorpion em Mortal Kombat, não é mesmo? Certamente que não!
Mortal Kombat: Deception trouxe uma nova trama com Scorpion após os eventos de Deadly Alliance onde ele foi reconstruído pelos Elder Gods (Deuses supremos do universo da franquia) para servir como o campeão deles e derrotar o dragão rei Onaga, que voltou dos mortos em busca de reaver seu trono e seu reinado de sofrimento sobre o povo de Outworld.
Esta história toda, na verdade, acabou sendo pura balela pois quem derrota Onaga no fim das contas é Shujinko, o verdadeiro protagonista do jogo que acabou nunca fazendo muito sucesso com os fãs. Roubar os holofotes de Scorpion não é para qualquer um, não é, meu amigo?
Mortal Kombat: Armageddon (2006)
Mortal Kombat: Armageddon trouxe de volta todos os personagens já criados na franquia, e é claro que Scorpion também entrou na jogada. Aqui, os Elder Gods decidiram ressuscitar o clã de Scorpion como recompensa por seus esforços mas com um detalhe: eles voltaram como zumbis. Isso foi o suficiente pra despertar o que há de pior em Scorpion, que acaba se aliando com os piores vilões da franquia, lutando até mesmo ao lado de Shao Khan.
O jogo termina em uma super batalha entre todos os personagens, uma guerra nunca antes vista. Nesta batalha, Scorpion é realmente derrotado ao ter uma espada congelada atravessada em suas costas. Agora, realmente é o fim de Scorpion em Mortal Kombat. Ou será que não?
Mortal Kombat (2009)
O jogo seguinte da franquia tomou um rumo totalmente novo. Nele, Raiden vê que Shao Khan irá conseguir derrotar Blaze, o inimigo de Armageddon cuja derrota irá tornar o campeão que o derrotou na criatura mais poderosa do universo. Para impedir isso, Raiden usa de suas últimas forças para tentar alterar a linha do tempo, enviando uma mensagem para si mesmo no passado tentando garantir que o primeiro torneio que jogamos tenha um resultado a favor da Terra.
Imagem do primeiro jogo antes de Raiden voltar ao tempo e mudar tudo.
Acontece que esta tentativa acaba não resultando em muitas diferenças e tudo acaba se encaixando da forma que deveria ser, apesar de todos os esforços de Raiden. Para Scorpion, o sofrimento de toda sua vida se repete novamente. Ele acaba assassinando Sub-Zero novamente, sua família e clã são assassinados por Quan Chi e este continua o manipulando por muito tempo, o levando a crer que seu inimigo é Sub-Zero, e não o próprio fei20ticeiro.
Mortal Kombat X (2015)
Scorpion em Mortal Kombat X já possui uma história bem diferente, e que sinceramente, faz juz ao personagem bem mais do que a primeira versão de sua história. Mortal Kombat X reconta os eventos de Mortal Kombat 4 na linha do tempo alterada por Raiden e desta vez, a história de Scorpion mudou bastante.
Scorpion em Mortal Kombat X se torna amigo do espadachin cego Kenshi, que o convence a sair de sua missão de vingança e tocar a vida. Com isso, Scorpion se torna um humano novamente e tem um novo objetivo de vida: reconstruir o clã Shirai Ryu. Ele faz isso recrutando principalmente pessoas que perderam seus entes queridos na guerra contra Shinnok. Kenshi descobre que tem um filho e pede Scorpion para que crie seu filho.
Takeda, filho de Kenshi, se torna o principal pupilo de Scorpion e possui um estilo de luta único, unindo os ensinamentos de Scorpion aos poderosos ataques telecinéticos de seu pai.
A maior diferença na história de Scorpion em Mortal Kombat X no fim das contas, é o estabelecimento da paz entre ele e Sub-Zero, assim como a paz entre os clãs Shirai Ryu e Lin Kuei. O Sub-Zero mais jovem consegue provar a Scorpion que Quan Chi foi o responsável pela morte de sua família e Scorpion entra novamente em seu sentimento de vingança, dedicando todas as suas forças ao assassinato de Quan Chi.
Em uma das cenas mais tensas de toda a franquia, Scorpion em Mortal Kombat X consegue realizar sua vingança e assassinar Quan Chi, mas não antes de Quan Chi realizar seu ritual para trazer de volta Shinnok, lançando uma ameaça nova e ainda mais poderosa sobre a Terra.
Scorpion mais uma vez se sente derrotado ao ter piorado as coisas e passa a seguir Raiden como penitência. Acontece que Raiden nesta realidade se tornou um tirano dedicado e destruir Outworld e assim, mais uma vez, Scorpion passa a lutar para o lado do mal.
Mortal Kombat 11 (2019)
Chegamos agora ao mais recente jogo da franquia. Mortal Kombat 11 trouxe uma nova vilã, Kronika, que tem a capacidade de misturar as diferentes linhas do tempo criadas por Raiden e com isso, trazer versões dos personagens da primeira linha do tempo do jogo.
Scorpion em Mortal Kombat 11, portanto, não é um personagem, e sim dois. O Scorpion que viemos acompanhando, que se tornou humano, acaba sendo assassinado por D’Vorah ao ser envenenado. Isso inspira o Scorpion “demônico” da primeira linha do tempo a se aliar aos heróis na luta contra o mal.
Nos games, a história de Scorpion em Mortal Kombat termina aqui. Em outras mídias como desenhos animados e quadrinhos, no entanto, sua história é bem diferente…
Cartoons e quadrinhos
Nos games, Scorpion foi passando por “upgrades” no visual e nas armas ao longo do tempo mas manteve sua essência. No entanto, Scorpion em Mortal Kombat nos quadrinhos e cartoons, passou por mudanças drásticas. É comum ver este tipo de acontecimento especialmente nos cartoons que acabam sendo produzido para o público infantil.
Uma mudança clara já veio em 1995 no quadrinho Mortal Kombat de Jeff Rovin. Nele, Scorpion era um humano chamado Yong Park e um membro do clã de Sub-Zero, os Lin Kuei. Scorpion abandona o clã para formar sua nova família e Sub-Zero o persegue até que consegue assassiná-lo pela traição. Com isso, a alma de Yong Park se funde ao corpo de seu filho para criar Scorpion.
No mesmo ano tivemos o primeiro filme da franquia. Scorpion em Mortal Kombat (1995) é um escravo mental de Shang Tsung e assim como Sub-Zero, é mudo (provavelmente pra explicar porque os dois não estavam tentando matar um ao outro a todo tempo). No filme, a corda de Scorpion é substituída por uma espécie de “lagarto” tecnológico e Scorpion acaba tendo um papel bem irrelevante, sendo derrotado por Johnny Cage por volta da metade do filme.
Outros quadrinhos e animações adaptaram a corda de Scorpion de várias maneiras. Ela já foi apenas um laço (sim, um laço), foi uma bola de metal presa a uma corrente e muito mais. Além disso, nestas mídias Scorpion sempre foi retratado como um vilão, e não como o anti-herói que conhecemos.
Considerações finais
E agora, o que vem pela frente para Scorpion em Mortal Kombat? É difícil dizer. Ele já foi um vilão, um herói, já salvou o multiverso e já o condenou também. O que sabemos é que o Scorpion mais humano, que conseguiu se desprender do sentimento de vingança e fazer algo realmente construtivo, está morto e substituído por sua versão anterior que é o ódio em pessoa. Esta versão se tornou uma aliada por enquanto, mas isso poderá mudar a qualquer momento.
O que nos resta agora é apenas esperar os próximos games da franquia e ver qual será o destino de Hanzo Hasashi. Se você curte os games de Mortal Kombat, confira nossa análise sobre Mortal Kombat X mobile!