A história completa de Akuma em Street Fighter!

Akuma em Street Fighter

Confira a história completa de Akuma em Street Fighter, seu perfil, seu código de conduta, suas características e muito mais!

Akuma é, sem dúvida, um personagem de imenso destaque dentro do elenco de Street Fighter, em razão de, apesar de apresentar traços de um vilão, ter uma história e motivações psicológicas incomuns para o vilão tradicional.

E, especialmente após a inclusão deste poderoso personagem em Tekken 7, mais do que nunca os jogadores se interessaram por saber: de onde ele veio? de que se alimenta?…

Exatamente por isso, camaradas, preparamos esse post, onde abordaremos em profundidade a história de Akuma em Street Fighter, suas características e muito mais.

Adiante!

Perfil de Akuma

Perfil de Akuma

Quem é Akuma?

Akuma, conhecido no Japão como Gouki (“Grande Demônio”), é um personagem fictício da série Street Fighter, da Capcom.

O que significa o nome Akuma?

Akuma é um espírito mal no folclore japonês, frequentemente traduzido como “Diabo” ou “Demônio”.

Como é fisicamente Akuma?

Akuma possui 1,78m de altura, 90kg, olhos e cabelos tradicionalmente vermelhos, pele bronzeada, dentes pontiagudos e traja vestes similares às de Ryu, porém escuras (costumam variar conforme a arte da série, mas em geral são negras, cinzentas ou azuladas).

Geralmente, Akuma aparece descalço, mas já houve ocasiões em que foi desenhado em sandálias. A mão, descoberta, por vezes aparece em luvas de treino ou segurando uma corda.

Qual foi a primeira aparição de Akuma em Street Fighter?

Akuma estreou no Super Street Fighter II Turbo, em 1994, como um chefe oculto.

Qual o grau de parentesco de Akuma com Gouken?

No enredo dos jogos de Street Fighter, ele é o irmão mais novo de Gouken, o mestre de Ryu e Ken.

Quais as características psicológicas de Akuma?

Akuma é um vilão especial porque, apesar de antagonizar com o herói, não é exatamente um personagem mau.

Extremamente violento, Akuma parece à parte do maniqueísmo tradicional em jogos de heróis e vilões. É impetuoso, porém suas ações não parecem movidas por um sentido moral.

Abordaremos mais do psicológico de Akuma adiante em seção específica.

Quais os rivais de Akuma em Street Fighter?

Akuma rivaliza, principalmente, com seu irmão Gouken, por não compartilhar de seu estilo de luta (envolvendo o lagro negro de sua arte) e por selar o Satsui no Hado em Ryu.

Porém, a verdade é que Akuma rivaliza com muitos outros personagens, alguns por serem simplesmente fracos, outros por interferirem em seus treinos, o seu próprio mestre Goutetsu, Shadowgeist, o temível M. Bison e muitos outros.

Falaremos um pouco mais sobre as relações de Akuma com outros personagens.

Personalidade de Akuma

Personalidade de Akuma

Akuma é um guerreiro insensível e extremamente poderoso cuja única razão de existir consiste em aprimorar as suas capacidades de luta e destruir fortes inimigos.

Poderíamos defini-lo como uma espécie de lutador solitário, que raramente exibe algum sinal de emoção ou humanidade, para além de ocasionais explosões de raiva, e raramente sorri.

Apesar de tudo isso, demonstra Akuma em Street Fighter um elemento controverso de sua personalidade, que o torna muito mais interessante, e é o seguinte: ele não somente não se envolve em batalhas contra personagens indefesos, como por vezes chega a defendê-los.

Como dissemos, Akuma leva os seus treinos muito a sério, e costuma reagir com violência contra todos que ousam interrompê-lo. Uma emblemática entre essas reações ocorreu em Street Fighter III: 3rd strike.

Em razão de referir a si mesmo como “mal encarnado”, muitos acabam classificando-o como tal. Mas talvez seja apenas um reflexo dos males que o Satsui no Hado esteja fazendo à sua cabeça.

Sua filosofia de artes marciais confere-lhe um psicológico interessante, a começar por um princípio de autovalorização que repele a vaidade e u orgulho.

Claramente, Akuma despreza a arrogância e o uso de outros meios que não os próprios punhos para lutar ou angariar poder.

Demonstra Akuma em Street Fighter, também, uma veia niilista de sua personalidade, uma vez que sua busca obsessiva por adversários poderosos frequentemente inclui alguns capazes de matá-lo, o que mostra extremado desapego com seu próprio ser: parece viver somente em torno de um dever, um objetivo.

Código de conduta

Akuma em Street Fighter quase sempre parece movido por um código de guerreiro. Isso justifica o fato de que, apesar de ter matado seu mestre e acreditar ter matado seu irmão, julga não ter transgredido os próprios princípios, pois os matou em combate.

Em geral, batalha para melhorar as próprias capacidades de luta, e para isso busca enfrentar inimigos poderosos.

Porém, já ocorreu de Akuma lutar para avaliar as capacidades de batalha do adversário, como por exemplo contra Ryu, durante eventos de Street Fighter Alpha 2.

Geralmente Akuma escolhe adversários que respeita, e só os enfrenta se perceber que estão em plenas condições de batalha, mas, também, já ocorreu de Akuma atacar furtiva e violentamente adversários que considerava desprovidos de honra.

É interessante esse caráter de Akuma em Street Fighter, pois o torna uma personalidade ambígua. M. Bison, por exemplo, é visto por Akuma como extremamente maligno (e realmente é…).

Por isso não é possível classificá-lo como um vilão simplesmente mau.

História de Akuma em Street Fighter

História de Akuma em Street Fighter

Início

A história de Akuma em Street Fighter começa nas aulas que tomava, junto de seu irmão, com o mestre Goutetsu.

Goutetsu lecionava uma arte marcial sem nome, com elementos de Karatê, Judô e Kenpo, e ensinou aos irmãos, também, o Sun Goku Satsu (na tradução literal, Assassinato Infernal Instantâneo), uma técnica letal que, apesar de extremamente poderosa, atira o utilizador em grande perigo.

A história de Akuma em Street Fighter prossegue em progressos sob a tutela de Goutetsu. Quando surge o germe de uma disputa que, futuramente, seria motivo para uma profunda inimizade: Akuma e seu irmão divergem sobre a verdadeira natureza de seu estilo de luta e o melhor caminho para dominá-la.

Gouken, então, posto incapaz de aceitar a natureza violenta da arte que pratica, abandona Goutetsu e começa a cultuar o próprio estilo. O mestre, por sua vez, não ofereceu resistência, e continuou lecionando a Akuma.

Akuma, obsessivo em dominar o Shun Goku Satsu, abraça o princípio Satsui no Hado (repugnado pelo irmão), e por isso é forçado a eliminar em si mesmo qualquer compaixão para com os outros seres humanos.

É neste ponto que a história de Akuma em Street Fighter começa a ganhar força e independência. Akuma percebe que poderia expandir suas capacidades enquanto artista marcial, e abandona as orientações de seu mestre para treinar sozinho.

Abraçando o Satsui no Hado em sua totalidade, passa a diferir, também, de Goutetsu, por desenvolver um desejo sombrio de lutar até a morte, a que o mestre não havia cedido.

Assim, após uma temporada fora de sua ilha natal, Akuma regressa e luta contra seu antigo mestre para provar que o havia superado. O resultado já dissemos: Akuma mata Goutetsu, aplicando o Shun Goku Satsu — e o mestre, por incrível que pareça, morre feliz ao ver-se superado pelo aluno.

Akuma, em seguida, toma as contas de oração de Goutetsu (em claríssima manifestação de respeito por aquele que considera seu verdadeiro mestre) e passa a carregá-las no pescoço.

Exatamente nesse momento, Gouken decide visitar seu antigo mestre e, ao encontrá-lo morto por seu irmão, repreende-o, e inicia-se uma ferrenha inimizade entre eles.

O primeiro capítulo desta grande rixa entre Gouken e Akuma em Street Fighter deu-se quando, alguns anos mais tarde, os irmãos travaram batalha, observados por Ryu e Ken.

Nesta ocasião, Akuma disse que não era capaz de enfrentá-lo sem a intenção de matar, ouvindo do irmão que a arte era muito mais do que somente destruição. Gouken venceu a luta, Akuma pediu para que o irmão o matasse e, ouvindo a negativa, chamou-o de fraco, jurando vingança.

A vingança, de fato, aconteceu. Akuma tornou a combater Gouken e, usando o Shun Goku Satsu, derrotou o irmão e acreditou tê-lo matado.

Ken, assustado do clarão proveniente do ataque, encontrou o mestre estirado no chão e perseguiu Akuma. Encontrando-o, foi também derrotado.

Em seguida, Akuma desapareceu.

Primeiro Torneio Mundial de Guerreiros

Prossegue a história de Akuma em Street Fighter em dois atos emblemáticos: primeiro, com a imagem do sombrio lutador ajudando uma criança; em seguida, com a lendária luta contra M. Bison, de que Akuma saiu vencedor.

Começa, então, a obsessão de Akuma em Street Fighter para encontrar lutadores dignos de si. Akuma assiste inúmeros torneios de lutas de rua, procurando obsessivamente por um adversário, quando acaba desafiado por Gen.

Rende bons episódios a disputa entre Gen e Akuma em Street Fighter. De início, Gen mostra-se resistente, sobrevivendo ao Shun Goku Satsu, porém Akuma permanece indeciso quanto à verdadeira força de Gen e sua capacidade para enfrentá-lo.

Em determinado momento, ao observar a boca de Gen sangrando, as suspeitas de Akuma confirmam-se, e este julga o combate como injusto, abandonando-o, mesmo Gen suplicando para morrer.

Em seguida, inicia-se a obsessão de Akuma com Ryu. Akuma quer incutir-lhe o Satsui no Hado, para que Ryu torne-se um adversário digno.

Ryu, encontrando a ilha de Akuma, em vingança pela tentativa de assassinato ao seu mestre, desafia Akuma para um combate, de que acaba vitorioso. Porém, descobrimos que Akuma combateu somente para testá-lo.

Este grande episódio termina com Akuma dizendo a Ryu que o encontre novamente quando dominar o Satsui no Hado, desferindo um violento golpe no solo e desaparecendo. A ilha desmorona em redor de Ryu, que passa a contemplar as palavras do desafiante.

O drama de Akuma em Street Fighter continua em redor das dúvidas sobre o combatente ideal, o combatente capaz de matá-lo em batalha. Ryu ainda é o principal nome, e Akuma passa a treinar numa caverna nutrindo a esperança de um dia enfrentá-lo.

Akuma acaba matando um lutador de Muay Thai que desafiaria o campeão Adon, que se considera ofendido e procura Akuma para provar o próprio valor.

Ocorre o combate entre Adon e Akuma em Street Fighter Alpha 3, com vitória facílima deste último, e misericórdia humilhante para o vencido, que julgava mais digno ser morto. Nasce nova inimizade.

Akuma em Street Fighter Alpha 3 segue na espera de que Ryu abrace o Satsui no Hado, e com a obsessão de enfrentar um adversário digno.

Então ocorre novo combate contra M. Bison, e Akuma o tortura terrivelmente, vencendo a batalha.

Há, também, uma segunda batalha entre Gen e Akuma em Street Fighter Alpha 3, cujo resultado ficou desconhecido.

Segundo Torneio Mundial de Guerreiros

Akuma não participa do Segundo Torneio Mundial de Guerreiros, acompanhando-o apenas para verificar a possibilidade de encontrar um desafiante a seu nível.

Há dois finais possíveis para Akuma em Street Fighter II Turbo Revival. O primeiro, em nova batalha contra M. Bison, o segundo em combate contra Shin Akuma.

Em ambos combates, o final é favorável a Akuma, de forma que no segundo há uma interessante reflexão em que Akuma considera-se superior à morte.

Street Fighter IV

Pouco antes do Terceiro Torneio Mundial de Guerreiros, há nova luta entre Ryu e Akuma em Street Fighter IV.

Akuma domina o duelo e repreende Ryu por rejeitar o Satsu no Hado. Ryu recupera-se, mas a luta é interrompida por Ken, que expulsa Akuma.

Akuma, pouco depois, encontra Ryu inconsciente e depara-se com Gouken vivo, cuidando de seu discípulo. Os irmãos e desafetos travam nova batalha, tendo Ryu como prêmio.

Ambos sobrevivem, e Ryu é salvo por Gouken.

O final de Ultra Street Fighter IV deixa no ar, através de um flashback, uma possível amizade entre Elena e Akuma.

Street Fighter V

Aparece visivelmente diferente o nosso Akuma em Street Fighter V. O cabelo, mais comprido, passa a assemelhar-se à crina de um leão e a marcação em suas costas é alterada.

Vemos, também, no trailer, Ryu a batalhar contra Akuma em Street Fighter V.

Akuma torna-se, finalmente, personagem selecionável.

Akuma, Mudo Tensho!

Neste prólogo há prosseguimento na história de Akuma em Street Fighter.

Resumindo: Akuma e Gen lutam outra vez, com vitória de Akuma, e aparentemente a morte definitiva de Gen.

Akuma tem uma visão, em que vê Ryu rejeitando o Satsui no Hado. Decepciona-se.

Necalli, após perder para Akuma, tenta devorar-lhe a alma, quando Akuma escapa do estômago de Necalli através do Mudo Tensho.

Há, finalmente, um novo combate entre Ryu e Akuma, com vitória deste último. Ryu faz muitas perguntas, sorrindo, e Akuma deixa-o, indiferente.

Amigos e inimigos de Akuma

Amigos

Não se pode afirmar cateoricamente que Akuma tenha amigos em Street Fighter, mas há personagens que nos fazem despertar essa suspeita.

De qualquer forma, é algo disutível, mas listaríamos dois:

Elena

Elena conseguiu, incrivelmente, arrancar um sorriso sincero de Akuma. Mas a relação entre os dois não nos dá pistas de amizade para além desse fato…

Goutetsu

Goutetsu, a despeito de qualquer outra coisa, foi o mestre de Akuma. Portanto seria um absurdo dizer que o discípulo teria qualquer tipo de ódio de quem lhe fez ser quem é, mesmo o tendo matado (e já dissemos palavras sobre esse assassinato na mente de Akuma na seção anterior).

Por isso, Goutetsu pode, sim, ser classificado como um amigo de Akuma.

Inimigos

Se é pequena a lista de possíveis amigos, a de inimigos é extensa. Vamos, sem pressa:

Gouken

Gouken, o mestre de Ryu e de Ken, é irmão mais velho de Akuma e, sem dúvida, sua principal inimizade.

Gouken detesta o irmão mais novo por ter abraçado o Satsui no Hado e por ter assassinado Goutetsu. Akuma, por sua vez, despreza Gouken por julgar que o irmão não pratica a arte que lhes foi legada da maneira que ela deve ser praticada.

Akuma também culpa o irmão de ter impedido Ryu de alcançar seu verdadeiro potencial uma vez que teve o Satsui no Hado selado por Gouken.

Gouken, em resposta, dedica a própria vida a proteger Ryu e Ken de seu irmão mais novo, dispondo-se a lutar até a morte para impedi-lo.

O conflito entre ambos é extenso…

Asura

Asura, junto de Gouken, são os maiores rivais de Akuma.

Depois de Asura ter derrotado Ryu, lutou contra Akuma durante mais de 500 anos.

Ryu

Se podemos dizer que Akuma não odeia Ryu, o inverso não é verdadeiro.

Ryu considera Akuma um de seus piores inimigos, seja pela rixa contra o seu mestre, seja por tentá-lo insistentemente a sucumbir ao Satsui no Hado (o que deixou de acontecer após Street Fighter V, quando Akuma parece ter finalmente dominado o seu poder negro).

Ken

Assim como Ryu, Ken considera aKuma uma ameaça à sua humanidade e, portanto, como um inimigo.

Adon

Em razão de Akuma ter matado um mestre de Muay Thai que Adon deveria combater, Adon procura derrotar Akuma para provar o seu valor.

Em Street Fighter Alpha 3, Adon luta contra Akuma e perde. Akuma, no entanto, não o mata, por considerá-lo indigno de morte.

Gen

Gen, num desejo mórbido amplificado pela doença terminal de que padecia, considerava Akuma um oponente hábil que poderia matá-lo em combate.

Assim, após alguns conflitos, tudo aparentou que o combate entre eles aconteceria, mas Akuma recuou quando soube que Gen estava fatalmente doente, dando a entender que combateria somente se o oponente estivesse em condições de lutar.

Em Street Fighter V, porém, o contexto deixa implícito que Akuma se saiu vitorioso da batalha e matou Gen.

M. Bison

Akuma, a despeito da ausência de qualquer rancor ou ódio pessoal contra M. Bison, considera-o o tipo mais abominável de mau-caráter, o que usa atalhos para a obtenção de poder.

Por isso, Akuma não viu problema em matar M. Bison por capricho, em uma das batalhas mais lendárias de Street Fighter.

Oro

Oro está entre os únicos homens que corresponderam a Akuma em combate.

A luta entre ambos terminou em empate após o consenso de que se continuassem lutando seriamente um contra o outro, a luta acabaria em morte mútua.

Assim, ambos saíram do combate respeitando e desprezando o outro num sentido pessoal.

Gill

Ao saber dos seus poderes, Akuma quis combater Gill e acabou matando-o em combate, partindo, porém, sem notar que Gill seria capaz de ressucitar a si mesmo.

Necalli

Necalli é um espírito antigo que pretende devorar a alma de Akuma.

Quando Necalli atinge de seu objetivo, Akuma consegue escapar de seu estômago.

Kazuya Mishima

Kazuya Mishima é filho de Kazumi, que herdou da mãe o corrompedor Devil Gene.

Akuma, desta maneira, é encarregado por Kazumi de destrui-lo para prevenir que esse poder malévolo crescça e se torne uma ameaça.

Essa batalha rendeu muitos capítulos e terminou de forma enigmática, com final ainda desconhecido.

Heihachi Mishima

Heihachi Mishima é marido de Kazumi que, também, solicitou Akuma a matá-lo.

Akuma acreditou tê-lo matado em combate, mas cenas posteriores revelaram que Heihachi sobreviveu e este aparece em cena de forma surpreendente no combate entre Akuma e Kazuya.

Bonus: 10 verdades sobre Akuma em Street Fighter

Deixamos aqui, como bônus, um vídeo muito bem feito pelo canal Nostalgia dos games abordando 10 verdades sobre Akuma em Street Fighter.

Aproveitem!

Conclusão

É isso, amigos!

A história de Akuma em Street Fighter é, não só interessantíssima, como extensa.

Esperamos que vocês tenham gostado de nossa exposição e que tenham entendido o papel ambíguo e fundamental de Akuma em Street Fighter.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ver nosso review sobre Township e nossa lista de melhores armas do Free Fire.

Um abraço e até a próxima!

Autoridade em games para celular.
Back To Top