A primeira vez que baixei Boom Beach foi há 5 anos atrás e não dei muita bola para o jogo, para ser sincero. Foi só recentemente que baixei novamente e tive uma experiência bem diferente. A batalha pelas ilhas do gigantesco arquipélago podem ser muito mais divertidas do que notei no meu primeiro contato com o jogo.
Não conhece Boom Beach ainda? Confira nossa análise abaixo e decida se vale o download!
Conteúdo da postagem
Dados técnicos de Boom Beach
Android
Rating: 4,5/5 (6 milhões de votos)
Tamanho: 125 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 10+
iOS
Rating: 4,8/5 (7 mil votos)
Tamanho: 232,5 MB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 9+
História de Boom Beach
Boom Beach foi lançado pela Supercell e lançado em 2013 como um jogo de estratégia multiplayer em tempo real. O jogo tem sua história passada em um arquipélago tropical com o jogador em uma ilha com suas defesas e tropas, assim como o já popular Clash of Clans, também da Supercell.
O modo de campanha possui um bom equilíbrio com o modo multiplayer no mapa mundial de Boom Beach. Ao longo dos anos o jogo tem ganhado novos personagens e missões, possuindo hoje uma enorme variedade de estratégias disponíveis.
Jogabilidade de Boom Beach
Sua missão em Boom Beach é aparentemente simples: Você deve proteger a sua ilha e atacar ilhas inimigas para dominá-las e tomar seus recursos. Estas ilhas poderão ser de seus inimigos da campanha, Guarda Sombria, ou de outros jogadores no modo multiplayer.
Defesa
Para a defesa, você irá dispor de torres que poderá posicionar em sua pequena ilha para proteger sua base. Estas torres podem ter diferentes efeitos ao inimigo, podendo atacá-lo com metralhadoras, snipers e até mesmo canhões e lança-chamas.
Além delas, você também terá à disposição minas e outras armadilhas para poder garantir a segurança dos seus recursos em Boom Beach. Outros recursos especiais estarão disponíveis e entraremos em detalhes mais à frente.
Ataque
Apesar disso, você verá que a maior diversão e estratégia de Boom Beach está nos ataques. Você irá dispor de diversas unidades militares para realizar seus ataques às outras ilhas do arquipélago.
Nestas invasões, você irá chegar com seus navios para bombardeio, podendo já causar um dano inicial em determinadas torres mais perigosas e em seguida, desembarcar suas tropas ao longo da costa para realizarem o ataque. As torres que atacar com seus canhões e o posicionamento em que colocar suas tropas farão toda a diferença para o sucesso de seu ataque.
Os ataques com seus navios canhões são limitados a certos pontos de energia que você terá, e cada tiro aumenta o custo do próximo. Estes pontos poderão ser aumentados conforme você avança. Ao usar estes canhões, esteja atento ao fato de que eles machucam seus soldados também, portanto busque o momento certo para efetuar os valiosos tiros.
Ao serem colocadas na praia, suas unidades irão avançar e atacar no sentido da unidade inimiga mais próxima e seguirão assim até que seja encerrada a batalha. Na medida que avançar em Boom Beach e for desbloqueando novos personagens, você terá a oportunidade de usar unidades que possuem sinalizadores capazes de direcionar o movimento de suas tropas para os locais que desejar.
Domínio do mapa
Você verá o mapa sendo expandido conforme avança no jogo, enquanto lentamente é apresentado ao inimigo Guarda Sombria, uma sociedade maligna que tem invadido o arquipélago e escravizado seus cidadãos.
Bases da Guarda Sombria aparecem no mapa de Boom Beach com frequência e você poderá atacá-los para obter seus recursos. Além disso, você também terá acesso a bases de recursos, que aumentam a velocidade que você gera recursos quando são dominadas e poderão ser contestadas por outros jogadores do mapa, assim como pontos de mergulho onde poderá enviar um submarino para procurar por valiosos tesouros.
A Guarda Sombria em Boom Beach é geralmente apresentada através do Tenente Hammerman, um comandante que controla diversos quartéis-generais reforçados que serão seus alvos principais de ataque. Quando passar do level 15, começará a ser atacado por ele também.
Outros inimigos relevantes em Boom Beach são o Doutor T e o Coronel Gearheart, membros da Guarda Sombria que controlam bases especializadas e aparecem em alguns eventos.
Você encontrará jogadores reais no mapa em Boom Beach como mercenários da Guarda Sombria e poderá atacar suas ilhas. Vale pontuar que geralmente ataques a jogadores te darão mais recursos do que ataques à Guarda Sombria, portanto não perca estas oportunidades.
Recursos
Boom Beach possui quatro recursos primários: ouro, madeira, pedra e ferro. Todos estes recursos serão adquiridos na medida que avançar no jogo, podendo criar métodos para coletar todos eles e aprimorar estes métodos.
O ouro será usado para treinar e dar upgrades em suas tropas e para lançar ataques, enquanto os demais recursos serão utilizados para construir e dar upgrade à construções. Dentre as construções você terá disponíveis geradores e armazenadores de recursos e torres de defesa e suporte de diversas formas.
Ao dar upgrades ao seu quartel-general em Boom Beach, você terá novas torres e upgrades disponíveis portanto quando sentir que está sem como crescer no jogo, lembre-se de atualizar seu quartel-general assim que possível.
Quando você atingir o level 15 de seu quartel-general em Boom Beach, terá disponível o laboratório de armas. Apesar de estar liberado neste momento, ele custa uma enorme quantidade de recursos para ser construído, portanto precisará se preparar para construí-lo.
No entanto, sua defesa irá agradecer pelo investimento. O laboratório de armas de Boom Beach é uma construção que te oferece diversas defesas temporários com altíssimo poder de fogo, capazes de garantir a segurança de sua base por um bom tempo.
Força-Tarefa
Além dos modos de campanha e multiplayer, Boom Beach também te oferece a oportunidade de formar uma Força-Tarefa. As forças-tarefas são semelhantes aos clãs de muitos jogos online, onde poderá se aliar a um grupo de jogadores para mirarem recompensas exclusivas.
Boom Beach, no entanto, traz uma novidade. Com sua força-tarefa vocês poderão de fato atacarem juntos bases especiais, com altíssimo poder de defesa e que irão exigir cuidadoso planejamento e execução para conseguirem invadi-las.
Ao vencer estas batalhas, todos os membros da força-tarefa irão ganhar pontos divididos pelo que todo o time conseguiu ganhar, contabilizando cada torre destruída com um ponto. Até mesmo se um jogador não participar do ataque, se ele estiver na força-tarefa, receberá a recompensa. Considerando isso, vale pensar que uma força-tarefa de 5 jogadores irá dar muito mais pontos pra cada do que uma de 50 jogadores.
Considere isso e se tiver amigos jogando também, formem a própria força-tarefa para usufruírem dos melhores prêmios.
Nossa análise
Boom Beach é sem dúvida, um excelente passatempo. Seguindo a fórmula já bem sucedida de seu irmão mais velho, Clash os Clans, o jogo traz um ar mais moderno mas ao mesmo tempo, traz alguns fatores que ainda os deixam pra trás de seu irmão.
Dentre seus aspectos positivos, é possível notar que Boom Beach possui um sistema de danos que exige maior estratégia do jogador do que outros jogos da categoria. É comum em muitos jogos você notar que o posicionamento de suas torres é insignificante para a vitória ou derrota de uma batalha, a força bruta de cada lado é o que conta.
Não aqui. Em Boom Beach o posicionamento poderá fazer toda a diferença e definir sua vitória. A possibilidade de assistir aos ataques que recebeu te dará um grande prazer quando ver suas defesas dominarem o campo de batalha, assim como te ensinar como posicionar melhor suas torres quando for derrotado.
Outro fator positivo é que, apesar de ser um pouco frustrante não ter controle algum sobre o movimentos de suas tropas, a escolha de onde irão desembarcar e a utilização de sinalizadores te dará uma mecânica clara de como fazer seu exército fazer o que precisa que façam.
Como nem tudo são flores, Boom Beach tem alguns pontos a desejar. Para um jogo que é tão populoso de jogadores, ele não ajuda para que os jogadores criem vínculos e alianças. Não há uma função de chat ou qualquer interação, e assim os ataques a outros jogadores tornam-se repetitivos e redundantes.
Outro fator negativo de Boom Beach são os recursos e o acesso a eles. Quando você consegue alcançar um fluxo efetivo de produção de madeira, terá que passar a construir tudo com pedras e as madeiras já não terão qualquer utilidade. O mesmo irã acontecer quando tiver um saldo positivo de pedras, com o ferro.
Esta dificuldade de acesso a estes recursos torna o avanço no jogo extremamente lento, e sabemos bem que isso não é acidental. É mais uma vez, a boa e velha armadilha do pay-to-win (pague para ganhar).
Por fim, a adrenalina de planejar ataques a bases praianas é prazerosa, especialmente devido à grande variedade de estratégias possíveis. Boom Beach entrega uma boa experiência neste sentido, seu primeiro contato com o jogo irá certamente te agradar.
No entanto, o avanço lento do jogo que se torna cada vez mais moroso conforme você avança, torna Boom Beach em mais uma grande promessa que não conseguiu chegar às expectativas. Se você está disposto a investir financeiramente, chegará um ponto onde o jogo se tornará simplesmente “mais do mesmo”, atacando praias semelhantes a todo momento e assim, não irá te prender como poderia.
______
Curte mangás? Confira nossa análise sobre BLEACH Brave Souls!