Bridge Race surpreendeu o mundo dos games ao conquistar 28 milhões de downloads neste último mês de abril, segundo a empresa de consultoria Sensor Tower, em seu primeiro mês após o lançamento.
O game, lançado oficialmente no dia 18 de março de 2021, tornou-se uma febre, especialmente na Índia e nos Estados Unidos, e tem tudo para embalar, também, no Brasil.
Mas será que embala mesmo?
Só o futuro dirá. Porém buscaremos, nesse artigo, dizer um pouquinho sobre a história de Bridge Race e investigar o porquê de essa fórmula ter alcançado um sucesso tão estrondoso em tão pouco tempo.
Preparado?
Vamos nessa!
Conteúdo da postagem
História de Bridge Race
Bridge Race é um game desenvolvido pela Supersonic Studios que foi lançado oficialmente no dia 18 de março de 2021.
Em abril de 2021, ou seja, no primeiro mês após seu lançamento oficial, Bridge Race ultrapassou a marca de 28 milhões de downloads ao redor do mundo, tornando-se, neste mesmo mês, o jogo mais baixado do planeta, segundo a empresa de consultoria Sensor Tower.
Desses 28 milhões de downloads, 15,5 por cento foram provenientes da Índia e 11,4 por cento dos Estados Unidos, figurando estes, consequentemente, como os países onde o recentíssimo game fez o maior sucesso.
Jogabilidade de Bridge Race
A jogabilidade de Bridge Race é muito simples. Tão simples que a Supersonic Studios optou por atirar os jogadores no mapa sem instrução alguma, nem tutorial (poderiam ter feito ao menos uma introduçãozinha, não?).
O resumo da jogabilidade de Bridge Race é o seguinte: ao entrar no jogo, você é responsável por uma cor. Seu objetivo é coletar elementos desta cor e construir uma ponte até o topo do mapa.
Os outros jogadores, porém, são responsáveis por outras cores, e podem utilizar elementos delas sobrepondo os seus e atrapalhando o seu progresso, impedindo que você construa a sua ponte.
Basicamente isso. Gráficos simples, jogabilidade simples, mas muita, muita competitividade.
Esse, aliás, é o grande segredo de Bridge Race, e abordaremos esse tópico em detalhes mais adiante, mas o que torna o jogo instigante é a necessidade de ser rápido, atento e eficaz.
Cada segundo de desatenção é um segundo a mais em que seu oponente avança nas próprias pontes ou atrapalha o seu progresso, por isso a concentração é fundamental para se dar bem neste game.
Há, em Bridge Race, uma seção de loja onde você pode comprar itens como skins, personagens, blocos e até mesmo cores para que você personalize o seu estilo dentro do jogo (mas nada muito surpreendente).
Quanto às habilidades dos personagens, também não há brilho, mas isso de forma alguma quer dizer que o jogo não seja divertido, muito pelo contrário.
Apesar de ser um jogo simples, Bridge Race é um jogo dinâmico e envolve muita tática: o jogador tem de se planejar e definir uma rota de jogo (atacar ou defender?) para ser bem sucedido.
Não se trata simplesmente de ligar o automático.
Por isso, ponto para a Supersonic Studios, que mais uma vez conseguiu entregar muito com aparentemente pouco.
A fórmula de sucesso de Bridge Race
O nome de Bridge Race define perfeitamente o jogo e a sua fórmula construtiva.
Bridge Race, numa tradição literal, significaria “Corrida da ponte”. Ponte, pois construi-la é o objetivo do jogo; Corrida, pois o game envolve ser mais rápido que o oponente.
A fórmula é simples, mas o jogo entrega muita diversão, e não é à toa o seu sucesso estrondoso no primeiro mês após o lançamento.
Aliás, é incrível notar como a Supersonic Studios tem lançado sucessos, um após o outro.
No ranking do mês de março elaborado pela mesma Sensor Tower que citamos no início do artigo, foi outro jogo da empresa que figurou em primeiro lugar entre os jogos mais baixados do mundo: Join Clash 3D.
Neste mês de abril, além do primeiríssimo lugar, a Supersonic possui outros dois games entre os dez mais baixados.
Quando esse tipo de coisa acontece, uma empresa demonstra que realmente encontrou um modelo de sucesso. E a fórmula da Supersonic é simples: jogos casuais bonitos e competitivos.
Palavras do criador de Bridge Race
Nebih Başaran, CEO é fundador da turca Garewell Games, responsável pela idealização de Bridge Race, concedeu uma excelente entrevista para o site Pocket Gamer há duas semanas atrás, e alguns trechos da entrevista merecem o nosso destaque.
De início, o que todo gamer gosta de saber. Como ele começou a carreira? Diz Nebih, em nossa tradução:
Comecei na Coca-Cola Company como um Analista de negócios em 2016. Lá, conheci alguns outros empresários e deixei a Coca-Cola para fundar uma empresa nas indústrias de viagens e de jogos de tabuleiro – e depois de algum sucesso lá, decidi tentar minha sorte em algo novo.
Eu adoro jogar jogos de computador desde minha infância e me formei em engenharia da computação, então pensei em tentar minha sorte no desenvolvimento de jogos móveis.
Foi quando eu fundei a Garawell Games – o estúdio que construiu a Bridge Race.
Outro trecho interessante, já falando sobre a história de criação de Bridge Race:
Em 2019, eu desenvolvi um jogo que usava um mecanismo de “coleta e preenchimento” com um conceito de “último homem de pé”, mas o CPI não era suficientemente baixo para passar da fase de testes.
Mesmo depois de termos feito algumas mudanças no jogo – como adicionar personagens não jogadores – nossos KPIs ainda não eram bons o suficiente para chegar ao lançamento. A retenção se tornou um problema e não importava quantas vezes iterávamos no jogo, não conseguíamos obter retenção alta o suficiente. No final, tivemos que interromper o projeto.
Uma vez que começamos a trabalhar com a Supersonic, descobrimos como trazer a Bridge Race de volta à vida – percebendo que uma mecânica de empilhamento era a peça que faltava para o sucesso.
Redesenhamos nossa versão inicial do jogo com uma nova mecânica, que é a Bridge Race que você vê hoje.
E para fechar:
Estamos vivendo numa época em que as pessoas estão consumindo entretenimento mais rápido do que nunca – incluindo jogos móveis.
Na minha opinião, o hipercasual é o melhor gênero para torná-lo como um indie em um ambiente tão acelerado. Você pode alcançar milhões de usuários se a ideia for única e rapidamente bem executada.
Brige Race vinga no Brasil?
Bridge Race entrou no mercado com uma agressividade que já é a característica da Supersonic Studios.
O objetivo é, através de um estilo casual, alcançar o grande público e gerar receita através do volume.
Diferente de outros países, apesar de ter alcançado relativo sucesso, o game ainda não estourou no Brasil.
Acreditamos, porém, que isso deve ter ocorrido devido à própria estratégia de marketing da Supersonic Studios, e que seja uma questão de tempo para o game alcançar o grande público brasileiro.
Um game leve, bonito, competitivo e instigante certamente é uma ótima pedida para que milhares de jogadores possam passar o seu tempo.
E aí, ficou interessado em Bridge Race?
Você já pode testá-lo através do Google Play e Apple Store!
E se você procura algo diferente, não deixe de conferir o que escrevemos sobre Dragon Age: Inquisition e The Last of Us II.
Um abraço e até a próxima!