Cyberpunk 2077: tudo que sabemos até agora e requisitos

Cyberpunk 2077

A expectativa pelo lançamento de Cyberpunk 2077 já se estende por mais de 9 anos, mas a espera agora está prestes a acabar. A desenvolvedora do jogo e de outras franquias famosas como The Witcher, CD Projekt RED, anunciou seu lançamento para dezembro de 2020, levando a expectativa de muitos fãs a um novo nível.

Cyberpunk 2077 se passa em um mundo futurista (em 2077, claro) na cidade de Night City e seus arredores com terrenos baseados no jogo de tabuleiro Cyberpunk 2020, lançado na década de 90. Nele você poderá dirigir pela cidade e áreas próximas, explorar prédios, roubar memórias, melhorar atributos humanos, além de atirar e hackear tudo que encontrar pela frente enquanto controla seu personagem V.

Apesar de não ser o protagonista do jogo, um nome não sai da cabeça dos jogadores: Keanu Reeves. A estrela de sucessos de bilheteria como Matrix e John Wick é o rosto de Johnny Silverhand, o vocalista da banda Samurai que vem como uma espécie de “amigo virtual” do protagonista da franquia.

O Gorila desenterrou tudo que encontramos ao longo dos quase dez anos de espera e compilamos aqui tudo que sabemos sobre o lançamento mais esperado da década.

O lançamento de Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 estava previsto originalmente para ser lançado em 16 de abril deste ano mas a CD Projekt RED anunciou em janeiro que precisavam de mais tempo para terminarem todos os testes e corrigir todos os pequenos bugs para entregarem o jogo impecável.

Neste momento o jogo foi previsto para ser lançado em setembro, mas outro adiamento jogou ele para sair em 19 de novembro. Como já sabemos, este também acabou atrasando e agora está previsto para o dia 10 de dezembro de 2020. Ao que tudo indica, parece que desta vez ele realmente sai.

Informações vazaram dos estúdios da CD Projekt RED indicando que os funcionários da empresa estão trabalhando há meses em horas extras para conseguirem entregar ainda este ano.

Cyberpunk 2077

Visão geral de Cyberpunk 2077

Para quem ainda não está familiarizado com Cyberpunk 2077, compilamos aqui algumas informações básicas sobre o jogo que já ajudarão a entender o motivo de tanta euforia. Cyberpunk 2077 é um RPG de mundo aberto e ficção científica. Os produtores já revelaram queThe Witcher 3, que foi um sucesso extraordinário este ano, foi apenas um protótipo do que seria Cyberpunk, que terá um mapa muito maior e mais rico do que seu irmão de produção.

Você terá seu personagem principal totalmente customizável e poderá personalizar muita coisa, especialmente técnicas ou de performance, além de poder tomar decisões que impactarão diretamente seu jogo dali em diante. Além disso, você também poderá escolher a voz do personagem entre dois atores: Cherami Leigh e John Flanagan.

Cyberpunk 2077 é, a princípio, um jogo de tiro em primeira pessoa. No entanto já é sabido que o jogo envolve muita inteligência e há vários meios de solucionar problemas que não envolvam diretamente sair dando tiros por aí. Em diversas situações você poderá negociar, hackear, passar escondido ou até mesmo utilizar de armas não letais para alcançar seus objetivos sem sujar as mãos se esta for sua ideia.

O que disseram os que já jogaram

Os produtores de Cyberpunk 2077 liberaram algumas semanas atrás uma versão prévia do jogo para alguns especialistas darem suas opiniões. Reunimos aqui o que foi dito pelos maiores entendedores do universo gamer sobre o tão esperado jogo.

O blogger Andy do site PC Gamer fez o seguinte relato:

“No melhor estilo Deus Ex, existem várias formas de entrar em um edifício. Eu esperei do lado de fora próximo ao portão frontal até que um caminhão Arasaka veio em direção ao prédio. Peguei ele e dirigi confiantemente pela entrada principal, os guardas até acenaram pra mim enquanto passava. Otários. Eu poderia também ter usado algum túnel de manutenção ou pulado a cerca, mas nenhum destes métodos é tão descolado como entrar pela porta da frente disfarçado.

Quando você jogar esta missão você mesmo, provavelmente irá fazer de uma forma totalmente diferente, tamanho é o volume de possibilidades, a área enorme e o nível de personalização do personagem. Muitos recursos aqui são infinitamente melhores do que em The Witcher 3, especialmente as missões. Outro ponto que me surpreendeu foi o quanto a história é rica e emocional. A campanha de marketing de Cyberpunk 2077 foi altamente baseada em ação constante, mas o jogo entrega muito mais do que isso em sua história.”

Se entender bem de inglês e quiser conferir o relato completo dele, clique aqui.

Os vídeos de Cyberpunk 2077

Junho de 2020 foi quando os produtores de Cyberpunk 2077 soltaram pela primeira vez uma demo para alguns jogadores. Junto a isso, a Nvidia que está hoje entre as melhores fabricantes de placas de vídeo do mundo, fez questão de divulgar sua nova edição de placas da série 30 mostrando como ficará Cyberpunk 2077 com todos os gráficos no máximo e com a tecnologia de Ray Tracing.

Esta tecnologia está sendo lançada para jogos pela primeira vez pela Nvidia. É uma tecnologia utilizada há muito tempo em filmes e animações 3D que promete trazer aos games um cenário muito mais real do que qualquer outra placa de vídeo. O foco principal do Ray Tracing é o balanço entre luz e sombra, de modo a tornar o cenário o mais realista possível.

O vídeo mostrando a tecnologia Ray Tracing trabalhando em Cyberpunk 2077 é de tirar o fôlego, confira:

Infelizmente, esta tecnologia é para poucos. Cyberpunk 2077 já será sem dúvida um dos jogos que mais exigirá de sua máquina e também será lançado em videogames com mais de sete anos de idade, então não espere este nível de imagem a não ser que já tenha um PC monstruoso.

Já tivemos algumas oportunidades de ver o jogo trabalhando nestes consoles também. O brasileiro MaxMRM fez uma análise do desempenho do game no PS5 e no PS4 que você pode conferir abaixo:

Apesar destes serem bons vídeos, os melhores são os oficiais lançados pela própria CD Projekt RED no canal oficial do jogo mostrando uma boa parte da história e das mecânicas do jogo. Separamos aqui o último trailer lançado pra que já possa sentir a pressão:

As armas de Cyberpunk 2077

Como em qualquer jogo de tiro em primeira pessoa, a pergunta de muitos jogadores é: que armas terei disponíveis em Cyberpunk 2077?

O jogo possui diversas classes de armas, cada uma com suas específicas vantagens e desvantagens. Listamos cada uma aqui pra que já comece a jogar planejando qual será seu arsenal:

Armas de fogo

As mais famosas e conhecidas dos gamers, as armas de fogo de Cyberpunk 2077 são bem parecidas com as atuais. A grande diferença está na capacidade de ricochetear os tiros, fazendo com que resvalem em uma parede e mudem de direção sem perder seu poder de fogo. Isso dará uma oportunidade única a muitos gamers: a de atirar em personagens escondidos atrás de paredes ou caixas. Você poderá até mesmo ver qual será a rota de desvio de sua bala com o recurso de mira do jogo.

Armas tecnológicas

Aqui as coisas começam realmente a entrar no futurismo de Cyberpunk 2077. As armas tecnológicas são armas que utilizam de alta carga de eletromagnetismo para atirar projéteis de metal. Estas supermunições são capazes de atravessar paredes e podem te dar uma enorme vantagem em campo, possibilitando atirar em um inimigo antes mesmo que ele saiba que você está lá.

Armas inteligentes

Estas armas são o ápice da tecnologia de Cyberpunk 2077. Elas são capazes de rastrear inimigos e teleguiar as balas na direção deles mesmo que você esteja mirando para outro lado. Elas são um ótimo recurso para atirar sem se colocar em uma situação de risco, como estando atrás de uma parede ou obstáculo.

Armas brancas

As armas brancas nós conhecemos desde RPGs medievais como Skyrim ou Final Fantasy. No entanto, em Cyberpunk 2077 elas são consideravelmente mais avançadas. Você poderá encontrar facas, canivetes e até mesmo katanas pelo mapa para te ajudar especialmente nas missões onde o silêncio vale ouro.

Cybertech

Para uma experiência completa de Cyberpunk 2077, você precisa conhecer também os implantes Cyberware. Estes implantes são recursos altamente tecnológicos capazes de transformar seu próprio corpo em uma máquina da morte. Você poderá implantar braços superfortes, tentáculos de metal e até mesmo um lança-granadas acoplado ao seu braço.

Cyberpunk 2077

Requisitos técnicos de Cyberpunk 2077

A ansiedade para jogar bateu forte aí? Se bateu, a pergunta que não quer calar é: será que meu PC aguenta?

Por incrível que pareça, os requisitos de Cyberpunk 2077 são mais amenos do que se esperava. No geral, os produtores parecem ter tido o cuidado de não tornar o jogo inacessível para muitos jogadores e acabaram criando diversas formas de encaixar Cyberpunk 2077 a jogadores em diferentes situações. O jogo em seus requisitos mínimos roda o mesmo que você conseguiria rodar em um PS4 ou Xbox One, portanto se você já joga jogos destes consoles, provavelmente conseguirá jogar ele também.

Confira abaixo todos os requisitos possíveis, dos mais fracos até os mais poderosos:

Requisitos mínimos (1080p)

  • OS: Windows 7 64-bit
  • CPU: Intel Core i5-3570K ou AMD FX-8310
  • RAM: 8GB
  • GPU: Nvidia GTX 780 ou AMD Radeon RX 470
  • VRAM: 3GB
  • Armazenamento: 70GB HDD

Requisitos recomendados (1080p)

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 3 3200G
  • RAM: 12GB
  • GPU: Nvidia GTX 1060 6GB/GTX 1660 Super ou AMD Radeon RX 470
  • VRAM: 6GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Alta performance (1444p)

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 3 3200G
  • RAM: 12GB
  • GPU: Nvidia RTX 2060 ou AMD Radeon RX 5700XT
  • VRAM: 6GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Máxima performance (2160p)

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 5 3600
  • RAM: 16GB
  • GPU: Nvidia RTX 2080S/RTX 3070 ou AMD Radeon RX 6800 XT
  • VRAM: 8GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Requisitos mínimos (1080p) – Ray Tracing

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-4790 ou AMD Ryzen 3 3200G
  • RAM: 16GB
  • GPU: Nvidia RTX 2060
  • VRAM: 6GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Alta performance (1444p) – Ray Tracing

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-6700 ou AMD Ryzen 5 3600
  • RAM: 16GB
  • GPU: Nvidia RTX 3070
  • VRAM: 8GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Máxima performance (2160p) – Ray Tracing

  • OS: Windows 10 64-bit
  • CPU: Intel Core i7-6700 ou AMD Ryzen 5 3600
  • RAM: 16GB
  • GPU: Nvidia RTX 3080
  • VRAM: 10GB
  • Armazenamento: 70GB SSD

Criação de personagens em Cyberpunk 2077

Nos últimos meses, quase toda semana alguma nova notícia aparece sobre o que podemos personalizar em nosso personagem principal de Cyberpunk 2077, V. Algumas coisas já são esperadas há muito tempo como cabelo, tatuagens, roupas e pele. No entanto a CD Projekt RED já divulgou alguns outros recursos customizáveis bem peculiares, indo do tipo de dente do seu personagem até coisas mais estranhas como pêlos pubianos, mamilos e até mesmo o pênis de seu personagem.

Em um dos maiores eventos do mundo sobre games, a E3, o produtor Mateusz Tomaszkiewicz revelou que a criação do personagem em Cyberpunk 2077 não irá se limitar a gêneros. Em suas próprias palavras:

“Nós pensamos bastante nisto. Uma dos fatores que estará no jogo final, mas não está nas demos porque ainda está em desenvolvimento, é entregar ao jogador o máximo possível de personalização de seu personagem logo no início do jogo.”

Como Cyberpunk 2077 é um RPG, já sabemos também que seus status também serão personalizáveis. Além dos status que todo RPG possui como inteligência ou força, temos status novos como o status apresentado nas demos, “Cool”. Este status definirá como você reaje a situações de alto estresse e isso irá influenciar sua capacidade de mirar sua arma. A lista de todos os status na demo inclui os seguintes:

  • Força
  • Constituição
  • Inteligência
  • Reflexos
  • Tech
  • Cool

Vale pontuar que alguns status do jogo anterior de tabuleiro não estão presentes na demo e é incerto se estarão no jogo final, como o de Empatia.

Você terá a possibilidade em Cyberpunk 2077 de personalizar até mesmo seu passado. Você poderá escolher sua história entre Nomad, Corpo ou Street Kid. Cada um destes passados te dará uma origem diferente e um ponto diferente do mapa onde sua jornada começará. Além disso, cada um destes te dará opções de diálogo exclusivas que poderão alterar toda a sua experiência.

Cyberpunk 2077

Mapa e exploração em Cyberpunk 2077

Como você já deve saber a esta altura, Cyberpunk 2077 se passa no ano de 2077 em Night City, uma cidade fictícia na Califórnia supostamente entre São Francisco e Los Angeles. Seguindo a história do jogo anterior que se passava em 2023, as ruas estão dominadas por gangues, punks e gigantescas corporações. No ano de 2023 uma grande guerra civil eclodiu entre estes envolvidos e o novo título irá nos mostrar o que sucedeu esta guerra.

Nos vídeos das demos até agora já podemos observar um mundo tenso e inflamado por conflitos. Você pode ver nos gameplays de Cyberpunk 2077 até agora diversos personagens caminhando, brigando, jogando e conversando entre si.

A cidade é dividida em seis distritos e para viajar de um para o outro você terá vários veículos disponíveis. Pelos vídeos ainda é difícil dizer se a direção em Cyberpunk 2077 será no melhor estilo GTA (atropele tudo e todos em seu caminho) ou se será exigida uma sensatez maior para não atrair atenção indesejada ou algo do tipo. Isso nós teremos que esperar o lançamento pra saber.

A produtora de Cyberpunk 2077, já revelou em algumas entrevistas que o veículo de seu personagem terá a capacidade de ser chamado até você, eliminando a necessidade de ter que lembrar onde estacionou. A produtora já trouxe um recurso semelhante em The Witcher 3 para o cavalo de Geralt, mas este não funcionou muito bem. Vamos torcer pra que tenham melhorado o sistema para o novo título.

Outra coisa revelada pela produtora, ou mais especificamente pelo desenvolvedor Pawel Sasko, foi a possibilidade de explorar mais do que apenas Night City. Segundo ele:

“Os jogadores poderão sair de Night City e explorar seus arredores – áreas que estão basicamente destruídas após as enchentes e tudo que aconteceu entre 2020 e 2077. Você poderá explorar isso, existem missões específicas pra levar o jogador até lá e conteúdo do mundo aberto, portanto este assunto está resolvido. Night City não é a única cidade que você irá visitar.”

Multiplayer em Cyberpunk 2077

A febre dos games multiplayer não pára de subir e os jogadores estão ansiosos pra jogar Cyberpunk 2077 com os amigos. A CD Projekt RED já confirmou oficialmente que haverá um modo multiplayer para o game, mas ele só será liberado após todo o conteúdo desenvolvido para a versão singleplayer estiver lançado. Com isso, provavelmente não veremos este modo tão cedo.

A produtora revelou em 2017 que o modo multiplayer de Cyberpunk 2077 foi planejado como o recurso que irá garantir a sobrevivência do jogo “no longo prazo”. Isso gerou um receio geral na comunidade gamer de que iriam acabar destruindo o jogo ao transformá-lo em uma arena PvP com microtransações para comprar skins e etc., transformando o tão esperado jogo em só mais um “Free Fire”.

A produtora respondeu pouco tempo depois dizendo aos fãs do singleplayer que fiquem tranquilos. “Não se preocupem.” eles disseram. “Quando pensarem em Cyberpunk 2077, saibam que não receberão menos do que receberam em The Witcher 3 – história singleplayer completa, mundo aberto, RPG baseado em história. Sem pegadinhas, exatamente o que você pagou pra ter.”

Cyberpunk 2077

Considerações finais

Um jogo que gera tamanha espectativa certamente tem uma enorme responsabilidade nas mãos. Quase dez anos de espera, fora os mais de vinte anos desde o lançamento de sua primeira versão para tabuleiro, deixaram os jogadores aflitos como nunca.

Os gameplays de Cyberpunk 2077 já deram um gostinho do que pode ser um dos (senão o) melhor jogo da década. Ele está previsto para lançamento em breve e com isso, a ansiedade só aumenta.

O que você achou dos vídeos? Acha que o jogo realmente será um dos melhores dos últimos tempos? Comente abaixo o que você espera!

_______

Já que você certamente é fã de RPGs futuristas de mundo aberto, confira aqui nossas dicas para Fallout 4 e vá se aquecendo com ele enquanto Cyberpunk 2077 não chega!

Autoridade em games para celular.
Back To Top