Tudo que sabemos sobre Age of Empires 4 até agora

Age of Empires 4

As últimas notícias que havíamos tido sobre Age of Empires 4 foram no anúncio de sua produção em 2017, e agora finalmente tivemos a oportunidade de ver o jogo com nossos próprios olhos. A produtora Relic Entertainment, mesma criadora de Company of Heroes e outros sucessos, em parceria com a Microsoft apresentaram no novo título da série um volume considerável de filmagem do jogo na prática, assim como novos recursos e novas civilizações chegando à série em um evento de preview para os fãs, que já incluem as civilizações mongóis e o sultanato de Déli. A produção também já anunciou uma prévia para o lançamento: até o fim de 2021.

Primeiras informações sobre Age of Empires 4

Tivemos na realidade uma “meia atualização” sobre o projeto no final de 2020 quando a diretora da produção da World’s Edge, Shannon Loftis, disse:

Eu não quero fazer inveja em vocês, mas nós estamos jogando Age of Empires 4 todos os dias; tanto aqui em Washington como em Vancouver. O desenvolvimento de RTS (Real Time Strategy; Estratégia em Tempo Real) é muito divertido. Leva um tempo até separar todos os sistemas como inteligência artificial, economia, renderização, entre outros, e também leva um bom tempo para eles todos se encaixarem. Mas quando isso acontece, de repente você tem um jogo – que ainda precisa de muitas correções e ajustes – mas que tem uma essência que te diz diretamente o caminho a seguir. E o melhor de tudo é que você sente estar jogando Age of Empires.

Isso não nos dizia muita coisa na época, mas já era um bom sinal. Acontece que agora recebemos um trailer exclusivo de um gameplay que nos deu uma perspectiva muito maior sobre o jogo. Você já pode conferir este último presente abaixo:

Um tempo depois disso, tivemos a entrevista do diretor de criação de Age of Empires 4, Adam Isgreen, para a GamerRadar, que envolveu um pouco de como a campanha iria se desenrolar. Adam disse:

Nós estamos fazendo algo muito diferente nas campanhas… eu não posso falar sobre, mas está muito legal. O que posso dizer é que nós estaremos trazendo a história em uma forma excitante e divertida para os jogadores – a base que queremos para Age of Empires 4 é de histórias humanizadas. De forma geral, por quanto mais tempo um gênero de jogos prevalece, maior é a responsabilidade dos jogos daquele estilo em torná-los cada vez mais ricos e complexos.
Com Age of Empires 4, foi importante pra nós parar e dizer: “Ok, porque nós não recuamos disso?”. Nós não queremos absorver toda a complexidade dos jogos de estratégia atuais. Este é um novo começo para nós. Nosso plano é modernizar a série e isso significa fazer as coisas de forma diferente.

Outra notícia interessante que tivemos em janeiro de 2019 pela conta do Facebook do compositor Mikolai Stroinski é que ele iria compor toda a trilha sonora de Age of Empires 4. Mikolai já tem um excelente histórico, que inclui a trilha do recentemente aclamado The Witcher 3. Este já foi um sinal de que a produção do jogo estava caminhando a bons passos. Em 2017 recebemos o primeiro trailer do jogo, que não dizia muito sobre a jogabilidade em si mas já indicava bem os rumos que a franquia queria seguir. Você pode conferir o primeiro trailer aqui:

A revolução da franquia

O último título lançado pela aclamada franquia foi Age of Empires 3 em 2005, e o novo jogo parece trazer a fórmula criada em seus antecessores e acrescentar recursos possíveis após os mais de 15 anos de avanço tecnológico. Isso inclui desde coisas mais esperadas como qualidade de vídeo 4K até alterações estratégicas no jogo, como novos caminhos para a construção de um grande exército.

Segundo a produção, haverão oito civilizações disponíveis no lançamento inicial de Age of Empires 4. Até então, já sabemos quatro delas: O Sultanato de Déli fará sua estréia na franquia, os mongóis (que parecem ter excelentes melhorias), mais os clássicos chineses e ingleses. Até então não há muita informação disponível sobre as habilidades únicas e detalhes de cada civilização. De todo modo, tivemos a oportunidade de ver que o Sultanato de Déli irá incluir elefantes em suas tropas e que os mongóis terão a habilidade de literalmente mover suas construções e cidades de lugar, algo incrível de ver ao vivo.

A produtora de Age of Empires 4, Relic Entertainment, revelou bastante durante uma coletiva de imprensa sobre as diferenças das civilizações. A equipe buscou garantir que cada civilização terá um jogo totalmente diferente a ser jogado, com mapas gerados aleatoriamente e equilibrando todas as forças e fraquezas de cada civilização. A relação entre os mapas e as civilizações também terá um grande papel. Em um mapa com vastos campos abertos de terra, por exemplo, os mongóis terão uma considerável vantagem graças à sua poderosa mobilidade das construções. Já um mapa recheado de montanhas, beneficiaria muito mais os ingleses e suas poderosas vantagens de defesa.

Age of Empires 4

Haverão classes de unidades semelhantes em Age of Empires 4 assim como nos jogos anteriores da franquia, mas os desenvolvedores garantem que planejam que os jogadores busquem mudar seu estilo de jogo quando trocarem de civilização e tenham uma experiência nova com cada uma, tendo o desafio de entender melhor as estratégias de vitória para cada uma delas.

Os desenvolvedores de Age of Empires 4 também abordaram na coletiva a evolução do modo de campanha do jogo, que vale como um certo modo de história para a série. A equipe revelou que haverão a princípio quatro campanhas no jogo, mas deram detalhes sobre apenas uma delas: A conquista da Normandia. Pelo que parece, o jogo irá contar para nós este pequeno pedaço da história, desconhecido para muitos. A produção falou bastante sobre como as campanhas terão até mesmo filmagens documentárias e narração de eventos reais para contar eventos históricos com a maior fidelidade possível.

Já sabemos também que Age of Empires 4 também irá incluir algumas novas mecânicas. A equipe da Relic Entertainment já mostrou um recurso interessante chamado “força furtiva”, que permite aos jogadores criarem emboscadas para os inimigos escondendo-se em locais estratégicos como florestas ou montanhas, de modo que o oponente não conseguirá ver seu exército escondido até que seja tarde demais. Este é um recurso que, segundo os criadores, foi criado não apenas para acrescentar tensão e adrenalina ao jogo, mas também para te dar um motivo real para manter unidades de exploração espalhadas pelo mapa, garantindo que esteja seguro para seguir suas rotas com unidades mais frágeis.

O evento também apresentou aos fãs a invasão de cidades com muralhas em Age of Empires 4, com a possibilidade de posicionar unidades à frente ou acima das muralhas do castelo e as mecânicas de cerco do jogador atacante, que pode conseguir cercar uma base de arcas de cerco como catapultas e tribuchets. Estas duas novas mecânicas sozinhas já tornarão as batalhas por cidades muito mais competitivas e estratégias em Age of Empires 4 em relação a seus antecessores. Nós também tivemos a oportunidade de ter uma rápida visão do querido wololo, um poder de área de uma unidade monge que cativou não só os fãs de Age of Empires mas também os memes de todo o mundo.

Age of Empires 4

Expansões para Age of Empires II e III

Fãs dos jogos mais antigos da franquia também tem muito a esperar com o lançamento de Age of Empires 4. Os desenvolvedores vêm comentando sobre o jogo como sendo um sucessor “espiritual” de Age of Empires II, o mais querido título da franquia, enquanto traz algumas melhorias trazidas pelo terceiro jogo e acrescentando muito mais graças aos avanços tecnológicos de lá para cá. Além disso, trouxeram também uma novidade interessante: a versão definitiva de Age of Empires II e III também terão atualizações junto ao lançamento do quarto título.

Primeiro, Age of Empires II: Definitive Edition terá seu segundo pacote de expansão, nomeado O Amanhecer dos Duques, focado no leste europeu. A expansão trará um modo cooperativo consigo em algum momento ainda neste ano, que irá te permitir jogar certas campanhas e batalhas com seus amigos e com oponentes aleatórios online.

Age of Empires III: Definitive Edition, por sua vez, ganhará os Estados Unidos da América como uma nova civilização em sua atualização. Com uma inovadora estratégia da Microsoft, os jogadores poderão ganhar a expansão gratuitamente se conseguirem cumprir uma determinada missão, ou poderão comprá-la se não quiserem passar por este trabalho. A produção também revelou que a expansão também irá estrear algumas civilizações africanas na franquia.

Age of Empires 4

Considerações finais

Qualquer gamer dos anos 2000 que jogou compulsivamente AoE:II durante seu auge com certeza está animado com esta novidade. Os avanços da árvore tecnológica aparentam ter sido bem elaborados em Age of Empires 4. É claro que todos nós gostaríamos de saber mais um pouco sobre o que temos por vir, especialmente considerando todo o tempo desde a última vez que tivemos qualquer notícia sobre o lançamento. Algumas perguntas ainda permeiam a mente dos fãs: que outras civilizações entrarão no circuito? Quais são os planos para futuras expansões? Quais cheats teremos disponíveis? Estas e muitas outras questões seguem sem resposta por ora, mas pelo ritmo da produção, parece que não levará muito tempo até que saibamos as respostas.

_____

Enquanto Age of Empires 4 não sai, confira o que achamos sobre a estratégia muito mais complexa de Civilization VI!

Autoridade em games para celular.
Back To Top