Dragon Ball Legends parece em um primeiro olhar mais um jogo ruim que usa do sucesso do anime para captar downloads e encher sua tela de anúncios, mas surpreende com uma jogabilidade original e divertida.
O jogo traz batalhas online, equipes de três lutadores que você pode mudar livremente, combos, habilidades especiais, ataques poderosos e personagens exclusivos, dando um novo ar ao universo de Dragon Ball nos games.
Conteúdo da postagem
Dados técnicos de Dragon Ball Legends
iOS
Rating: 4,8/5 (15 mil votos)
Tamanho: 246,1 MB
Compatiblidade: Requer iOS 10.0 ou superior
Classificação: 12+
Android
Rating: 4,4/5 (859 mil de votos)
Tamanho: 89 MB
Compatiblidade: Requer Android 6.0 ou superior
Classificação: 12 anos
Site oficial de Dragon Ball Legends
História de Dragon Ball Legends
Desenvolvido pela Bandai Namco, mesma empresa que produziu todos os jogos do universo de Dragon Ball até hoje, Dragon Ball Legends foi lançado em maio de 2018 com a seguinte sinopse:
“Com o caos do Torneio do Poder atrás deles, a vida seguiu para os habitantes do Universo 7. Mas a paz deles durou pouco… lutadores de todas as eras foram atraídos para uma arena de batalha fora da linha do tempo! Goku lutou por sua jornada de um poderoso lutador atrás do outro, até que uma misteriosa figura aparece pra ele… um garoto Sayajin vestido como nenhum que ele havia visto antes.”
O protagonista do jogo é o sayajin Shallot, desenvolvido pelo criador de Dragon Ball Akira Toriyama exclusivamente para Dragon Ball Legends. Shallot não se recorda de nada em seu passado e chega vestido como nenhum sayajin jamais foi visto. No decorrer do jogo, Shallot começa a recuperar pouco a pouco sua memória e entender o que está fazendo no torneio do tempo.
Jogabilidade de Dragon Ball Legends
Dragon Ball Legends parece um jogo de luta em um primeiro momento, mas tem características que mesclam bem com outras categorias de jogo. De um modo geral, é um jogo de cartas com toques de jogo de luta. É uma surpresa o modo como o jogo é apresentado, com um ambiente 3D e visualização em terceira pessoa do seu personagem.
Os controles são simples: deslize o dedo na tela para movimento, deslize na hora certa para fazer um desvio de ataque, deslize verticalmente para fazer um dash em direção do adversário ou para trás. Clique na tela para ataques normais, clique e segure para recarregar seu ki e é basicamente isso. É interessante a forma que conseguiram compilar tantos movimentos com apenas recursos de deslizar e clicar na tela.
Fora estes movimentos, temos as cartas. Você pode clicar em uma carta para fazer um ataque ou também clicar em diversas para performar um combo. Para este, você já precisará ter o ki necessário para executar todos os ataques deste combo. Além das cartas, você pode trocar de personagem com um clique também, assim como utilizar a habilidade especial do personagem.
A ideia é que Dragon Ball Legends pode ser jogado confortavelmente com um dedo, provavelmente seu dedão enquanto segura o telefone na vertical e funciona muito bem assim. O jogo é responsivo e tem uma boa margem de tempo para a execução de combos. Jogar Dragon Ball Legends com apenas uma mão é totalmente plausível.
O sistema de controle funciona muito bem para o tipo de jogo de Dragon Ball Legends, que se encaixa mais como um jogo de estratégia de batalha com cartas do que com um jogo de luta de fato. As cartas são automaticamente sacadas do deck enquanto você luta. Existem 5 tipos de cartas:
- Melee (ataque corporal)
- Ranged (ataque à distância)
- Support (aumento de atributos, ki, entre outros)
- Special
- Ultimate
No modo de história, sentimos que é um tanto cansativo ter que clicar para cada balão de diálogo que aparece e se estendendo por muito tempo. Você verá que após algumas fases, começará a clicar incessantemente e querer ignorar a história devido ao tempo que ela te toma para jogar de fato.
Outro ponto que vale pontuar são os downloads: na primeira vez que acessar o jogo você terá a opção de mandar fazer o download do jogo completo ou parcial. O download completo é bem grande e demora um tempo considerável para ser concluído. Além disso, ele não faz o download em segundo plano então você deverá estar disposto a abdicar de seu celular por até 30 minutos para poder começar a jogar.
Diante disso, fizemos o download parcial. Nele o jogo baixa apenas o necessário para começar a jornada e ele vai baixando mais conteúdo conforme você avança no jogo. A princípio pareceu uma boa ideia mas na prática, você terá que esperar um novo download a cada batalha praticamente, portanto acaba ficando bem desgastante.
Dicas de Dragon Ball Legends
Cada carta tem seu custo de ki portanto precisará ter uma boa gestão da sua barra de ki para sempre estar preparado para aproveitar oportunidades. Além disso, o jogo utiliza de um sistema de vantagens que cada classe possui sobre a outra. É o sistema mais comum em jogos deste tipo, semelhante a um “pedra-papel-tesoura”, onde cada classe tem vantagem sobre uma e desvantagem sobre outra. As classes são divididas entre as cores vermelho, amarelo, lilás, verde, azul, dark e light. A relação de força delas funciona da seguinte forma:
- Vermelho > Amarelo > Lilás > Verde > Azul > Vermelho
- Dark tem vantagem sobre todas as anteriores
- Light tem vantagem sobre Dark.
Sempre que possível, será ideal utilizar seu personagem que tiver a vantagem sobre o adversário. Você verá uma pequena seta indicando a vantagem ou desvantagem em relação ao adversário. Evite ao máximo lutar na desvantagem, mesmo que seu personagem seja mais forte que os demais, vale a pena pegar o personagem mais fraco com a vantagem do que o mais poderoso com a desvantagem. Você levará 3 personagens para o campo, então busque mesclar as classes para ter maior flexibilidade no jogo.
Ao longo do jogo você irá desbloquear eventualmente a habilidade Rising Rush, um ataque poderoso que é apresentado por uma bela cena clássica das batalhas de Dragon Ball que vemos no anime. Dragon Ball Legends também traz uma ideia legal acompanhada disso: o jogo te pede para jogar uma carta para finalizar o ataque do Rising Rush. Todas as demais cartas então serão combinadas para dar um golpe final. Mas cuidado: seu oponente também escolherá uma carta e se ele escolher a mesma carta que você, o último ataque é reduzido e seu oponente sobreviverá com um último ponto de vida. Do contrário, ele receberá toda a fúria do Rising Rush, que trará seus três personagens para o ataque.
Gráficos e áudio de Dragon Ball Legends
Dragon Ball Legends não chega a oferecer gráficos tão fiéis como os de Dragon Ball FighterZ, mas para um jogo mobile tem uma estética excelente e traz com seus personagens 3D uma energia contagiante, rica em movimentos e efeitos visuais.
Todos os personagens possuem movimentos bem orgânicos e todos foram dublados até mesmo durante as batalhas. Infelizmente, o jogo não está disponível em português mas você poderá desfrutar do áudio original em japonês ou se preferir, o mais popular em inglês. A Bandai Namco fez um ótimo trabalho em reproduzir a aparência e energia transmitidos pelo anime. Com certeza isso se deve à participação do criador do anime Akira Toriyama e do estúdio Dimps, que vem criando em parceria com a Bandai Namco diversos jogos da série Dragon Ball.
Nossa Análise
Dragon Ball Legends é acessível, fácil de entender e flexível na execução, três características valiosas quando tratamos de jogos mobile. Quanto à estratégia, é possível concluir após algum tempo jogando que não há muita profundidade no nível estratégico, de modo que ao conhecer suas cartas e as vantagens e desvantagens de cada uma, rapidamente é possível traçar uma estratégia “universal”. Diante disso, o jogo pode ficar cansativo após um tempo devido ao fato de não desafiar muito o jogador em estratégia.
Uma coisa é certa: Dragon Ball Legends provém uma excelente experiência em batalhas PvP. As batalhas online são suportadas por nada menos que a plataforma própria do Google, portanto os jogadores poderão usufruir de uma conexão estável batalhando com jogadores de todos os cantos do mundo.
Uma infelicidade do PvP é o fato de que todos os equipamentos, levels e experiência ganhos nos modos de história e de eventos são levados para a arena PvP também. Pode parecer legal a princípio mas na prática, acaba te trazendo oponentes que estão em um nível muito acima do seu.
Você irá encontrar na arena oponentes com barras de vida quase irredutíveis e que são capazes de te eliminar com um único combo. Em outros momentos, você também poderá ser um destes e ter uma batalha entediante de tão fácil.
Dragon Ball Legends tem muitos aspectos positivos, sendo os belos gráficos apenas um deles. No entanto, também tem alguns fatores que incomodam como a infinidade de menus que você precisa acessar para equipar itens e usar o modo Soul boost. Ele pode ser bem confuso e desanimador. Particularmente, vejo isso como um padrão em jogos japoneses, especialmente os baseados em animes.
Felizmente, estes fatores acabam se tornando pequenos quando entra em uma batalha equilibrada que pode realmente dar qualquer resultado, e não só uma jogabilidade onde você irá passar atropelando todo mundo com facilidade. O jogo pode ser intenso em alguns momentos, frustrante em outros e em alguns raros casos, decepcionante e desmotivante.
No fim das contas, para um jogo gratuito e que não exige que realize compras pra crescer lá dentro, Dragon Ball Legends é uma excelente forma de passar seu tempo!
______
Quer conhecer mais jogos divertidos pra passar o tempo? Confira nossa análise sobre Angry Birds 2!