Granny: escape da vovó macabra [REVIEW]

Granny

Então você está passando pela App Store ou pela Google Play e depara-se com um jogo de terror: Granny. Será é bom? Vale a pena baixar? Neste post responderemos suas perguntas e você poderá conhecer sobre esse jogo disponível gratuitamente para Android e iOS.

‎Granny
‎Granny
Developer: Dennis Vukanovic
Price: Free
Unknown app
Unknown app
Developer: DVloper
Price: Free

Dados técnicos de Granny

iOS

Rating: 4,4/5 (63,4 mil votos)
Tamanho: 377,1 MB
Compatiblidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 12+
Idioma: English

Android

Rating: 4,2/5 (2,6 milhões de votos)
Tamanho: 100 MB
Compatiblidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 14+
Idioma: English

Site oficial de Granny

História de Granny

Granny é um jogo de terror independente desenvolvido e publicado pela DVloper. Sua primeira versão foi à público em novembro de 2017, para Android, e dezembro de 2017, para iOS.

O jogo fez um enorme sucesso com o público e, em setembro de 2019 a DVloper lançou Granny: Chapter two, o segundo capítulo dessa história.

Granny, em inglês, é um diminutivo para grandmother (avó), que, no jogo, faz referência direta à antagonista que irá persegui-lo.

Qual o objetivo de Granny?

Em Granny você se verá preso em uma casa antiga e escura. Seu objetivo é escapar em, no máximo, cinco dias, e para isso terá de resolver enigmas, usando pistas e fugindo de sua vovó, que está possessa e te perseguirá.

Você deverá ficar extremamente atento aos ruídos produzidos pela vovó e, enquanto procura pela saída, deverá se esconder, agindo sempre com velocidade e limpando quaisquer rastros atrás de si.

Jogabilidade

A jogabilidade de Granny é bem simples, entretanto, os quebra-cabeças do jogo podem te desafiar.

Itens e mapa do jogo

Basicamente, você, preso na casa, deverá explorá-la e encontrar itens que te ajudem a escapar. Alguns dos itens que podem ser encontrados: um martelo, que pode ser usado para extrair tábuas de madeira; uma espingarda, que pode ser usada para atirar em Granny; uma besta, que pode ser usada para derrubar objetos altos ou até mesmo para atirar em Granny.

Na versão atual (1.7.3, abril/19), a casa possui 5 andares, incluindo uma garagem e 2 áreas no sótão. Você pode escapar da casa limpando os obstáculos encontrados na porta de entrada, o que exige que você encontre um alicate de corte, um martelo, um código de cadeado, uma chave de cadeado e uma chave mestra.

Outra solução de escape é reparar o carro na garagem, que te exigirá encontrar gasolina, a chave do carro, a bateria do carro, a vela de ignição, uma peça do motor e uma chave inglesa.

Controles

Os controles em Granny são muito simples. A esfera branca que fica na tela movimenta o personagem, como em vários outros jogos. Para mover a câmera, basta tocar na tela com outro dedo e modificar sua visão para os lados ou para cima e para baixo.

Recomendamos que jogue com fones de ouvido, pois apesar dos controles simples, você deverá ficar atento aos ruídos do cenário, tanto para perceber a aproximação de Granny, quanto para perceber quando pisar em falso ou emitir algum barulho, que poderá atrair a vovó.

Atributos da terrível Granny e modos de dificuldade

Granny estará atrás de você o tempo inteiro enquanto você tenta reunir esses itens. Ela tem um excelente senso de audição e corre imediatamente em direção a qualquer ruído que escute. Além disso, ela distribui armadilhas para ursos por toda a casa para pegá-lo (que vovó é essa, meu Deus?).

A velocidade de corrida da vovó varia de acordo com a dificuldade do jogo (easy, medium, hard or extreme). Na dificuldade extreme, a vovó corre mais rápido que você. Há um modo no jogo (practice) onde Granny não está presente, e você pode vagar livremente pelo mapa e descobrir as alternativas para escapar da casa.

O nightmare mode adiciona mais desafios à dificuldade Extreme, adicionando uma textura mais escura e mais sangrenta na maioria das superfícies, dificultando a visualização das bordas da maioria dos objetos. O nightmare mode também torna as armadilhas de urso da vovó muito mais difíceis de evitar.

Esconderijos

Você pode se esconder embaixo das camas ou nos guarda-roupas, desde que Granny não te veja. Se você for pego, Granny baterá com um taco de beisebol na sua cabeça, finalizando o dia. Você também pode ser nocauteado ao cair em uma parte instável do piso ou atacado pela aranha do sótão.

Se você for pego no último dos cinco dias, entra em jogo uma das quatro cenas de game over, que incluem ser atacado pela vovó no porão, atropelado pelo carro na garagem, ter a cabeça cortada pela guilhotina no quintal ou cair em uma armadilha de urso através do frágil piso do sótão.

Você ainda terá como se defender atirando em Granny com a besta, fazendo-a andar sobre uma armadilha de gelo, prendendo-a na sauna (que fica na garagem) ou atirando em Granny com a espingarda. Porém, Granny só ficará ausente por determinado período de tempo: 2 minutos no easy mode, 1 minuto no medium mode, 30 segundos no hard mode e 15 segundos no extreme mode. Podem ser adicionados 30 segundos extras se Granny for baleada com a espingarda no nightmare mode.

Lesões

Você sofrerá lesões durante o período em que estiver na casa. No primeiro dia, você andará normalmente. No segundo dia, você andará mancando. No terceiro dia, seu mancar se tornará mais severo. No quarto dia, sua visão estará salpicada de gotas de sangue. A partir daqui, você não sofre mais lesões (precisa de mais?). Durante as cenas de game over, sua visão permanecerá a mesma do dia anterior.

Escapada

Se você conseguir escapar pela porta da frente, Granny ainda te perseguirá enquanto você corre. Se você não colocar o ursinho de pelúcia no berço do bebê no sótão antes de fugir, a vovó se assustará e irá te atacar assim que a tela ficar preta.

Caso você coloque o ursinho de pelúcia no berço, Granny se sentará no degrau da frente da casa, segurando o ursinho de pelúcia, antes de se virar para ver você fugindo. Aqui, você venceu, e Granny, agora, se voltará à sua netinha Slendrina.

Granny: Chapter Two

O segundo capítulo de Granny foi lançado em setembro de 2019. Assim como no primeiro jogo, em Granny: Chapter Two você está preso em uma casa. A novidade fica por conta dos novos inimigos: essa versão engloba o vovô, o bebê de Slendrina e o monstro do esgoto. Você também poderá explorar o mapa em um practice mode, e poderá escolher se quer somente a avó, ou o avô e a avó dentro da casa.

Quanto aos itens, há algumas novidades, como uma espingarda de cano duplo, uma arma de choque, granadas, entre outros. Existem dois bloqueios extras no mapa. Você pode escapar pela porta da frente, localizada no primeiro andar, pelo barco, no esgoto, localizado no porão, ou pelo helicóptero, ao qual você obterá acesso pressionando a chave de segurança, que está no pescoço do vovô. Diferente de Granny, o vovô (Granpa) não escuta muito bem, entretanto é muito forte e pode matá-lo com apenas um golpe.

Granny é recomendado para crianças pequenas?

Não. O jogo é suficientemente intenso e assustador para não ser recomendado para crianças pequenas. A App Store recomenda idade mínima de 12 anos e a Google Play recomenda-o para quem tem, no mínimo, 14 anos.

Graficamente, há personagens e cenas medonhas que podem assustar os pequeninos, além do clima de tensão constante, que pode mexer com os nervos de uma criança pequena.

Já aos que são um pouco mais crescidos, o jogo pode mostrar-se divertido e a tensão criada pelo game pode ser um fator instigante.

Nossa avaliação

Granny é um jogo interessante, que estimula a atenção do jogador e exige-lhe raciocínio. Visto dessa maneira, como um jogo de estratégia, podemos aceitar suas limitações gráficas (graficamente, Granny é um jogo mediano).

Acreditamos, também, que faltem instruções mais claras para que o jogador se situe no game e possa mentalmente elaborar com mais precisão sua estratégia de fuga, sabendo que etapas deverá cumprir para executar o plano.

Ainda assim, consideramos ótima a ideia do jogo, e acreditamos que haja espaço para inúmeras melhorias para que Granny se torne ainda mais instigante. Algumas sugestões:

  • Um mapa seria extremamente útil em Granny: faria que o jogador se localizasse melhor e poderia, inclusive, ser integrado a um mapa de calor, para que o jogador conseguisse rastrear visualmente as aproximações da vovó, fazendo com que o game não dependesse tanto dos efeitos sonoros.
  • Os gráficos poderiam ser aprimorados: isso contribuiria muito para que o clima de terror se propagasse dentro do game.
  • Tradução para português: certamente uma tradução atrairia um número muito maior de jogadores brasileiros.
  • Trilha sonora: o jogo é muito dependente da trilha. Por ser um jogo de terror, é interessante que seja jogado em alto volume (de preferência em fones) para que o clima de tensão domine o jogador. Entretanto, as trilhas poderiam ter mais variações, caso contrário farão com que o jogador enjoe com facilidade. Acreditamos que uma boa solução seria aperfeiçoar a parte visual do game, para que ele se tornasse menos dependente da trilha.

Em geral, Granny é um bom jogo, tendo como trunfo os interessantes quebra-cabeças e o clima de tensão, criado com sucesso pela DVloper, que coloca o jogador sempre em alerta e estimula seu raciocínio.

Se esse é o seu estilo de jogo, provavelmente Granny irá te agradar.

Caso não seja, você pode conferir nosso último review sobre Call of Duty: Mobile e acompanhar nossas próximas postagens.

Até a próxima!

Granny

3.2

Jogabilidade

3.5/5

Áudio

3.0/5

Design

2.5/5

Inovação

3.5/5

Desempenho

3.5/5

Pros

  • Quebra-cabeças desafiadores
  • Clima de tensão instigante
  • Bom desempenho do game, principalmente por ser um jogo offline e não exigir uma boa conexão com a internet
  • Jogabilidade simples

Cons

  • Ausência de um mapa e de instruções mais claras ao jogador
  • Dependência excessiva da trilha sonora
  • Ausência de tradução para o português
Autoridade em games para celular.
Back To Top