LISTA: Todos os Call of Duty listados do pior ao melhor!

Call of Duty

A franquia de Call of Duty é uma das mais populares séries de jogos de tiro em primeira pessoa de todos os tempos. Sabemos que listar todos os jogos pode ser um tema controverso, já que qualquer um que for questionado te dará uma lista diferente de outros. Definir os melhores e piores Call of Duty é uma tarefa árdua.

Ainda assim, nos arriscamos aqui com uma lista que agrega não só a opinião do Gorila, mas também o consenso de muitos jogadores na web. Se você conhece pouco da franquia, use de nossa lista pra conhecer os melhores jogos e se for um fã mais assíduo, veja se concorda com a lista do Gorila dos melhores jogos da série de Call of Duty.

Vale pontuar que para ser mais preciso na lista, consideramos todas as versões dos jogos originais, sem contar os pacotes de expansão como de Big Red One ou United Offensive.

Call of Duty

#18 Call of Duty: Infinite Warfare

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC

Lançamento: 2016

A última posição é de Call of Duty: Infinite Warfare, que é provavelmente o jogo mais futurístico da franquia até agora. Na campanha principal no modo single player, você estará lutando no espaço, e não mais no seu planeta natal, a querida Terra.

Esta adaptação acabou sendo até interessante, tendo um ritmo interessante o suficiente para manter os jogadores jogando até o fim da campanha. O que acabou não ganhando muito o coração dos jogadores em Call of Duty: Infinite Warfare foi o modo multi player. A opinião de muitos jogadores na época foi de que o jogo tinha muito movimento e pouca ação.

O jogo tem um grande foco em movimentos com jetpacks e outros recursos, o que acabou não cativando a maioria dos fãs. Devido a isso em comparação aos demais jogos, não podemos dizer que foi um dos melhores.

Call of Duty

#17 Call of Duty 3

Plataformas: Xbox, Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3 e Nintendo Wii

Lançamento: 2006

Em total contraste com o título anterior, Call of Duty 3 já se passa em um breve passado, durante a infame Segunda Guerra Mundial. O jogo também foi o último da primeira série original de Call of Duty.

O momento em que Call of Duty 3 deixa a dever é quando apresenta diversos bugs e falhas na programação que fazem parecer que o jogo nunca foi efetivamente produzido até o fim. Além disso, o jogo nunca foi lançado para PC, o que chateou muitos fãs, especialmente tendo os dois primeiros títulos lançados para a plataforma.

Vale destacar que Call of Duty 3 foi o título que marcou o início de uma era onde novos jogos da franquia começaram a ser lançados todo ano, marcando também como o primeiro título que desapontou os fãs.

Call of Duty

#16 Call of Duty: Ghosts

Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3 e PlayStation 4

Lançamento: 2013

Ghosts foi o primeiro lançamento da série para os consoles que entraram nesta nova geração da época. Xbox One e PlayStation 4, que foram lançados na mesma época do jogo. A campanha do jogo não foi das mais populares da franquia, exceto pelo amigo canino Riley, que você adquire no caminho.

Na campanha single player você está em um mundo fictício em que mais uma vez, o norte e o sul dos Estados Unidos estão em guerra. O jogo até faz um bom trabalho em mostrar uma nação quebrada pela guerra, mas acaba perdendo parte do encanto que o restante da franquia de COD nos traz.

Call of Duty

#15 Call of Duty: Advanced Warfare

Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4 e PC

Lançamento: 2014

Advanced Warfare é lembrado como um dos jogos que mais trouxe novidades para a franquia, especialmente em mecânicas de movimento e na introdução do infame Jetpack. Além deles, os esqueletos mecânicos capazes de disparar na direção do inimigo e pular grandes alturas também trouxeram um agradável ar de novidade à série.

Seu modo de história foi capaz de agradar mais aos fãs do que o de Ghosts, seu antecessor, apesar do receio dos fãs já que a produção do jogo passou para um novo estúdio, Sledgehammer Games.

Advanced Warfare foi o primeiro da série a quebrar os moldes dos jogos anteriores, o que agradou a alguns, mas não a todos. O jogo foi um bom lançamento, mas considerando a qualidade do restante da franquia, é difícil colocá-lo mais alto nesta lista.

Call of Duty

#14 Call of Duty: Black Ops 3

Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, Mac e PC

Lançamento: 2015

É quase um consenso de que o período entre 2013 e 2015 não foi dos mais felizes para os fãs da franquia de Call of Duty. A série foi passando por mudanças drásticas, com a introdução de variáveis novas como os jetpacks, por exemplo, que ficaram difícil de engolir para muitos fãs do modelo de jogo clássico que levou a franquia à fama.

O terceiro título da série Black Ops veio continuando na mesma linha de seu antecessor, com batalhas futurísticas e a introdução de uma nova armadura de especialista. Além disso, o jogo trouxe também novas armas e personagens. Estas até foram boas adições, mas que ficaram realmente boas somente quando foram melhoradas no título seguinte.

Call of Duty

#13 Call of Duty: Modern Warfare 3

Plataformas: Xbox, Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii e PC

Lançamento: 2011

Modern Warfare 3 não é um jogo ruim, só desaponta um pouco devido a alguns fatores. Sendo a conclusão da série Modern Warfare, o modo de história é até bom e conclui bem muitos dos arcos dos personagens. Pra quem jogou toda a série, é bom ver a conclusão destas história. Se fôssemos considerar apenas o single player, é possível que ele até ranquearia melhor nesta lista.

Mas é no multi player que ele falha. O jogo não trouxe basicamente nada de novo à franquia e é fácil entender porque este modo acabou não bombando entre os fãs. Como o multiplayer é o modo mais jogado pelos fãs, esta perda acabou o fazendo cair neste quesito.

Call of Duty

#12 Call of Duty: WWII

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC

Lançamento: 2017

Em WW2, o pedido de muitos fãs foi atendido pelos desenvolvedores da franquia. Havia tempo que os fãs mais assíduos vinham pedindo um jogo nos moldes antigos, sem jetpacks e elementos futurístico, e este foi o primeiro após a longa série de jogos deste estilo.

O maior destaque deste jogo foi sem dúvida sua cativante história no modo single player. A primeira missão que você assume já é no famoso Dia D, quando os aliados fizeram a invasão à Normandia. Neste momento você já vê o clima cinematográfico que o jogo traz à tela. As missões do jogo são bem interessantes e durante a história você verá excelentes diálogos e cenas intermediárias.

Call of Duty

#11 Call of Duty 2

Plataformas: Xbox 360, PC, Mac e Mobile

Lançamento: 2005

Lançado quase que junto ao Xbox 360, Call of Duty 2 foi um dos jogos mais “obrigatórios” para qualquer um que adquirisse o console na época. Daqui pra frente, será difícil escolher os jogos pois todos foram excelentes títulos da franquia.

O jogo faz um ótimo trabalho ao te colocar em várias facções diferentes durante o modo single player, e foi produzido de forma excelente, especialmente para a época. Certamente ele é o favorito de muitos fãs da velha era, mas acaba ficando por aqui em nossa lista.

Call of Duty

#10 Call of Duty: Modern Warfare

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC

Lançamento: 2019

Sendo um dos mais recentes títulos da franquia, Call of Duty: Modern Warfare é de longe o melhor em termos de gráficos e áudio. A produção também voltou com o modo de história, que estava esquecido nos títulos anteriores da série.

A história foi interessante, com bons momentos que te deixam tenso com o que irá acontecer em seguida. Será bom ver o que será feito no restante da franquia daqui em diante. No campo do modo multi player, adições como as batalhas de 2×2 e outros modos de combate foram alguns dos melhores elementos incluídos na série nos últimos tempos.

O que desapontou muitos jogadores foram os mapas. Comparados aos títulos anteriores de Call of Duty, os mapas estão muito mais fracos e entediantes.

Call of Duty

#9 Call of Duty: World at War

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii e PC

Lançamento: 2008

World at War é considerado por muitos como uma das melhores histórias da Segunda Guerra Mundial que a série traz. Saindo do modelo tradicional com tropas americanas, a franquia tomou um novo rumo te colocando na guerra do pacífico assumindo o controle de soldados russos.

Cada soldado que participa da história tem seus momentos marcantes e sanguinários, além de que os gráficos foram excelentes para a época e fascinaram muitos fãs. O jogo é tido como um dos mais sombrios da série.

Além de tudo isso, os modos de quatro jogadores e os zumbis nazistas foram alguns dos melhores lançamentos da franquia neste título.

Call of Duty

#8 Call of Duty: Black Ops 4

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC

Lançamento: 2018

Este jogo foi um grande avanço na série Black Ops, além de ser o primeiro Call of Duty que não traz um modo de história. Ao invés disso, o jogo opta pelo recentemente popularizado modo de battle royale. Blackout é um jogo fantástico e ainda muito jogado por diversos fãs.

A ausência do modo de história foi um grande risco tomado pelos produtores, mas se pagou bem. Especialmente porque com isso, conseguiram investir mais energia no modo multi player, o que foi certamente uma ótima escolha.

Call of Duty

#7 Call of Duty: Black Ops Cold War

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC

Lançamento: 2020

O último título da franquia já ganhou o coração da grande maioria dos jogadores. Black Ops Cold War foi o quarto título da Treyarch para a série e seguiu a marca da produtora, famosa pelo modo multo player e pelos zumbis. O jogo já possui alguns mapas com zumbis à disposição dos jogadores.

Apesar da crítica de alguns fãs de que a falta de bons mapas talvez seja a maior falha do jogo, é possível que novos e melhores mapas sejam lançados em breve. Enquanto os mapas decepcionam, as armas disponíveis estão entre as mais elogiadas da franquia de Call of Duty até então.

Call of Duty

#6 Call of Duty

Plataformas: PC, Mac e N-Gage

Lançamento: 2003

Ah… o primeiro jogo de todos. Foi difícil saber aonde exatamente encaixá-lo nesta lista, especialmente considerando o quanto é defasado em relação aos demais em questão gráfica e tecnológica em geral.

Apesar disso, é importante ressaltar que Call of Duty foi um dos pioneiros da categoria, e certamente não estaríamos onde estamos hoje se não fosse por ele. A história do jogo se passa na Segunda Guerra Mundial e segue três forças aliadas: a União Soviética, o Reino Unido e os Estados Unidos.

As missões de cada facção era única e toda missão totalmente original. O jogo foi um sucesso quase que imediato e teve impacto em várias franquias que depois também se consolidaram na nova categoria de jogos de tiro FPS.

Call of Duty

#5 Call of Duty: Black Ops

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, Nintendo Wii, PC e Mac

Lançamento: 2010

O primeiro título da franquia Black Ops foi considerado um dos melhores da série logo de cara. O modo de história passado durante a guerra fria tem um dos melhores roteiros produzidos e cativa fãs até hoje.

A criação de novos mapas e pacotes de expansão também valorizou o jogo, que conseguiu manter jogadores entretidos por muito mais tempo. O modo multiplayer é um dos mais queridos pelos fãs, com um sistema econômico novo para desbloquear itens.

Call of Duty

#4 Call of Duty: Warzone

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC

Lançamento: 2020

Call of Duty tem chegado às alturas nos últimos anos, muito devido ao sucesso de modo de battle royale introduzido em Warzone. Desde seu lançamento em março de 2020, no início da pandemia, o jogo atingiu números incríveis de jogadores. Além disso, as produtoras Activision e Blizzard seguem trabalhando firme no jogo para constantemente melhorá-lo.

O único problema identificado pelos fãs até agora foi o alto volume de jogadores trapaceiros/hackers que atrapalham diversas partidas. Fora isso, os mapas apresentados foram excelentes e a jogabilidade é fantástica.

Call of Duty

#3 Call of Duty 4: Modern Warfare

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii, PC e Mac

Lançamento: 2007

Talvez um dos mais controversos desta lista, Call of Duty 4: Modern Warfare foi um dos mais amados jogos de toda a série. Certamente o melhor já lançado até o momento de seu lançamento. Foi a primeira vez que a franquia desviou da Segunda Guerra e trouxe alguns elementos mais modernos à mesa.

Foi aqui também que conhecemos alguns dos personagens mais queridos da franquia, como o Capitão Price que segue sendo um dos principais protagonistas dos jogos mais recentes. O modo multi player também acertou, trazendo alguns dos mapas mais famosos do universo FPS, como Crash e Shipment.

Call of Duty

#2 Call of Duty: Modern Warfare 2

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC e Mac

Lançamento: 2009

A sequência de Modern Warfare basicamente pegou tudo de melhor que o primeiro título tinha, e fez ainda melhor. No modo de história, temos diversas opções distintas em um mundo fictício com algumas das melhores missões de toda a franquia. O jogador segue exatamente de onde parou no primeiro jogo e depois de alguns plot twists, segue se questionando para onde vai a história.

O jogo também trouxe alguns personagens muito queridos pelos fãs, como Ghost e Soap. os mapas do modo online também foram bem aprimorados, além das armas que ganharam um novo nível de grandeza.

Call of Duty

#1 Call of Duty: Black Ops 2

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii U e PC

Lançamento: 2012

Chegamos ao campeão de nossa lista! Black Ops 2 seguiu seu antecessor na guerra fria e tem um tom mais futurístico. Foi o primeiro da franquia Call of Duty a trazer diálogos com diferentes opções para os jogadores. Mais uma vez, muitos fatores foram aprimorados, como os zumbis, mapas e armas.

A jogabilidade é, de fato, o que torna Black Ops 2 o melhor jogo da série. O modo multiplayer é a alma do jogo, e nenhum outro da série conseguiu fazer algo tão bem sucedido até agora.

_______

Se curte jogos online também, veja aqui o que achamos de Call of Duty: Mobile!

Autoridade em games para celular.
Back To Top