Lista: Todos os Assassin’s Creed do pior ao melhor!

Assassin's Creed

O sucesso nascido em 2007 com o primeiro título de Assassin’s Creed não parou de crescer e ainda hoje leva os fãs a clamarem por novos e novos títulos. A franquia que já acumula doze títulos principais em sua complexa linha do tempo para consoles e PC, além de diversos outros títulos para plataformas mobile e sub-séries é, sem dúvida, uma das mais populares da atualidade.

Com tantos jogos em sua lista, é até difícil classificá-los, mais ainda escolher por onde começar para jogadores que ainda não conhecem a franquia. É verdade que Assassin’s Creed já foi bem criticado em certos aspectos pelos fãs, especialmente quanto à fórmula clássica da Ubisoft de padronizar demais seus jogos, direitos autorais e, claro, as sombrias microtransações.

Ainda assim, antes mesmo do lançamento de seu último título, que por sinal foi um sucesso, Assassin’s Creed Valhalla, a franquia já alcançava mais de 140 milhões de unidades vendidas, fazendo dela uma das franquias mais rentáveis de todos os tempos.

Diante disso, não há dúvidas de que esta lista merece seu espaço. Além disso, ninguém duvida também que esta lista possa ser um tanto polêmica. Por isso, analise bem a nossa lista e veja se bate com a sua. Se é um novo jogador, pegue nosso ranking de referência e forme suas próprias conclusões!

Assassin's Creed

12. Assassin’s Creed Unity

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC.

Lançamento: 2014

O lançamento de Assassin’s Creed Unity veio, assim como muitos recentemente, acompanhado de diversos bugs e falhas. Tantas que a desenvolvedora do jogo, Ubisoft, chegou a publicar uma desculpa pública e fornecer um pacote de expansão gratuito para os fãs como compensação.

Deixando estes pontos de lado, o jogo foi até elogiado pela crítica em sua animação e na imersiva história passada na Paris do século 18. As críticas maiores além dos bugs foram em seus controles confusos e também nas microtransações, algo que vem destruindo o mercado de games ultimamente, mas tendo duras respostas dos fãs em retorno (ainda bem).

Assassin's Creed

11. Assassin’s Creed Rogue

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Lançamento: 2014

Pelo ano de lançamento do jogo já podemos ver que um certo período foi difícil para a franquia. Assassin’s Creed Rogue foi lançado no mesmo ano de Assassins Creed Unity e apenas um ano após seu antecessor, Black Flag. Num período tão curto entre lançamentos, é basicamente impossível criar um jogo complexo e bem feito da maneira correta.

A história do jogo é até bem interessante, envolvendo personagens conhecidos de jogos anteriores da série como Haytham Kenway de Assassin’s Creed 3, mas ela também acaba sendo extremamente curta. As mecânicas de movimento não mudaram quase nada em relação ao anterior e o jogo acabou não emplacando tanto quanto poderia se fosse mais bem produzido.

Assassin's Creed

10. Assassin’s Creed Syndicate

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC.

Lançamento: 2015

Tratando dos protagonistas de Assassin’s Creed Syndicate, Evie e Jacob entregam um bom contraste em seus pontos de vista sobre a cidade de Londres na era Vitoriana. Ainda assim, Evie é jogada para escanteio em muitas histórias e foi revelado depois de algum tempo que isso é devido a um vazamento de dados que revelou que os diretores da Ubisoft acreditavam que protagonistas mulheres “não vendiam bem”.

Ainda que o jogo tenha tido diversas melhorias em relação ao seu antecessor, ele teve diversas falhas próprias não resolvidas. Uma delas que foi bem criticada pelos fãs foi a visão embaçada nas cenas de carruagem, que na verdade escondem lags na animação.

Assassin's Creed

9. Assassin’s Creed 3

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Nintendo Wii e PC.

Lançamento: 2012

Os problemas técnicos como lags e bugs que marcaram os jogos já citados, também marcaram Assassin’s Creed 3. Apesar disso, o jogo foi muito mais bem recebido que os anteriores, especialmente por seu enorme mundo virtual nos Estados Unidos coloniais (ainda que certas missões neste mundo muito grande conseguiram ser bem entediantes).

A história é boa, seguindo exatamente de onde o título anterior, Revelations, parou. Apesar de ter seus altos e baixos, ela acaba sendo relevada graças ao modo multiplayer que agradou à grande maioria dos jogadores.

Assassin's Creed

8. Assassin’s Creed

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, e PC.

Lançamento: 2007

O primeiro título da série com certeza tem seus méritos, afinal de contas tudo começou graças a ele. O jogo foi muito elogiado pela crítica pelos seus gráficos (na época, claro) e também pela história e a jogabilidade de ser um assassino silencioso. Apesar disso, o primeiro Assassin’s Creed é famoso por ter a inteligência artificial dos inimigos como uma das mais estúpidas dos games.

Apesar de qualquer problema, o jogo recebeu diversos prêmios e conseguiu ser pioneiro de uma franquia de altíssimo sucesso.

Assassin's Creed

7. Assassin’s Creed: Revelations

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Nintendo Wii, Android e PC.

Lançamento: 2011

O jogo que marcou a conclusão da saga do protagonista principal da série até então tinha, sem dúvida, uma grande expectativa sobre si. Muitos jogadores esperavam respostas para diversas perguntas criadas durante a jornada de Ezio, mas infelizmente o jogo não cumpriu muito neste sentido (apesar do título sugestivo, Revelations).

Os fãs só foram encontrar muitas das respostas que buscavam no livro lançado como Assassin’s Creed Encyclopedia. A maior crítica dos jogadores foi que o jogo era apenas mais do mesmo, crítica constante para a Ubisoft em suas franquias.

Assassin's Creed

6. Assassin’s Creed Odyssey

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Lançamento: 2018

Odyssey pegou tudo que seu antecessor, Assassin’s Creed: Origins, criou de melhor e melhorou ainda mais. O jogo tem um mundo gigantesco à disposição do jogador e uma história excelente. Além disso, foi o primeiro título da série a ter a opção de escolher diferentes personagens para jogar, e fizeram este trabalho com maestria.

As únicas críticas mais recorrentes dos jogadores são a exploração forçada do enorme mundo e o sistema de subir de níveis. Este é o mais criticado, principalmente pelo fato de mais uma vez nos depararmos com as microtransações. Este sistema de cobrar dentro do jogo por itens prejudica demais o jogador, que acaba sendo forçado a gastar se quiser continuar jogando por ser praticamente impossível subir de nível de qualquer outra forma.

Assassin's Creed

5. Assassin’s Creed 4: Black Flag

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Nintendo Wii U e PC.

Lançamento: 2013

Após o enxame de críticas que Assassin’s Creed 3 recebeu, o quarto título tinha uma enorme responsabilidade. Ainda bem (para nós) que o time da Ubisoft fez um excelente trabalho ao lavarem a alma na produção deste jogo.

O jogador tem à disposição um belíssimo mundo aberto para explorar enquanto segue uma vida entre piratas ao melhor estilo de Piratas do Caribe. As batalhas no mar foram uma adição excelente ao jogo, apesar da história não ser tão boa quanto outras da série.

Assassin's Creed

4. Assassin’s Creed Origins

Plataformas: PlayStation 4, Xbox Onee PC.

Lançamento: 2017

Assassin’s Creed Origins veio para dar a origem de toda a Irmandade aos jogadores, e com alta expectativa. O jogo foi o primeiro de uma série que veio para dar uma renovada geral na franquia. Após uma sequência de jogos fracos e mal recebidos pelo público e pela crítica, a Ubisoft tomou uma boa decisão em buscar renovar a série que já acumulava muitos título de certa forma semelhantes.

Além disso, algo que agradou muitos fãs foi onde o jogo se passa: no Egito antigo. Todos os jogos da série se passam em momentos marcantes da história da humanidade, mas nenhum havia ido tão longe até então.

Assassin's Creed

3. Assassin’s Creed Brotherhood

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Mac.

Lançamento: 2010

Assim como outros jogos desta lista, Assassin’s Creed: Brotherhood é bastante parecido com seu antecessor imediato. Ele na verdade faz, assim como Valhalla, uma melhoria nos pontos mais fortes de seu irmão mais velho. O jogo possui uma grande variedade de missões e de elementos que contribuem para a dinâmica do jogo.

A história do jogo foi bem recebida tanto pelos jogadores quanto pelos fãs, e o jogo ajudou bastante a sedimentar a franquia como uma a ser respeitada (e bem rentabilizada, vale destacar).

Assassin's Creed

2. Assassin’s Creed Valhalla

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e S e PC.

Lançamento: 2020

É verdade que Valhalla já tem o título de lançamento mais rentável de toda a franquia, mas hype é diferente de qualidade em si. Muitas críticas já citadas nesta lista também chegaram aqui. O mundo aberto é incrível, mas recheado de bugs (além de muito grande para o gosto de alguns).

O jogo traz novidades em relação a seu antecessor, Odyssey, e uma que agradou bastante os fãs foi a de poder trocar livremente entre os personagens masculino e feminino ao invés de ficar preso em um deles do começo ao fim.

Uma grande mudança que desagradou um grande número de fãs ao redor do mundo foi a obrigatoriedade de fazer uma conta na Ubisoft e realizar o login para poder jogar. Sem isso, o jogador é bloqueado de acessar o jogo, até mesmo no modo single player. Enquanto isso não é problema para muitos, em diversos lugares do mundo ou situações específicas, isso não será possível e a Ubisoft vêm enfrentando diversas críticas neste sentido.

Assassin's Creed

1. Assassin’s Creed 2

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Mac.

Lançamento: 2009

Apesar de ser o segundo jogo da série, Assassin’s Creed 2 foi o título que realmente estourou a série no mundo dos games. O jogo apresentou ao mundo o protagonista mais famoso e icônico da série até hoje, Ezio Auditore da Firenze.

Muito bem aprimorado em relação ao primeiro título da série, Assassin’s Creed 2 é listado com frequência como um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos. O jogo não é perfeito, não nos entenda mal. Considerando sua época, todos os aspectos são fantásticos. Ainda hoje ele pode cativar muitos fãs com sua jogabilidade ótima, história envolvente e belos cenários.

_______

Se você gosta de Assassin’s Creed, certamente também gosta de God of War. Confira aqui a história completa de Kratos até agora!

Autoridade em games para celular.
Back To Top