LISTA: Todos os Resident Evil do pior ao melhor!

Resident Evil

É natural para muitos jogadores considerar Resident Evil como o primogênito do gênero de terror de sobrevivência nos games. Com todo o volume de jogos lançados até agora na franquia, um novo jogador se aventurar por toda ela pode ser um grande desafio. Se você nunca jogou, certamente quer garantir que vai começar com o jogo certo.

Vale pontuar que rankear todos os Resident Evil não é uma tarefa fácil, e pode gerar polêmica. Fizemos nossa lista aqui mas fique à vontade para discordar se tiver um favorito na competição. Para facilitar essa complexa tarefa, estamos considerando apenas os jogos oficiais, portanto spinoffs como Umbrella Chronicles e Operation Racoon estão fora desta vez.

Resident Evil

11. Resident Evil 6

Lançamento: 2012

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e PC

Desde seu lançamento, Resident Evil 6 enfrentou críticas alegando que o jogo de distanciou muito do clássico gênero de horror (que praticamente nasceu com a franquia) e acabou se tornando só mais um jogo de ação. Além disso, fãs também criticaram que as campanhas do jogo, que foram dobradas de duas para quatro, eram muito rasas e não cativavam muito. Apesar dos pesares, há um fã-clube forte na internet que o defende com unhas e dentes.

Na questão das campanhas, é difícil discordar dos jogadores. Como as campanhas foram dobradas mas não tiveram exatamente o dobro do tempo de jogo, acabaram sendo campanhas muito curtas e com isso, deixavam muitas perguntas sem resposta pelo curto caminho. Além disso, a falta de algum elemento que una estas campanhas de alguma forma faz com que fiquem soltas demais. Apesar destes problemas, o jogo ainda conseguiu fazer um excelente trabalho na questão gráfica e até mesmo na jogabilidade, se considerarmos como um jogo de ação.

Resident Evil

10. Resident Evil Zero

Lançamento: 2002

Plataformas: GameCube, Wii, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e PC

Resident Evil Zero não é um jogo ruim para ser sincero, mas também está um tanto longe de ser um jogo bom. O jogo é uma prequela do primeiro título, se passando algum tempo antes dos primeiros eventos ocorridos na franquia apesar de ser o quinto lançamento da série oficial. A narrativa e os gráficos são interessantes, especialmente para quem acompanhou a série desde o início. Infelizmente, o jogo fez muitas mudanças na fórmula que fez da franquia um sucesso.

Apesar de não ser exatamente algo novo, Zero traz um sistema de dois personagens, mas não tem uma boa execução. Além disso, o jogo não tem as clássicas caixas de itens, forçando os jogadores a abandonar itens no caminho e voltar se sentir a necessidade deles no futuro. Estes foram alguns aspectos que desagradaram os fãs e levaram o jogo a esta posição.

Resident Evil

9. Resident Evil 5

Lançamento: 2009

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch, PC e Android

Assim como 6, Resident Evil 5 também é bastante voltado à ação. No seu lançamento, no entanto, foi bem mais recebido que seu sucessor. Ele veio de uma estratégia compreensível da desenvolvedora do game, Capcom, que quis replicar o máximo possível do que fez o quarto título da franquia alcançar tanto sucesso: deixar os sustos um pouco de lado em troca de mais ação.

Ainda que questões de sobrevivência como o gerenciamento de itens e munição ainda sejam um aspecto existente em Resident Evil 5, claramente o foco do jogo é nos combates, e vale pontuar que para isso o jogo faz um bom trabalho. A mecânica de utilização da arma é boa e a história bem envolvente, mas ele também apresenta alguns problemas quando você precisa se esconder ou contar com a inteligência artificial de seus aliados.

Resident Evil

8. Resident Evil – Code: Veronica

Lançamento: 2000

Plataformas: Dreamcast, PlayStation 2, PlayStation 3, GameCube e Xbox 360

Pode se dizer que Veronica é o primeiro título que qualquer fã da franquia “têm” de jogar. O jogo segue a história de Claire Redfield após os eventos dos jogos anteriores, Resident Evil 2 e Nemesis. Este é o primeiro título da série a apresentar ambientes 3D e permitir movimentos que a câmera nunca permitiu.

Como Resident Evil – Code: Veronica foi lançado a princípio somente para Dreamcast, que foi um fracasso de vendas, o jogo foi prejudicado drasticamente em suas vendas no lançamento. Quando conseguiu sair em plataformas como PlayStation 2 e GameCube, seus gráficos já eram fracos em relação aos demais jogos destes consoles. Apesar destes contratempos, hoje em dia é um jogo antigo mas que pode ser muito bem apreciado pelos fãs mais ávidos da série.

Resident Evil

7. Resident Evil 3: Nemesis

Lançamento: 1999

Plataformas: PlayStation, Dreamcast, GameCube e PC

Sem dúvidas, um clássico. O jogo que introduziu o famigerado Nemesis à franquia deixou sua marca absoluta na visibilidade da série. O jogo se passa no mesmo período do anterior, acompanhando a protagonista Jill Valentine enquanto tenta escapar da famosa Racoon City. A história começa, na verdade, um dia antes dos eventos do antecessor. Enquanto Jill segue para o departamento de polícia e se depara com os terrores encontrados por lá. Dentre eles, um se destaca: Nemesis. O monstro sem lábios marcou a história da franquia tanto nos games quanto no cinema.

Como o nome já sugere, o antagonista Nemesis é uma terrivel e ameaçadora força durante todo o jogo, perseguindo a personagem principal até que os créditos rolem. Assim como em Resident Evil 7, aqui Nemesis também cumpre um papel conflituoso na história já aterrorizante de Racoon City.

Resident Evil

6. Resident Evil

Lançamento: 1996

Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, Nintendo DS e PC

A mãe de toda a franquia, o carro-chefe que criou tudo, Resident Evil. Hoje em dia, no entanto, ele já não é tão relevante quanto foi em outrora; Apesar de ser o primeiro a mostrar o que realmente é um jogo de sobrevivência, certamente não é o melhor jogo da série. Sendo um título já vencido pelo tempo, sua continuação acaba sendo bem mais relevante para novos jogadores hoje do que a primeira exibição.

Resident Evil

5. Resident Evil 2

Lançamento: 1998

Plataformas: PlayStation, Dreamcast, Nintendo 64, GameCube e PC

Diante da primeira trilogia, é seguro afirmar que Resident Evil 2 foi o melhor deste primeiro momento. Se encontrando bem no meio da ação frenética de Nemesis e a série de corredores do primeiro jogo. o segundo título equilibra da melhor forma uma boa história com o sistema de sobrevivência estabelecido pelo jogo.

A Capcom, neste momento, fez uma jogada extremamente inteligente: reunir o que fez de melhor naquele jogo (que foi um dentre vários novos lançamentos na época) e transformar em algo realmente relevante. Resident Evil 2 criou uma narrativa original e uma atmosfera realmente envolvente. Além disso, o jogo introduziu personagens que seguiriam até o sexto título (e talvez ainda mais), como Claire Redfield e Leon Kennedy.

Resident Evil

4. Resident Evil Village

Lançamento: 2021

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC

Resident Evil Village enfrenta o mesmo problema de alguns jogos nesta lista: se concentrar mais na ação do que na jogabilidade de terror e sobrevivência na qual o jogo se criou. Claramente, o jogo é inspirado no maior sucesso da franquia, Resident Evil 4. Isso pode parecer um encaixe perfeito para um grande grupo de fãs, mas ao mesmo tempo, pode ser uma oportuidade de faltar com a expectativa.

A instrodução dela que se tornou rapidamente uma fan favorite, Ladi D, além do retorno de Ethan Winters e alguns outros personagens forneceram uma boa revigorada na franquia. A campanha é curta aos olhos de muitos fãs, até mesmo para os padrões da franquia, mas acaba provando que o formato de primeira pessoa pode funcionar muito bem para o modelo agressivo que a série tem tomado.

Aqui você terá que tomar uma decisão: você valoriza mais o verdadeiro terror de entrar em uma sala totalmente vazia com duas balas e um taco de baseball, ou prefere uma jogabilidade mais voltada a reflexos ágeis nos tiros, exploração de ambientes e upgrades? Dependendo de sua resposta, você provavelmente teria uma experiência melhor com Resident Evil 7.

Resident Evil

3. Resident Evil 7: Biohazard

Lançamento: 2017

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, NintendoSwitch e PC

Resident Evil 7 não se parece muito com um jogo da série para ser sincero, saindo da perspectiva de terceira pessoa para a de primeira pessoa e com o foco em uma história bem mais curta. Independente disso, é um excelente jogo de terror. Voltando às raízes do que tornou a série aterrorizante, o jogo traz um ambiente assustador do começo ao fim.

Aqui, ao invés de controlar agentes da STARS como nos outros títulos, você controla Ethan Winters, que recebe uma carta de sua esposa que desapareceu antes dos eventos do jogo terem início. Ele segue seus passos até uma fazenda abandonada no estado de Louisiana e lá, descobre revelações horripilantes sobre sua esposa e até sobre si mesmo.

Resident Evil 7 é um distanciamento da série em termos de narrativa e jogabilidade, mas faz um ótimo trabalho nestes pontos.

Resident Evil

2. Resident Evil 2 Remake

Lançamento: 2019

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

O remake de Resident Evil 2 segue a mesma narrativa que seu antecessor de 1998, mas as similaridades já param por aqui. Construído do zero e reimaginando todo o jogo, remake combina perfeitamente a atmosfera que o segundo jogo traz com os recursos que temos disponíveis hoje.

É um jogo em terceira pessoa que tem um foco menor na ação do que os demais jogos recentes, mergulhando o jogador em uma experiência mais imersiva. Obviamente, a diferença dos gráficos mais de 20 anos depois do lançamento do primeiro são gritantes. Não só em questão gráfica mas em outros fatores do ambiente como fumaça e iluminação, também contribuem para criar uma atmosfera ainda mais sinistra.

Resident Evil

1. Resident Evil 4

Lançamento: 2005

Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, GameCube, Nintendo Switch e PC

Chegamos aqui ao nosso campeão. É até difícil calcular o impacto de Resident Evil 4 na indústria dos jogos. Tendo seu lançamento originalmente no GameCube em 2005, o jogo já alcançou diversas outras plataformas e muitos fãs até hoje pedem atualizações para plataformas mais modernas. Apesar disso, hoje não é difícil jogar o game pra ninguém.

O terceiro título da série já teve um impacto significativo na melhoria gráfica, mas já era o melhor possível com o console da época que era o primeiro PlayStation. Com máquinas mais potentes, o quarto título pôde trazer muito mais melhorias, dentre elas a mudança da câmera para ficar sobre o ombro ao invés de atrás do personagem. Esta visão para um jogo de terror é excelente pois permite um certo bloqueio de visão que torna tudo um tanto mais tenso.

Foi também o primeiro jogo da franquia a ser focado na ação, e nisso fez um excelente trabalho. A Capcom acabou exagerando um pouco nisso nos jogos seguintes, mas aqui ela encontrou o equilíbrio perfeito.

_______

Curtiu a lista? Confira também nosso ranking de todos os jogos de Assassin’s Creed!

Autoridade em games para celular.
Back To Top