The Simpsons: Tapped Out – análise e 6 dicas [REVIEW]

The Simpsons: Tapped Out

The Simpsons: Tapped Out não é o primeiro jogo da aclamada série animada para plataformas mobile, mas certamente é o mais popular. Se você é fã da série, já sabe bem o que esperar: boas risadas e um humor sarcástico. O jogo consegue trazer bem para a telinha o universo de Simpsons e com certeza, vale a experiência.

Quer ver o que achamos? Confira abaixo nossa análise e de brinde receba 6 dicas pra te alavancarem no game!

Unknown app
Unknown app
Developer: ELECTRONIC ARTS
Price: Free

Dados técnicos de The Simpsons: Tapped Out

Android

Rating: 4,4/5 (660 mil votos)
Tamanho: 64 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 14+

iOS

Rating: 4,7/5 (110 mil votos)
Tamanho: 84 MB
Compatibilidade: Requer iOS 7.0 ou superior
Classificação: 12+

Site oficial de The Simpsons: Tapped Out

The Simpsons: Tapped Out

História de The Simpsons: Tapped Out

Quem não conhece Os Simpsons? A série que começou como apenas um quadro no programa The Tracy Ullman Show em 1987, ganhou sua independência em 1989 e vem conquistando fãs há mais de 30 anos por todo o mundo. Com isso, especialmente considerando a época em que foi lançada, não é surpresa que a série esteja presente em basicamente todas as plataformas lançadas desde então.

Do primeiro NES, passando pelo Game Boy e chegando aos últimos Xbox e Playstation, Os Simpsons já tiveram diversos jogos em uma infinidade de categorias diferentes. Jogos de ação, quebra-cabeças, cartas e até mesmo corrida já entraram no pacote, e agora com as plataformas mobile em alta, é claro que não ficariam de fora.

The Simpsons: Tapped Out foi o quarto jogo da série para plataformas mobile, tendo como antecessores os jogos Minutes to Meltdown lançado em 2007, Itchy and Scratchy Land lançado em 2009 e The Simpsons Arcade, também lançado em 2009 exclusivamente para iOS como um remake do primeiro jogo da história da série, lançado em 1991.

Ainda assim, The Simpsons: Tapped Out foi o que cativou o coração dos fãs. O jogo foi desenvolvido pela fantástica EA Games, responsável por clássicos como The Sims e Sim City, e podemos ver muitos aspectos destes jogos aqui. Segundo a produtora, The Simpsons: Tapped Out gerou até o ano de 2014 de mais de 130 milhões de dólares, e segue hoje com uma receita superior a 200 milhões de dólares.

The Simpsons: Tapped Out

Jogabilidade de The Simpsons: Tapped Out

Como já é de se esperar, The Simpsons: Tapped Out começa com uma trapalhada de Homer que você precisará consertar. No jogo, Homer distraído ao jogar um game mobile (bem parecido com este, inclusive), deixa passar uma falha de segurança na usina nuclear causando uma explosão que destrói a nossa querida Springfield. Agora é sua missão reconstruir a cidade com a ajuda de Homer e Lisa a princípio, e com diversos outros cidadãos conforme o jogo avança.

The Simpsons: Tapped Out irá te conduzir por tutoriais por um certo tempo até que se familiarize com a mecânica do jogo e dali em diante, você estará por conta própria. O jogo é bem parecido com uma certa mistura de The Sims com Sim City, adaptado para um modelo mobile e consequentemente, freemium.

Em The Simpsons: Tapped Out você precisará colocar seus cidadãos para cumprir tarefas que levarão algum tempo para ser concluídas e te darão recompensas como dinheiro, experiência ou até mesmo valiosos donuts.

O dinheiro é o recurso mais utilizado do jogo, utilizado pra comprar basicamente tudo para montar sua cidade. Os pontos de experiência irão te ajudar a subir de nível, adquirindo novas construções e personagens para sua nova Springfield. Por último, os Donuts. Em The Simpsons: Tapped Out os donuts funcionam como os “diamantes” da maioria dos jogos mobile. Eles são a moeda premium do jogo, capazes de acelerar tarefas e construções e pode ser comprado com dinheiro real para dar um boost em seu jogo.

Apesar da existência dos donuts, eles não serão necessários para o jogo a não ser que tenha pressa, ou que queira acesso a alguns recursos premium. O jogo disponibiliza alguns personagens, construções e decorações que você só terá acesso comprando com donuts, mas que também não irão fazer nenhuma diferença significativa na jogabilidade de The Simpsons: Tapped Out.

Vale destacar que apesar dos requisitos mínimos de The Simpsons: Tapped Out sejam relativamente baixos, você irá precisar de uma bela conexão à internet pra conseguir jogar confortavelmente. Primeiro porque apesar do download baixo na Play Store, ele irá baixar mais de 1gb adicionais assim que iniciar o jogo. Em seguida, o jogo parece ter uma dependência muito grande de informações da nuvem. Aqui com uma internet de 120gb, ele já caiu diversas vezes e tive que reiniciá-lo. Não perdi nenhum avanço no jogo, mas é um tanto cansativo.

6 Dicas de The Simpsons: Tapped Out

Confesso que já baixei e desinstalei The Simpsons: Tapped Out algumas boas vezes. Em alguns momentos achei o jogo cansativo ou repetitivo, e alguns meses depois deu saudade de jogar. Jogos que te fazem rir de verdade são raros e tem seu valor. Após alguns meses relembrando o jogo, compilei aqui algumas dicas pra você acelerar o crescimento de sua Springfield!

Donuts secretos

Esta dica é basicamente um easter egg escondido em The Simpsons: Tapped Out. Clicando em Homer você verá sua lista de atividades a serem realizadas abrir. Quando ela abrir, clique em Homer 10 vezes rapidamente. Fazendo isso você irá ganhar 10 donuts e uma estátua decorativa de Jebediah.

Escolha bem suas tarefas

As tarefas de seus cidadãos em The Simpsons: Tapped Out variam muito em tempo de execução e valores de recompensa. Obviamente, as tarefas mais longas tendem a dar as recompensas melhores, mas isso não quer dizer que você deve se focar apenas nelas. Afinal, se todos seus cidadãos estiverem fazendo alguma tarefa demorada, o que você irá fazer?

Se você tirou um tempo pra jogar tranquilamente, o ideal será colocar seus cidadãos apenas em tarefas curtas, de modo que você receba as recompensas mais rápido e possa gastar logo o que ganhou. Quando for encerrar o jogo, lembre-se de colocar todos com as tarefas mais longas possível. Assim, quando você voltar pro jogo terá vários prêmios te esperando.

Recolha rápido

Um problema pessoal que tenho com muitos jogos de simulação como este, é o tempo que leva pra clicar em todos os ícones de itens pra recolher pra enfim, poder gastá-los. Pode parecer pouco mas quando você tem uma Springfield gigantesca e recheada de cidadãos, este trabalho pode ser desanimador.

Felizmente, The Simpsons: Tapped Out tem uma solução simples pra isso. Quando tiver muitas recompensas a coletar, abra seu livro de tarefas, feche, e abra novamente. Dentro de 5 a 10 segundos, todas as recompensas estarão coletadas e somadas ao seu caixa.

Escolha bem suas construções

Todas as construções de The Simpsons: Tapped Out te darão recompensas periodicamente de dinheiro e experiência. A questão é que estes valores mudam muito de uma pra outra, e ter em mente seu objetivo poderá ajudá-lo a crescer sua cidade mais depressa.

Estabelecimentos comerciais como o mercadinho de Abu, por exemplo, possuem tarefas que te darão grandes somas de dinheiro, mas levam muito tempo pra serem executadas. Vale considerar estes estabelecimentos como uma fonte fixa de renda, onde você deverá sempre que abrir o jogo, já colocar pra executar tarefas de imediato. Assim você terá um bom caixa te esperando na próxima vez que acessar o jogo.

Já residências, irão te dar um pagamento fixo em impostos, porém de valor muito baixo. The Simpsons: Tapped Out te dará algumas residências com a capacidade de executar tarefas também. Estas tendem a ser um pouco demoradas mas te dão recompensas melhores que apenas os impostos. Uma desta que você terá logo de início é a casa do Flanders, que você poderá colocar a Lisa para cuidar do bebê.

Suba de nível rápido

Em The Simpsons: Tapped Out você terá pra construir, além de estabelecimentos comerciais e residenciais, itens decorativos também. Eles parecem inúteis em um primeiro olhar, afinal não geram nenhuma receita em dinheiro ou donuts. Mas não se engane: Estes itens decorativos são bombas de experiência que irão te ajudar a subir seu nível rapidamente, desbloqueando novas construções e personagens no caminho.

O meio mais rápido de acumular experiência rapidamente é com estes itens. Como eles são baratos e irão ocupar relativamente pouco espaço de sua cidade, construa eles sempre que possível.

Consulte o “Conformômetro”

Na tela principal de The Simpsons: Tapped Out você terá no canto inferior esquerdo da tela uma nota da sua cidade em estrelas. Clique nela e você verá em que pontos sua cidade está boa e quais ela precisa melhorar. Esta nota vale muito pra você pois ela multiplica sua receita em dinheiro conforme seu ranking. Aqui entra outro benefício das decorações: alguns destes rankings dependem diretamente delas e quanto maior for sua nota, mais dinheiro você irá ganhar nas tarefas ordenadas para seus cidadãos.

The Simpsons: Tapped Out

Nossa análise

É um prazer enorme ver nossos amigos amarelos na telinha do celular, especialmente se eles vêm acompanhados de todo o universo da série e todo o humor que a caracteriza e a coloca como uma das melhores animações adultas já feitas. The Simpsons: Tapped Out te leva pro universo de Simpsons a fundo e se você gosta da série, recomendo muito que dê uma chance ao jogo.

O formato, apesar de já ser um tanto repetitivo para o universo mobile, tem uma boa renovada com as piadas legitimamente engraçadas e com tarefas que não são plantar, colher, cortar madeira, mineirar, etc.

Infelizmente, rir durante o jogo não é tudo. O problema da conexão é real: o jogo cai com muita frequência. Além disso, após algum tempo jogando ele fica realmente repetitivo e você sente que está só clicando na tela executando tarefas, e não em um jogo que exige estratégia (ou nada, basicamente). Muito fácil de jogar e difícil de conseguir qualquer destaque, ele acaba sendo nada mais que um passatempo divertido que você provavelmente irá desinstalar em pouco tempo por sentir que ficou enjoativo.

No entanto se prepare: é bem possível que dentro de alguns meses a saudade bata e você baixe de novo pra rir mais um pouco.

_______

Custe jogos de simulação? Confira aqui nossa análise sobre Homescapes!

The Simpsons: Tapped Out

3.8

Jogabilidade

4.0/5

Áudio

4.0/5

Design

4.5/5

Inovação

3.0/5

Desempenho

3.5/5

Pros

  • Diversão garantida
  • Humor da série é forte
  • Tradução para o português excelente

Cons

  • Formato viciado
  • Repetitivo
  • Exige uma conexão de internet muito poderosa
Autoridade em games para celular.
Back To Top