Sonic the Hedgehog 2, em razão de ter sido liberado recentemente de graça pela Steam, voltou a atrair a atenção de gamers brasileiros.
A verdade é que o jogo Sonic, tradicionalíssimo, já é figura conhecida entre a imensa maioria de apaixonados por jogos eletrônicos.
Porém, a questão: será que, ainda hoje, nosso querido Sonic se destaca em meio a tantas outras opções como fazia na saudosa época do Mega Drive?
Isso é o que tentaremos te responder em mais esse review.
Em frente!
Conteúdo da postagem
Dados técnicos de Sonic the Hedgehog 2
Android
Rating: 4,2/5 (150,8 mil votos)
Tamanho: 71 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.4 ou superior
Classificação: Livre
iOS
Rating: 4,3/5 (628 votos)
Tamanho: 181,4 MB
Compatibilidade: Requer iOS 10.0 ou superior
Classificação: 4+
Site oficial de Sonic the Hedgehog
História de Sonic the Hedgehog 2
Sonic the Hedgehog é uma franquia de jogos produzida pela japonesa SEGA Corporation e lançado, em sua primeira versão, em 1991.
Essa primeira versão do game, conhecidíssima, apresentava o protagonista da série, Sonic, correndo pelos níveis do jogo para impedir os planos malignos do Doutor Robotnik de dominar o mundo.
Tecnicamente, o jogo exigia a habilidade do jogador em correr e ultrapassar obstáculos (geralmente pulando).
Na sequência veio Sonic the Hedgehog 2, lançado em 1992, com a jogabilidade aprimorada e aumentado em velocidade. O sucesso foi tamanho que o fez se tornar o segundo jogo mais vendido de Mega Drive de todos os tempos.
Sonic, desde então, tornou-se um ícone no mundo dos games, e hoje temos versões da franquia em todas as plataformas possíveis de jogos eletrônicos.
Palavras do desenvolvedor
Vamos ver o que a SEGA nos diz sobre Sonic the Hedgehog 2:
Um dos jogos da SEGA mais vendidos de todos os tempos, Sonic The Hedgehog 2 já está disponível de graça para dispositivos móveis! Redescubra a obra-prima supersônica da SEGA!
Dr. Eggman retornou com seus planos malignos, tentando encontrar as sete Chaos Emeralds que permitirão que ele complete sua arma definitiva, o Death Egg. Só o trio Sonic, Tails e Knuckles será capaz de derrotá-lo nesta versão remasterizada da equipe por trás de Sonic Mania!
Sonic The Hedgehog 2 se junta à coleção crescente de SEGA Forever, um baú dos tesouros de clássicos de console da SEGA que voltam à vida pela primeira vez nos dispositivos móveis!
RECURSOS
– Doze zonas infestadas de Badnik para dominar, desde cavernas submersas até cassinos com luzes neon!
– Compita online, enfrente o modo Time Attack e o novo modo Boss Attack!
– Jogue o estágio secreto Hidden Palace Zone que nunca foi lançado com o lançamento original!
– Enfrente as criações do Dr. Eggman, incluindo o aterrorizante Mecha Sonic
– Obtenha todas as Chaos Emeralds para se transformar em Super Sonic e Super Knuckles!
RECURSOS DO JOGO MOBILE
– JOGUE DE GRAÇA com anúncios ou jogue sem anúncios comprando no aplicativo
– SALVE SEUS JOGOS – salve seu progresso em qualquer ponto do jogo
– PLACARES DE LÍDERES – dispute com o mundo inteiro para conseguir as pontuações mais altas
– SUPORTE DE CONTROLE: controles compatíveis com HID.
CURIOSIDADES DE SONIC THE HEDGEHOG 2
– Esta é a versão mais completa de Sonic The Hedgehog 2 até hoje, incluindo ação em widescreen e 60 quadros por segundo, além de trilha sonora remasterizada!
– Este foi o primeiro jogo do Sonic a conter o golpe Spin Dash
– A versão para Master System foi o primeiro jogo onde Tails apareceu, embora ele não fosse jogável!
– Diferente da versão original para Mega Drive/Genesis, agora você pode voar como o Tails!
HISTÓRIA DE SONIC THE HEDGEHOG 2
– O jogo foi originalmente lançado mundialmente em novembro de 1992
– Desenvolvedores originais: Sonic Team & SEGA Technical Institute
– Designer: Hirokazu Yasuhara
– Compositor Principal: Masato Nakamura
Jogabilidade
O enredo de Sonic the Hedgehog 2 é conhecido: Dr. Eggman (ou Robotnik) deseja dominar o mundo, e Sonic tenta impedi-lo.
A jogabilidade, também, não é mistério. Correr, pular, livrar-se de obstáculos…
Mas para falar da versão de Sonic the Hedgehog para celular, a Classic, precisamos abordar o que já foi produzido pela SEGA em outras versões.
A grande verdade é a seguinte: Sonic, diferente de outros jogos antiquíssimos como, por exemplo, o Mario, não conseguiu migrar da plataforma 2D para a 3D com muito sucesso.
Exatamente por isso oferecem a versão ouro, relíquia, nostalgia de Sonic para celular.
Versões da lendária franquia
O plot de Sonic é praticamente o mesmo para todas as versões. Muda, entretanto, a jogabilidade.
Hoje, há versões de Sonic the Hedgehog em 2D e 3D.
Nas versões 2D, que remetem às primeiras versões de Sonic the Hedgehog lançadas para Mega Drive, você controla Sonic horizontalmente, basicamente pulando nos inimigos para destruí-los e interagindo com objetos especiais, como os anéis, que recuperam a sua energia e, quando reunidos em grande quantidade, abrem espaço para que você se transforme em “Super Sonic”, corra mais rápido, voe, e até se torne invencível.
Há, também, nas versões em 2D, uma boa variedade de itens capazes de te dar diversos outros poderes ou bônus (como vida extra, etc.).
Por ser um jogo focado em velocidade, há tempo para cumprir as fases; caso contrário, Time Over.
Inúmeros contratempos podem fazer com que você morra: você pode ser esmagado, afogado (obviamente, nas fases aquáticas), cair num abismo…
Há, ainda falando da jogabilidade na versão 2D, um razoável arsenal de ataques disponíveis ao Sonic, como o pulo supersônico, o giro supersônico, entre outros.
Na jogabilidade 3D, TUDO muda. É como se fosse outro jogo, utilizando somente o mesmo plot e o mesmo e carismático mascote.
Ao jogador, porém, a dinâmica do jogo é inteiramente outra.
O mapa, na versão 3D de Sonic, é aberto e dotado de profundidade. Há rotas alternativas que podem ser percorridas, o que resumidamente acaba com a dinâmica das fases.
Há a possibilidade de interagir com pessoas, fazer missões e buscar por itens, o que demonstra uma ampliação (e mudança) na jogabilidade.
Há, também, uma grande variedade de ataques especiais para o Sonic e, como era de se esperar, graficamente são jogos mais aprimorados.
Mas aqui entra um problema: a jogabilidade que fez Sonic ser um dos jogos de maior sucesso de todos os tempos depende da orientação 2D. Fato.
Dissemos tudo isso pelo seguinte: a tendência absoluta, inquestionável dos jogos atuais é 3D com gráficos de ponta.
Como, então, inserir Sonic nessa competição? Ou por outra: Sonic the Hedgehog 2, para celular, sendo um jogo 2D, consegue competir com os grandes jogos da atualidade?
Para responder todas essas perguntas, chegou a hora de nossa análise.
Nossa análise
Sonic é, sem dúvida, um dos personagens mais icônicos do mundo dos games, e que possui uma das maiores bases de fãs do mundo.
Devido ao sucesso assombroso de Sonic the Hedgehog 2 no Mega Drive, muitas e muitas versões “aprimoradas” ou tentativas de reconstrução da jogabilidade que encantou o mundo foram desenvolvidas pela SEGA, mas a verdade é que a maioria delas fracassou.
Por vezes, a dinâmica do jogo distanciou-se muito do lendário Sonic the Hedgehog 2; por outras, problemas técnicos em emulação (muitas vezes no áudio e, principalmente, nos controles) prejudicou a boa jogabilidade.
Entretanto, desde de já avisamos: nessa versão de Sonic the Hedgehog 2 para celular, a SEGA acertou.
Mas para analisá-lo, precisamos fazer ressalvas.
Primeira: obviamente, seria um absurdo comparar graficamente um jogo como Sonic the Hedgehog 2 a, por exemplo, um game moderno como Free Fire.
Isso acontece porque, simplesmente, as propostas são diferentes. E seria um erro de nossa parte dizer que graficamente Sonic the Hedgehog 2 é infinitamente pior que um Gardenscapes apenas porque os gráficos estão estilizados aos anos 90.
Temos de avaliar o jogo inserido na proposta, os gráficos inseridos na funcionalidade, na harmonização destes com a jogabilidade, e na capacidade do jogo entregar ao jogador uma experiência interessante e consistente.
Outra coisa ressalva fazemos quanto à jogabilidade. O que é jogabilidade? Simplesmente variedade de comandos ou a riqueza e solidez da experiência que o game entrega ao jogador?
Se analisamos consoante a primeira noção, então, fatalmente, teremos de dizer que Sonic the Hedgehog 2 possui jogabilidade inferior à média dos jogos mobile atuais.
Mas se analisamos conforme a segunda, será forçoso admitir que a experiência que Sonic the Hedgehog 2 entrega ao jogador é, exatamente, a mesma que entregou na década de 90.
O game, em suma, é o mesmo, com algumas novidades em relação a fases e outros detalhes.
Mas a dinâmica do jogo, a movimentação 2D em velocidade, a superação de obstáculos, a exigência de ágeis reflexos por parte do jogador, a adrenalina gerada pelo marcador de tempo e todas as outras características que fez de Sonic the Hedgehog 2 um dos jogos de maior sucesso do mundo estão, idênticas, nessa versão para celular.
E, diferente de várias outras tentativas da SEGA em replicar o lendário game, nesta versão o jogo apresenta-se fidelíssimo ao original, com controles extremamente funcionais e de adaptação facílima ao jogador.
O desempenho do jogo está ótimo, e não temos críticas técnicas a fazer (impressionante…).
Por isso nem titubeamos: Sonic the Hedgehog 2, para mobile, é uma opção excelente ao jogador que busca desafio e diversão pelo celular.
Entretanto, como sempre, temos de citar o lado negativo.
Em Sonic the Hedgehog 2, os anúncios estão atrapalhando a jogabilidade. É verdade, eles não aparecem o tempo inteiro, mas num jogo como Sonic, totalmente atrelado à velocidade de execução das tarefas, anúncios simplesmente não podem aparecer no meio das fases.
De qualquer forma, a experiência do jogo é ótima, apesar destes chatíssimos anúncios, e fica a nossa recomendação!
_________________________
Se você gostou desse artigo, não deixe de ler o que escrevemos sobre Township, Earn to Die 2, e o nosso guia do impostor em Among Us.