Arknights: tudo sobre esse Tower Defense “Gacha” [REVIEW]

Arknights

Arknights entrou no mercado seguindo a tendência de jogos adeptos à mecânica gacha, que tem conquistado um público cada vez maior e parece ser componente importante da fórmula de sucesso de vários games.

Arknights, porém, implantou a mecânica em um Tower Defense, estilo tradicionalíssimo calcado, quase sempre, mais em elementos de estratégia que em elementos de RPG.

Deu certo? Arknights é game que vale o download?

Isso é o que tentaremos te responder em mais esse review.

Em frente!

Dados técnicos de Arknights

Android

Unknown app
Unknown app
Developer: Yostar Limited.
Price: Free

Rating: 4,5/5 (72,4 mil votos)
Tamanho: 67 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 10+

iOS

‎Arknights
‎Arknights
Developer: YOSTAR LIMITED
Price: Free+

Rating: 4,6/5 (3,3 mil votos)
Tamanho: 2,2 GB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 12+

Site oficial de Arknights

História de Arknights

História de Arknights

Arknights é um jogo para celular chinês publicado pela Yostar Limited em sua primeira versão global em 16 de janeiro de 2020.

O jogo rapidamente se popularizou, conquistando um enorme número de usuários nos Estados Unidos (além, é claro, da China) e, segundo a Sensor Tower, gerou receita superior a 1 milhão de dólares no último mês de julho.

A proposta de Arknights é mesclar um jogo RPG em Tower Defense (e sua tradicional vertente estratégica) com a cada vez mais popular mecânica gacha.

Arknights está disponível para as plataformas Android e iOS.

Palavras do desenvolvedor

Vamos ver o que nos diz a Yostar sobre o jogo (e, ao que parece, eles não querem conversar conosco em português):

Dear Doctor, our server is now open! Thank you so much for your patient waiting and continuous support. We wish you enjoy the brand new journey in Arknights!

 

Take on the role of a key member of Rhodes Island, a pharmaceutical company that fights both a deadly infection and the unrest it leaves in its wake. Together with your leader Amiya, you’ll recruit Operators, train them, then assign them to various operations to protect the innocent and resist those who would thrust the world into turmoil.

 

Your tactics will determine the future of Rhodes Island. Fight for the Dawn!

 

・Gorgeous anime-style game with a perfect combination of RPG and strategy elements
・Hundreds of unique Operators across a variety of classes open up countless gameplay options
・Auto Deploy system conveniently allows you to free up your hands
・Carve out a home, just the way you want it, with the Base construction system
・A robust soundtrack and some of the most famous Japanese voice actors and actresses will give you a sublime auditory experience.

Jogabilidade

Jogabilidade de Arknights

Enredo

Arknights passa-se num cenário futuro distópico e pós-apocalíptico do planeta Terra, onde a magia está presente e os seres humanos exibem traços de animais ou raças mitológicas.

Os desastres naturais produziram um mineral valioso, o originium, que é capaz de infectar pessoas com uma doença progressiva (demoninada oripathy) com taxa de mortalidade de 100% (!).

Devido ao caráter mortal da doença e seu alto potencial de contágio, os doentes passaram a ser hostilizados, expulsos por governos do mundo inteiro e forçados a uma quarentena em massa.

Isso provocou uma enorme tensão entre infectados e não infectados.

Como jogador, você assumirá o papel de um “Doutor” mascarado e amnésico, recém-recuperado de um sono criônico. Você acorda após ser resgatado por uma mulher chamada Amiya, junto de seu esquadrão.

Você comandará uma equipe de “operadores” pertencentes à Rhodes Island Pharmaceuticals, uma organização médica de autodefesa.

Enquanto a terrível oripathy se espalha, você deverá buscar para ela uma cura enquanto se defende contra a Reunion Movement, uma força militar anarquista desejosa de derrubar os governos em vingança da perseguição às vítimas de oripathy.

Dinâmica

Arknights é, essencialmente, um jogo de Tower Defense, isso quer dizer que sua tarefa principal, nesse jogo, é se proteger de uma ameaça através do manejo de um sistema de defesa por torres, que deverão ser distribuídas num espaço limitado.

Em Arknights, porém, a função de torres é ocupada pelos “operadores”, que atuam tanto bloqueando o avanço físico das unidades inimigas, quando lhes infringindo dano.

Há, no jogo, diversas classes de operadores (como se poderia esperar), e seu posicionamento nos “azulejos” é fator determinante para o êxito de sua estratégia de defesa.

O avanço em Arknights proporciona a liberação de mais modos de jogos, operadores e recursos, assim como são liberados novos tipos de inimigos e algumas variações na mecânica do jogo.

Você avançará no “modo história”, cujas missões são separadas em episódios. Cada episódio lhe dará mais informações sobre a história do jogo e seu papel dentro dele.

Como em alguns outros jogos de Tower Defense, o sistema de defesa construído em Arknights não se limita apenas a posicionar unidades de ataque, mas envolve a construção de uma base multifuncional, onde os operadores podem exercer funções em instalações muito diferentes, em torno, porém, do mesmo objetivo comum: fortalecer-se a ponto de repelir a invasão inimiga.

Há um elemento interessante a ser mencionado, por reforçar a veia estratégica do jogo: em Arknights, nem sempre a unidade mais forte é a mais indicada para o combate a um inimigo.

Há uma boa variedade de tropas agressoras que acaba exigindo uma flexibilidade no sistema de defesa. Determinadas classes (por exemplo, as que possuem ataque em área) podem exercer um papel importantíssimo, fazendo com que suas estatísticas nem sempre sejam o fator determinante de sua contribuição para a defesa da base.

Saber qual unidade utilizar, onde colocá-las e quando acionar habilidades ativas são elementos de Arknights que tornam a sua habilidade um fator diferencial dentro do jogo.

Além disso, você também terá de manejar sua base para garantir um fluxo constante de suprimentos e recursos para aprimorar seus personagens (e aqui entra o elemento de RPG do jogo).

A mecânica gacha

Outra característica notável de Arknights é a famigerada mecânica gacha, que submete a aquisição de novos personagens a um sistema aleatório (ou, se quiserem, divide-os por percentuais correspondentes à sua raridade), fazendo com que os jogadores dependam do elemento sorte para o desbloqueio das unidades mais fortes.

Em Arknights, você pode comprar decorações, cosméticos e bilhetes para invocar personagens na loja do jogo. Você pode usar tanto a moeda paga quanto a moeda do jogo para a maioria das compras.

O jogo tem 2 recursos principais: Originite Prime e Orundum.

Seja através de dinheiro real, ou de dinheiro conquistado a suor dentro do jogo, o importante aqui é reforçar: em Arknights, tudo está submetido à mesma mecânica gacha que para alguns é paraíso, e para outros inferno.

De qualquer forma, isso cria um ambiente relativamente justo.

Outra nota importante: as unidades mais raras do jogo possuem 2% de chance de invocação.

Arte e background

Arte de Arknights

 

O trabalho gráfico de Arknights, em geral, é muito bem feito.

Em uma arte bonita, cheia de estilo e que usa de uma paleta de cores muito agradável.

Arknights apresenta, também, um ótimo nível de detalhamento, incluindo sombreamento, cenários complexos e personagens com ótimo nível de individuação em referência direta aos traços tradicionais japoneses.

Além de tudo isso, Arknights se destaca pelas cutscenes, que realmente foram bem feitas e, diferente do que encontramos na maioria dos jogos, não entediam, mas contam uma história coesa que contribui para a experiência do jogador dentro do game.

Nossa análise

Quão frustrados ficamos quando nos deparamos com boa jogabilidade em torno de uma história vazia!

E Arknights, sem dúvida, não apresenta esse defeito: é virtuoso, principalmente, por ser um jogo bem escrito.

Apesar de mesclar muitos clichês, Arknights conseguiu entregar uma história original e instigante envolvendo ficção científica e fantasia para servir de base a um estilo de jogo que, também, faz muito sucesso.

Tecnicamente, o jogo agrada.

Um game de Tower Defense, necessariamente, tem de apresentar um equilíbrio entre invasores e defensores, de forma a permitir que a perícia do jogador seja fator determinante para o resultado das partidas.

Classes variando habilidades, alcance e demais estatísticas, diferentes possibilidades de posicionamento de unidades de defesa… essas e outras características contribuem para tornar um game de Tower Defense mais rico.

E Arknights, graças ao seu elemento de RPG, destaca-se nesse quesito, uma vez que as unidades se aprimoram e têm variados “papéis” dentro da construção de um sistema defensivo, relacionando-se de forma diferente com unidades de outras classes, e permitindo que o jogador elabore a própria estratégia calcado nessas relações.

Entretanto, as batalhas em Arknights não são, digamos, complexas. Alguns jogadores considerarão este fato positivo, outros, nem tanto. O fato é que não há excesso de recursos disponíveis a serem utilizados dentro das batalhas (outros games de Tower Defense seguem a mesma linha).

Já quanto ao elemento artístico, Arknights brilha.

Há ótimo nível de detalhamento e individuação dos personagens e, visualmente, o jogo é muito bonito em todos os parâmetros estéticos: cores agradáveis, traços bonitos, cenários com boa profundidade… tudo isso está ótimo.

E Arknights também é virtuoso por não criar um ambiente de competição injusto, ao menos, não em razão de uma política de compras gananciosa.

Agora, os aspectos negativos.

Para começar, Arknights não possui (pelo menos por enquanto) uma versão portuguesa.

Já repetimos aqui que temos predileção por versões em inglês (mais por costume do que por qualquer outra coisa), mas sabemos que não são todos os jogadores que partilham de nossa opinião neste quesito.

Notamos que a tradução de Arknights (para o inglês) é muito bem feita, o que não ocorre para todos os jogos por desenvolvidos por empresas asiáticas. Entretanto, uma versão em português é necessidade para um jogo que gera mais de um milhão de dólares em receita apenas em um mês.

Outro ponto a se notar: incrivelmente, Arknights não apresenta um modo PvP. O modo história, façamos justiça, é bem desenvolvido. Mas como pode haver um Tower Defense sem PvP?

O PvP, em nossa visão, é fundamental e agrega muito à experiência do jogador. Enfrentar adversários reais é simplesmente instigante. Por isso, ponto negativo para Arknights.

Entretanto, o conceito geral do jogo é muito bom!

Temos feito muitos reviews e frequentemente nos deparamos com empresas que não se preocupam com o jogador e querem apenas fazer dinheiro com o jogo.

Não é essa a postura da Yostar.

Por isso, se você gosta de jogos no estilo Tower Defense, Arknights pode ser uma excelente opção para te entregar uma experiência duradoura e divertida.

O Gorila recomenda!

_______________

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler o que escrevemos sobre Knives Out, Marvel Torneio de Campeões e Fate/Grand Order.

Arknights

4.1

Jogabilidade

4.5/5

Áudio

4.0/5

Design

4.0/5

Inovação

4.0/5

Desempenho

4.0/5

Pros

  • Jogabilidade muito boa, com elementos de estratégia e RPG em destaque, que oferecem uma experiência de longo prazo ao jogador
  • Enredo bem construído
  • Forças de ataque e defesa bem balanceadas
  • Arte muito bonita

Cons

  • Falta um modo PvP
  • Falta uma versão em português
Autoridade em games para celular.
Back To Top