Clash of Clans: análise e 5 dicas matadoras [REVIEW]

Clash of Clans

Com certeza você já ouviu falar de Clash of Clans. Se não ouviu, sem dúvida já viu seus anúncios. O jogo desenvolvido pela finlandesa Supercell, responsável por outros sucessos como Hay Day e Brawl Stars, traz consigo a receita do sucesso desenvolvida pela empresa para jogos freemium.

Não jogou ainda? Veja o que achamos e já confira nossas dicas pra começar saindo na frente!

‎Clash of Clans
‎Clash of Clans
Developer: Supercell
Price: Free+
Clash of Clans
Clash of Clans
Developer: Supercell
Price: Free

Dados técnicos de Clash of Clans

Android

Rating: 4,5/5 (53 milhões de votos)
Tamanho: 147 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.1 ou superior
Classificação: 10+

iOS

Rating: 4,8/5 (1,3 milhões de votos)
Tamanho: 225 MB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 9+

Site oficial de Clash of Clans

Clash of Clans

História de Clash of Clans

Clash of Clans foi lançado em 2013 pela Supercell e até hoje é um dos jogos mais rentáveis da desenvolvedora. Ele, aliado a Hay Day, chegaram a gerar para a empresa a receita estrondosa de $ 2,4 milhões de dólares POR DIA no ano de seu lançamento. Estes números, meus amigos, não são pra qualquer um.

Clash of Clans se passa em um mundo de fantasia onde o jogador é o chefe de uma vila. O jogo dá aos jogadores a tarefa de construir sua própria vila utilizando de recursos ganhos ao atacar outros jogadores. Ainda que este modelo de construir sua cidade seja muito comum em plataformas mobile (comum até demais, pro meu gosto), o diferencial de Clash of Clans está nas batalhas.

O jogo já era rentável em seu lançamento, mas se disseminou por toda a comunidade mundial de jogadores após o hilário trailer transmitido no Superbowl em 2015. Nele o ator Liam Neeson, famoso nas redes pelo meme onde irá resgatar sua filha de traficantes a todo custo (baseado em seu filme Taken), assume este papel novamente jurando vingança ao ser derrotado em Clash of Clans. Após o anúncio do Superbowl, o jogo teve mais de 50 milhões de downloads em poucos meses.

Vale destacar que o comercial do Superbowl é o comercial mais caro do mundo, e pode ter certeza que pra eles ainda saiu barato. O jogo já rendeu milhões de dólares à companhia e mesmo com diversos jogos lançados de 2013 pra cá, segue como um dos mais rentáveis da produtora.

Jogabilidade de Clash of Clans

Clash of Clans é por essência, um jogo de estratégia multiplayer que reúne a clássica construção de sua cidade com batalhas bem planejadas a bases inimigas. Como sempre, você irá começar com um pequeno pedaço de terra e um cidadão que irá te construir minas de ouro, coletores e armazéns. A utilização de recursos é simples: ouro para torres de defesa e pro centro da cidade; elixir para tropas e upgrades de algumas torres.

Com pouco tempo você irá notar que, assim como diversos jogos da categoria, tudo depende do bom gerenciamento de seus recursos. O que faz Clash of Clans especial é a mistura de uma boa inteligência artificial para os inimigos e a possibilidade de batalhar com jogadores reais, além de uma boa gama de unidades com diferentes atributos que podem de fato diferenciar o resultado de uma batalha.

Apesar da boa inteligência artificial citada acima, ela deixa a dever em certas situações. Será comum em Clash of Clans você ver todas as suas tropas atacando uma torre “inútil” do inimigo enquanto tomam flechadas de uma torre mais distante. Este é um problema já resolvido nos jogos mais antigos da categoria como Age of Empires e Age of Mythology, mas que a Supercell deixou passar batido aqui.

Quando jogadores reais atacam sua base, você poderá assistir um replay do ataque para ver onde sua defesa falhou e tomar medidas para que isso não aconteça novamente. Vale pontuar que em Clash of Clans, mesmo após um ataque à sua base, a maior parte da base continuará intacta pra você e só precisará armar as armadilhas novamente, portanto não há tanto dano exceto na perda de recursos.

Na prática, Clash of Clans não traz tanta novidade para o modelo de jogos de estratégia, mas traz alguns refinamentos que enriquecem bem o jogo. A introdução de um modo multiplayer e a possibilidade de ver as falhas de sua defesa são ótimos fatores viciantes pra desafiar constantemente sua mente. Além disso, para quem não é muito fã do modo multiplayer, o jogo traz uma sólida campanha solo.

Clash of Clans irá te dar uma quantia boa de recursos pra começar, mas pra realmente crescer no mundo do jogo, cedo ou tarde você precisará injetar dinheiro. Apesar de possuir compras baratas, quem já comprou sabe que qualquer compra só irá te levar até um certo ponto do jogo. Chegando lá, ou você injeta dinheiro novamente ou fica dias jogando pra dar um pequeno avanço no jogo. No caso de Clash of Clans, os avanços até mesmo com dinheiro acabam sendo de prazo bem curto.

Especialmente por isso, compilamos uma série de dicas abaixo para você estender este período ao máximo e conseguir criar uma civilização poderosa antes que precise fazer qualquer investimento:

Clash of Clans

Dicas para Clash of Clans

Seja paciente

O maior drama de todo jogo freemium é a moeda premium, geralmente retratada como diamantes, como é o caso de Clash of Clans. Este recurso é extremamente difícil de conseguir no jogo e é nele que o jogo baseia sua receita. Seguindo o padrão freemium, quase tudo tem um tempo pra ser concluído (construções, unidades, etc.) e este tempo pode ser acelerado pelo custo dos raros diamantes. Não gaste seus diamantes com isso, salve eles para algo importante que você poderá ter definitivamente.

Corra atrás das conquistas do jogo e destrua obstáculos naturais de seu mapa para coletar diamantes pouco a pouco. Acima de tudo, o melhor uso dos diamantes em Clash of Clans é nas cabanas de construtores. Fora elas, evite ao máximo gastar eles à toa, especialmente comprando recursos. Se você precisa de mais ouro, por exemplo, vale mais a pena usar os diamantes para melhorar suas minas do que comprando o ouro diretamente.

Ataque é a melhor defesa

A ordem em que você irá fazer upgrades e construções varia bastante conforme seu estilo de jogo em Clash of Clans. Se você tem um perfil mais agressivo e quer levar a briga para a terra inimiga, o caminho será bem diferente de quando tem um perfil mais gerenciador, focado em melhorar sua cidade e captar recursos.

Se defesa é seu foco, o caminho ideal será dar os upgrades em seu centro da cidade, depois nas muralhas e então, nas estruturas de defesa: mortar, torre arqueira e canhões, nesta ordem. O mortar é uma das suas torres mais importantes na defesa, deixe ele próximo do centro do mapa e bem protegido; ele irá te salvar de boas enrascadas. Passados estes upgrades, é hora de investir na produção de recursos. Invista nas torres que produzem recursos agora para aumentar seu ritmo de crescimento.

Faça bom uso do escudo

Quando sua base é atacada, Clash of Clans te dá algumas horas de proteção a outros ataques para que possa se restabelecer. O período vai variar conforme o dano que sua base recebeu. Se sua base é 30% destruída ou se destroem seu centro da cidade, você terá 12 horas de proteção. Se passar de 90% de destruição, ganha outras 4 horas extras.

O que fazer com este escudo? Com certeza, não é o ideal sair atacando todo mundo pois você irá perder sua proteção de imediato. Use este tempo para analisar o que ocorreu na sua derrota e como pode evitar outra desta no futuro. Aproveite também pra dar upgrades nas torres pois elas não atacam enquanto estão em construção.

Se você estiver ansioso pra batalhar, vá às batalhas de clãs pois elas não removem seu escudo! Utilize este tempo com sabedoria, não é sempre que você tem um “cessar-fogo” como este.

Conheça bem seu território

A estratégia de sucesso na defesa de Clash of Clans depende muito de seu conhecimento sobre seu terreno. Você precisa garantir a máxima defesa de sua base ou irá perder recursos constantemente, além de ter que reconstruir sua cidade, o que toma bastante tempo.

A melhor defesa é, obviamente, cercar sua cidade de muralhas. Tenha o cuidado de não deixar espaços para seu inimigo colocar unidades dentro das muralhas, ou terá sido tudo em vão. Para fazer a defesa excelente, comprima sua cidade no menor espaço possível, cerque esta área com muralhas e não se esqueça de dar o upgrade nelas!

Escolha bem seus alvos

Quando for atacar jogadores no modo online de Clash of Clans, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Primeiro, analise o centro da cidade inimiga. Se ele for muito menor que o seu, este ataque te dará poucas recompensas. No canto superior esquerdo da tela você poderá ver exatamente quantos recursos aquele inimigo tem disponíveis pra você roubar. Tenha em mente que precisa recuperar, no mínimo, o custo de repor suas unidades caso perca.

Se você está atrás apenas de recursos, vale considerar atacar com uma tropa de goblins baratos pra roubarem o quanto conseguirem, ao invés de fazer um ataque para destruir tudo – o que pode sair caro pra você. Antes de colocar suas unidades em campo, tenha em mente quais são os recursos que quer coletar pra posicionar as unidades no caminho certo. Use de gigantes para atrair o ataque inicial do inimigo e de bárbaros, arqueiros e magos pra destruir rapidamente estas estruturas.

Clash of Clans

Nossa análise

Clash of Clans é, sem dúvida, um ótimo jogo. A quantidade de jogos que foram lançados copiando seu formato de 2013 pra cá são prova viva disso (e a receita gerada pelo jogo também).

Infelizmente, ele segue o “padrão Supercell de jogos freemium” e te OBRIGA a gastar dinheiro. Se você quer crescer mesmo no jogo, terá que gastar não somente uma vez, mas várias. Esta postura adotada para jogos mobile nos leva até a uma nostalgia com jogos antigos, onde você compra o jogo e pronto, agora você depende só da sua habilidade. Jogos freemium com esta postura fazem com que a estratégia conte menos, e a carteira conte mais.

Apesar do jogo ser bom, jogando sem colocar dinheiro você se divertirá por algumas poucas horas no máximo. A partir dali, você irá entrar no jogo, comprar alguns upgrades e sair pra amanhã ver os upgrades prontos para uso. Aqui no Gorila Games, não aprovamos esta postura e por isso Clash of Clans não entra na nossa lista de recomendações.

______

Não se importa com a postura da Supercell, contanto que o jogo seja bom? Então confira nossa análise sobre Boom Beach!

Clash of Clans

2.9

Jogabilidade

1.5/5

Áudio

3.5/5

Design

3.5/5

Inovação

3.0/5

Desempenho

3.0/5

Pros

  • Explora bem aspectos estratégicos
  • Rico em modos de jogo

Cons

  • O tempo é um inimigo: tudo demora
  • Te obriga a gastar dinheiro real por poucos benefícios
Autoridade em games para celular.
Back To Top