Já jogou GTA San Andreas Mobile? Pensa em baixar? Acompanhe nossa opinião sobre o jogo neste review!
Aos gamers nascidos na década de 90 para trás, GTA San Andreas é nome conhecido.
Quando lançado em sua primeira versão (2004, PlayStation 2), o jogo foi febre absoluta em todo o planeta.
Para muitos, GTA San Andreas está entre os melhores jogos já produzidos em todos os tempos.
Não à toa, o jogo possui, também, sua versão mobile.
Quer saber o que achamos?
Então nos acompanhe em mais este review!
Conteúdo da postagem
Dados técnicos de GTA San Andreas Mobile
Android
Rating: 4,5/5 (516 mil votos)
Tamanho: 15 MB
Compatibilidade: Requer Android 7.0 ou superior
Classificação: 18+
iOS
Rating: 4,6/5 (39,2 mil votos)
Tamanho: 2,1 GB
Compatibilidade: Requer iOS 8.0 ou superior
Classificação: 17+
Site oficial de GTA San Andreas
História de GTA San Andreas Mobile
GTA San Andreas Mobile é, na verdade, uma extensão do aclamado GTA San Andreas.
Por isso, a história da versão mobile é a história da versão que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e está entre os jogos de maior sucesso em toda a história.
Grand Theft Auto: San Andreas (GTA San Andreas) é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Rockstar Games e lançado em sua primeira versão para PlayStation em outubro 2004.
O jogo foi o sétimo título da série que começou em Grand Theft Auto: Vice City.
A proposta de GTA San Andreas é ambientar o player num ambiente aberto que representa o mundo real, deixando o jogador livre para agir conforme a sua vontade.
Há, porém, uma história principal, focada no gangster Carl “CJ” Johnson, que é trazido de volta para casa pela morte de sua mãe, apenas para se envolver em uma longa jornada que o vê explorando o fictício estado americano de San Andreas, que é fortemente baseado na Califórnia e Nevada
O jogo referencia a muitos elementos da vida real, tais como suas cidades, regiões e marcos, com apelo a Los Angeles no início dos anos 90, incluindo a rivalidade entre gangues de rua, a epidemia de crack dos anos 80, entre outros.
GTA San Andreas inclui elementos de RPG (missões, por exemplo), muitas opções de personalização dos personagens (como roupas e veículos), além de vastíssima gama de atividades e jogos dentro do jogo (incluindo jogos de azar).
Recepção
GTA San Andreas é considerado por muitos críticos como um dos melhores jogos já criados.
A recepção do jogo pode resumir-se no seguinte: aclamação total.
A complexidade do game impressionou unanimemente, desde a trilha sonora até o enredo e, principalmente, quanto à originalidade.
Não bastasse os elogios da crítica, GTA San Andreas tornou-se o jogo de PlyaStation mais vendido de todos os tempos.
A versão GTA San Andreas Mobile veio a público em 2013.
Palavras do desenvolvedor
Vamos ver o que a Rockstar Games nos diz sobre o jogo:
Há cinco anos, Carl Johnson fugiu da pressão da vida em Los Santos, San Andreas, uma cidade sendo destruída por problemas com gangues, drogas e corrupção. Onde estrelas de cinema e milionários fazem o melhor que podem para evitar traficantes e bandidos.
É começo dos anos 90. Carl volta para casa. A sua mãe foi assassinada, a sua família ruiu e seus amigos de infância estão todos indo em direção ao desastre.
Assim que volta ao quarteirão, um bando de policiais corruptos o culpam por um homicídio. CJ é forçado a entrar em uma jornada que o leva por todo o estado de San Andreas para salvar a sua família e tomar o controle das ruas.
A Rockstar Games traz o seu maior lançamento para dispositivos móveis até o momento, com um grande mundo aberto que cobre o estado de San Andreas e as suas três maiores cidades – Los Santos, San Fierro e Las Venturas – com maior fidelidade visual e mais de 70 horas de jogo.
Grand Theft Auto: San Andreas traz:
• Gráficos remasterizados em alta resolução feitos especificamente para dispositivos móveis, incluindo melhorias na iluminação, paleta de cores e modelos de personagens.
• Compatibilidade com controles físicos
• Controle analógico duplo para movimentação total da câmera e controle de movimento.
• Três esquemas de controle e controles personalizáveis, com opções contextuais para exibir botões apenas quando necessários.
Enredo de GTA San Andreas
Depois de viver em Liberty City por cinco anos, Carl “CJ” Johnson retorna a Los Santos em 1992 para o enterro de sua mãe.
Em Los Santos, encontra sua familia e sua antiga gangue em pedaços.
Ao mesmo tempo que começa a acertar questões antigas com seus companheiros de gangue e luta contra as gangues rivais pelo controle de territórios dentro da cidade, Carl começa a trazer a Grove Street Families de volta ao topo.
No entanto, CJ descobre que seus melhores amigos estão trabalhando em conjunto com o oficial de polícia corrupto para uma das gangues rivais.
Com esse pretexto, inicia-se a história de GTA San Andreas Mobile, que se estende a níveis inacreditáveis de complexidade, com “CJ” embarcando no submundo das drogas, envolvendo-se em assuntos governamentais, julgamentos e travando uma verdadeira guerra.
A cidade inicial do jogo (Los Santos), prova-se apenas parte de um mundo maior, que incui também as cidades de San Fierro e Las Venturas.
Jogabilidade de GTA San Andreas
GTA San Andreas segue a linha estrutural da série Grand Theft Auto.
A parte central do jogo une elementos de um jogo de corrida a um jogo de tiro em terceira pessoa em ambiente aberto e livre, que permite que você interaja e se locomova.
A pé, o personagem que você controla é capaz de andar, nadar, mergulhar, escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais.
Você também pode controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens, tanque de guerra, motocicletas e bicicletas.
O sistema de jogo aberto e não-linear permite que você explore o mapa e escolha como deseja jogar. Ou seja, você é absolutamente livre.
Entretanto, as missões da trama são necessárias para o progresso no jogo, para destravar outras cidades e algum conteúdo.
Mas caso você não tenha paciência para as missões, esteja à vontade para criar intrigas com gangues e fazer o que quiser.
Só tome cuidado com a polícia, pois quanto maior o caos que você gerar em GTA San Andreas, mais agressiva será a polícia contra você, e com mais unidades ela irá te perseguir (podendo acionar a SWAT, o FBI e até o exército, a depender do distúrbio causado).
Você também pode participar de diversas missões opcionais, como dirigir um táxi, apagar incêndios, dirigir uma ambulância, atuar como justiceiro, ladrão, cafetão, e muitas outras.
Jogabilidade de GTA San Andreas Mobile
Dissemos tudo isso, agora passemos a analisar a versão mobile que, teoricamente, teria de replicar para dispositivos móveis o alcançado para console.
Para a Rockstar Games, foi um imenso desafio transferir toda a funcionalidade de GTA San Andreas, um dos jogos mais ambiciosos de todos os tempos, para dispositivos móveis.
Controles de GTA San Andreas Mobile
Se a versão para console possui jogabilidade intuitiva e pouco complicada, não é assim (infelizmente) que ocorre no celular.
Não sabemos, talvez seja o costume com a outra versão, mas os comandos de GTA San Andreas Mobile pareceram-nos um tanto complicados.
Por exemplo: há uma opção necessária de mira automática, mas julgamos dificílimo controlá-la e não errar por muito o alvo desejado.
Já a opção de mira manual é absolutamente inutilizável. Julgamos quase impossível vencer um tiroteiro utilizando a mira manual.
Outra coisa foi a extrema dificuldade em enfrentar adversários múltiplos, ação que é infinitamente mais fácil para console.
Até pela complexidade do mapa e do jogo, entendemos que essa seria uma tarefa espinhosa para a Rockstar Games.
Mas não podemos deixar de notar: o combate em GTA San Andreas Mobile é significativamente mais difícil que na versão para console, os adversários são como pontos na tela e acertam muitos tiros. Morrer é extremamente fácil…
Carros de GTA San Andreas Mobile
Os carros, seja em GTA San Andreas, seja em GTA San Andreas Mobile, são um dos grandes atrativos.
É muito legal roubar um carro e sair dirigindo pela cidade.
Porém, na versão mobile, também julgamos que a Rockstar Game não acertou na mecânica dos carros.
Em GTA San Andreas Mobile, você dirige um carro tocando na tela para indicar a direção que você deseja conduzir.
Se você não desgrudar o dedo da tela, você pode movê-lo, que seu carro não mudará de direção.
Portanto, para mudar de direção você tem que dar repetidos toques na tela, encostando e soltando o dedo, o que é um tanto contraintuitivo, uma vez que o movimento de um carro é contínuo, e o do seu dedo, não.
Por isso, também, achamos dificílimo conduzir a ponto de conseguir completar as missões que envolvem carros em GTA San Andreas Mobile.
Comandos, comandos…
Citamos esses dois exemplos para reumir o que achamos da jogabilidade de GTA San Andreas: os comandos são difíceis, pouco intuitivos, e o jogo é dificílimo.
Nada, porém, que não possa ser superado com muitas horas de jogo.
Porém, cremos que chegou a hora de partir para o nosso veredito.
Nossa análise
GTA San Andreas é um jogo fantástico, mas não é um jogo para celular…
Há uma característica comum em todos os jogos de maior sucesso para mobile que é a seguinte: o jogo tem de ser possível de jogar em sessões curtas, porque são justamente este tipo de sessão que a maioria das pessoas dedica para jogar games para celular.
Sobra um tempinho aqui ou ali? Então abrimos o jogo.
E esse, de fato, não é o perfil de um jogo como GTA San Andreas Mobile.
GTA San Andreas Mobile, assim como a versão para console, é um jogo imenso, que exige horas de dedicação ininterruptas, seja para avançar no jogo, seja para aprimorar o domínio dos comandos ou explorar o mapa.
Jogar pela tela, também, é uma experiência estranha, porque é MUITO difícil e você nunca sente segurança nos próprios comandos.
Entretanto, não podemos só criticar, e somente o fazemos por comparar esse jogo sensacional com sua versão que é um verdadeiro clássico na história dos games.
GTA San Andreas Mobile é um universo com muitas missões paralelas além da história regular.
Há muitas opções de atividades neste jogo. Muito mais do que em um jogo de Android médio.
E os gráficos merecem elogios: replicam, com perfeição, os encontrados na versão para console.
Por isso, não podemos deixar de recomendar GTA San Andreas Mobile, ainda mais se você for um fã da série Grand Theft Auto.
Na média, GTA San Andreas Mobile muito bom.
____________
Se você gostou deste artigo, você pode ler também o que escrevemos sobre DomiNations ou Game of War: Fire Age.