Knives Out vem de uma onda de battle royales que dominou o universo mobile de alguns anos pra cá. Os extremamente populares PUBG e Free Fire têm encontrado diversos concorrentes e como é comum no universo de jogos mobile, muitos deles são cópias descaradas de outros.
Apesar disso, Knives Out conseguiu se destacar em grande parte do mundo como um jogo original a ser considerado. Jogamos e temos aqui nosso veredito, confira nossa análise!
Conteúdo da postagem
Dados técnicos de Knives Out
Android
Rating: 3,4/5 (449 mil votos)
Tamanho: 80 MB
Compatibilidade: Requer Android 4.4 ou superior
Classificação: 14+
iOS
Rating: 4,0/5 (9,4 mil votos)
Tamanho: 2,8 GB
Compatibilidade: Requer iOS 9.0 ou superior
Classificação: 12+
História de Knives Out
Lançado no final de 2017 pela chinesa NetEase, Knives Out foi originalmente desenvolvido para o público chinês especificamente. Com o passar dos anos, foi expandindo seu mercado junto com sua produtora para mundo afora. Hoje a NetEase é a responsável pelo desenvolvimento de Diablo Immortal para plataformas mobile, Starcraft II: Heart of the Swarm entre outros títulos clássicos do mundo ocidental.
O crescimento de Knives Out foi tão grande que chegou a gerar de receita em 2018 mais do que Fortnite e PUBG! Neste ano, Knives Out fez $ 465 milhões de dólares de faturamento, contra $ 455 milhões de dólares gerados por Fortnite. Parte disso se deve ao fato de que Knives Out consegue monetizar na China, país mais populoso do mundo, enquanto títulos de outros países são proibidos de gerar receita lá por questões econômicas do país.
Talvez devido a isso, Knives Out tem uma base de jogadores bem diferente da média mundial. A grande maioria dos jogos possuem sua maior receita nos Estadus Unidos e na Europa, mas Knives Out quebra este padrão. Sua maior receita de cerca de 80% segundo estimativa da Sensor Tower vem do Japão. A receita do jogo no Japão é 11x maior do que a receita do PUBG no mesmo país, mostrando que Knives Out conquistou sua hegemonia no oriente como o maior battle royale mobile da terra do sol nascente.
Outro fator surpreendente é a ausência de jogadores de Knives Out nos Estados Unidos. O jogo lá não tem praticamente nenhum jogador se comparado a outras produções similares, apenas 1% da base de jogadores de Knives Out está em solo americano. Não que eles se importem, afinal a Ásia já está dominada.
Jogabilidade de Knives Out
Se você já jogou mais de dois battle royales, já percebeu o quanto são praticamente idênticos. O modelo de Knives Out não se difere em nada dos demais: você irá cair em um mapa recheado de soldados aliados e inimigos e precisa eliminar a tropa inimiga.
Para isso, o jogador irá dispor de diversas armas, coletes e equipamentos no mapa para melhorar suas chances contra os adversários.
Mapas
Knives Out não é tão diferente dos demais jogos da categoria battle royale, mas tem alguns pontos de originalidade que dão um novo ar ao modelo. Em mapas, por exemplo, vemos logo de cara o padrão clássico de PUBG: um mapa genérico de uma região rural do norte europeu, com algumas construções espalhadas pelos campos verdes.
No entanto, Knives Out também traz um mapa que introduz um gigantesco castelo para que batalhe lá, por exemplo. Isso, nenhum outro battle royale mobile trouxe à mesa até agora. Esta originalidade tem sido o maior diferencial do jogo.
Infelizmente, nem tudo são flores. Este castelo por exemplo não possui escadas, mas rampas “pintadas” para parecerem escadas. Os gráficos do jogo deixam a dever em comparação com PUBG e Free Fire. Isso é estranho, especialmente considerando o espaço de armazenamento que o jogo requere e os requisitos técnicos do celular pra conseguir jogar. O jogo exige mais do que os títulos mais famosos, mas entrega menos.
Apesar de tudo isso, o conhecimento do mapa será essencial para sua vitória em Knives Out. Você precisará praticar bem em determinados mapas pra conseguir conhecê-los a fundo, mas arrisco dizer que este conhecimento vale mais do que qualquer equipamento ou arma do jogo. Saber onde seus inimigos podem estar escondidos e onde poderá se esconder com segurança, te dará a segurança que colete nenhum pode dar.
Armas e veículos
Ignorando o fator dos gráficos, Knives Out é divertido de jogar. Esta originalidade dele toma outras formas, como por exemplo na inclusão de drones. Enquanto em Free Fire e PUBG você pode dirigir carros, a ideia de pilotar drones trazida por Knives Out é bem interessante.
O arsenal de Knives Out inclui armas semelhante a quase todos os jogos de battle royale. Temos a clássica AK-47 dentre os mais de 5 rifles de assalto disponíveis e várias outras entre shotguns, metralhadoras e snipers.
Um fator que deve ser considerado é que Knives Out, assim como basicamente todos os jogos mobile hoje, tem recursos pagos. No entanto, aqui os recursos pagos são somente estéticos e não irão te dar um avanço mais rápido no jogo ou qualquer vantagem contra o adversário. São apenas skins, e sua gama é muito maior do que a de outros jogos da categoria. Eles possuem skins até para as armas!
Isso, pra mim pelo menos, torna a enorme receita do jogo um grande mistério: como fazer $ 465 milhões de dólares em um ano vendendo somente skins? Bom, como eu não sei, mas eles conseguiram.
Controles
Os controles de Knives Out não se diferem muito do padrão battle royale. Polegar esquerdo para movimento, polegar direito para tiros e recursos especiais.
Uma coisa que você irá notar logo de cara, especialmente se estiver já acostumado com PUBG ou Free Fire, é que Knives Out é mais difícil logo de cara. Os outros jogos tem um sistema bem feito para colocar em campo jogadores menos experientes com outros na mesma posição e com bots de pouca inteligência, que atiram parados e muitas vezes nem percebem um inimigo chegando.
Em Knives Out não é bem assim. Você já irá cair em uma arena mundial e posso te adiantar, os orientais são ótimos no jogo. Aqui pelo menos, eu mais morri do que matei, de longe. Pra ficar realmente bom você precisará morrer bastante até que conheça bem os mapas, equipamentos e armas de Knives Out pra ser realmente relevante no jogo.
Equipamentos
Em quase todo battle royale essa regra é certa, mas não custa lembrar para Knives Out também: Busque equipamentos logo no começo do jogo. Existe uma série de equipamentos a serem coletados, tanto para melhorar sua defesa, ataque, ou outros atributos. No entanto, tenha em mente que sua prioridade ao começar o jogo deve ser pegar um capacete, uma mochila e um colete.
O capacete e o colete, obviamente, te darão uma chance de sobrevivência consideravelmente maior na batalha. E já a mochila, te dará espaço para carregar mais itens quando for seguir coletando os demais equipamentos.
Nossa análise
Knives Out foi bem vindo ao mercado ao trazer novidades e um desafiante à altura para as produtoras americanas e européias. Neste tipo de competição, o consumidor sempre é o maior beneficiado. Infelizmente, ele não trouxe muito mais do que isso.
A nota de Knives Out na Google Play Store já mostra isso e se for aos comentários, rapidamente verá o mesmo padrão: o jogo é extremamente lento e pesado. Celulares um pouco mais antigos simplesmente não irão suportar o jogo.
Isso por si só não é um grande problema mas se torna uma falha grave quando, apesar disso, tem gráficos consideravelmente piores do que os demais jogos mais populares da categoria. Se um celular roda Free Fire, não tem motivo para ele não rodar Knives Out.
Além disso, tem o fator de que jogos chineses, querendo ou não, são desenvolvidos com uma certa “falta de capricho” que faz com que todos estes jogos sejam um pouco cansativos e confusos. Primeiro, devido ao excesso de cores saturadas e brilhos, a tela fica muito confusa em certos momentos. Segundo, porque os menus e todo o texto do jogo foi traduzido do chinês, e sempre acaba vindo com diversas falhas devido a isso.
Uma das maiores falhas neste caso é o tamanho do texto: a não ser que você tenha uma visão de águia, te desafio a ler o que o tutorial irá te apresentar.
Tudo isso se torna um pouco pior quando vemos que o jogo já está disponível para PC e em breve estará também em PS4 e PS5. É praticamente impossível disputar em um jogo como Knives Out, que exige alta agilidade e reflexo, jogando no celular contra alguém que joga com teclado e mouse ou com um joystick (sem contar a tela maior, onde ler as letrinhas não será problema.
Por fim, a recomendação do Gorila Games é: não perca seu tempo com Knives Out. Se você joga qualquer outro battle royale, só agradeça aos chineses que trouxeram uma competição pois em breve, recursos como os castelos e os drones devem ser implantados nos jogos melhores da categoria. Se quiser experimentar estas novidades, prepare-se para um longo download e uma certa decepção no momento do jogo.
_______
Já jogou Clash of Clans? Confira aqui nossa análise completa deste freemium!