Coin Master justifica o estrondoso sucesso que tem feito? [REVIEW]

Coin Master

Coin Master é um game gratuito disponível para iOS e Android que tem feito um sucesso espetacular nos últimos meses.

Destacando-se por uma jogabilidade literalmente viciante, em Coin Master os jogadores têm de desenvolver e proteger suas vilas enquanto atacam vilas de outros jogadores.

Após uma receita bilionária em 2020, o game tornou-se uma febre e fez um sucesso tremendo nas redes sociais, especialmente entre a grande massa de jogadores que adora games de estilo casual.

Mas e aí: Coin Master justifica o estrondoso sucesso que tem feito?

Isso é o que tentaremos te responder em mais esse review!

Dados técnicos de Coin Master

Android

Unknown app
Unknown app
Developer: Moon Active
Price: Free

Rating: 4,3/5 (5,9 milhões de votos)
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo
Compatibilidade: Requer Android 4.4 ou superior
Classificação: 13+

iOS

‎Coin Master
‎Coin Master
Developer: Moon Active
Price: Free+

Rating: 4,4/5 (40,7 mil votos)
Tamanho: 352,2 MB
Compatibilidade: Requer iOS 10.0 ou superior
Classificação: 17+

Site oficial de Coin Master

História de Coin Master

História de Coin Master

Coin Master é um game mobile casual gratuito desenvolvido e publicado pela empresa israelita Moon Active no ano de 2016.

Dotado de uma proposta muito simples (desenvolver e proteger uma vila), Coin Master tornou-se uma febre mundial após estourar no Reino Unido e Alemanha, e já superou a impressionante marca dos 100 milhões de downloads.

A trajetória de Coin Master é marcada principalmente pelo forte investimento em divulgação através de celebridades, que impulsionou incrivelmente o número de downloads e conferiu ao game o status de estar entre os mais jogados do planeta.

Palavras do desenvolvedor

Vejamos o que nos diz a Moon Active sobre Coin Master:

Junte-se aos seus amigos do Facebook e a milhares de jogadores do mundo em ataques, giros e invasões para fazer da sua aldeia viking a melhor!

Preparado para ser o próximo CoinMaster? Você pode viajar pelo tempo e por terras mágicas e batalhar para ser o melhor Pirata, Hippie, Rei, Guerreiro ou Viking de todos os tempos!

Gire para ganhar a sua recompensa
Gire a roda para lutar contra o tempo, ganhar fortunas, saques, escudos ou invasões. Garanta seus saques carregando seus sacos de ouro ou moedas para construir aldeias resistentes no jogo e subir de níveis. Ganhe escudos para proteger as aldeias de ataques de outros vikings. Torne-se o CoinMaster com a vila mais forte e o maior saque!

Ataque e invada, caro viking!
Ganhar moedas no caça-níqueis não é a única maneira de garantir o seu saque, você também pode roubá-lo! Ataque e invada um vilarejo amigo ou inimigo e leve o quanto puder para construir a sua aldeia sem precisar quebrar o cofrinho de porco! Lute e vença seus inimigos. Bum! Vingue-se daqueles que atacarem a sua aldeia e recupere o que é seu por direito! Traga o seu caça-moedas e fique rico de novo! Não perca tempo, nunca se sabe quais tesouros estão escondidos nas aldeias alheias!

Colete todas as cartas!
Nem só de saque vive uma aldeia, o tesouro também é muito importante! Colete cartas para completar conjuntos e seguir para a próxima aldeia. Quanto mais aldeias conquistar, maiores serão as recompensas!

Jogue com seus amigos!
Troque cartas na sua comunidade online para completar suas coleções! A nossa comunidade do Facebook está cada vez maior, participe e aproveite para conhecer outros vikings, ganhar recompensas boas e trocar tesouros!

★ Lute para se tornar o próximo CoinMaster com seus amigos ao seu lado.
★ Jogue com milhares de jogadores do mundo inteiro!
★ O CoinMaster é de graça para todos os dispositivos com aplicativos de compras.

Jogabilidade

Jogabilidade de Coin Master

Dizer que a jogabilidade de Coin Master é simples é pouco: o objetivo do jogo pode ser entendido intuitivamente sem o menor esforço de qualquer jogador.

Em Coin Master, o que você tem de fazer é ganhar moedas, para que com elas possa desenvolver e proteger um vilarejo. Básica e exatamente isso.

Daí seguem-se inúmeras outras características do jogo.

Em primeiro lugar, o principal: para ganhar moedas em Coin Master, você tem de girar uma máquina caça-níquel, cujas tentativas de giro são limitadas por hora.

Aqui vemos os primeiros elementos viciantes do jogo (máquina caça-níquel, limitação de giros), mas deixaremos esse assunto para depois.

Ganhando moedas, você aprimora seu vilarejo, e pode também atacar e invadir outros oponentes, a fim de ganhar mais e mais moedas.

Em Coin Master há uma mecânica de níveis, de forma que após completar um vilarejo, você avança para um próximo, de nível mais alto e desafiador (no momento em que escrevemos, Coin Master já superou os 350 níveis).

Os vilarejos de Coin Master são temáticos e, a cada nível, tornam-se mais caros. Se as vilas iniciais custam alguns milhões de moedas, há vilas de níveis avançados que ultrapassam os trilhões.

Recursos de Coin Master

Destacamos aqui alguns recursos de Coin Master.

Em primeiro lugar, há um grande número de temas para as vilas. Há muitos temas fantasiosos, como também há temas inspirados em cidades como Los Angeles, aldeias budistas, entre muitos outros.

Nesse quesito, o game é significativamente rico, e mostra os frutos de um trabalho de vários anos.

Outra característica interessante do jogo é a possibilidade colecionar cartas (novo elemento viciante) que formam sets que podem ser trocados por recompensas como giros na máquina, animais de estimação, entre outros.

Essas cartas (ou cartões) fazem tanto sucesso que existe um mercado paralelo, fora do Coin Master, que reúne fãs do mundo inteiro interessados em seu comércio, seja comprando ou vendendo.

Destacamos, por último, a variedade de personagens em Coin Master, que é bem criativo nesse quesito.

O game reúne desde um porco (que é o símbolo do jogo) até personagens mitológicos como feiticeiros, bruxos, guerreiros e rainhas.

Além disso, há uma exploração inteligente de alguns desses personagens, como os animais de estimação Foxy, Tiger e Rhino, que ajudam os jogadores a coletar mais moedas, cada um de sua própria maneira, criando consequentemente uma relação de simpatia para com os jogadores.

Marketing de Coin Master

Marketing de Coin Master

Geralmente, quando fazemos destaque ao marketing de alguma empresa, o leitor pode preparar que lá vem tiro.

Não é, porém, o que acontece com Coin Master, cujo marketing merece sem dúvidas destaque, mas por um motivo diferente.

De 2016 até os dias atuais, a Moon Active injetou uma quantidade realmente formidável de dinheiro em suas campanhas de marketing para Coin Master, o que fez com que a receita explodisse nesse último ano de 2020 e superasse a marca incrível de 1 bilhão de dólares (quase 7 bilhões de reais!).

As campanhas de marketing de Coin Master fizeram tanto sucesso, que provavelmente toda pessoa que conhece o game, seja como player ou não, conhece-o por se lembrar de uma propaganda (geralmente no YouTube) em que estrelava alguma celebridade.

Nomes inúmeros já fizeram comerciais para Coin Master, entre eles Jennifer Lopez, Khloé Kardashian, Kris Jenner, Scott Disick, Ben Higgins, Chris Harrison, Rae Sremmurd, Terry Crews, Emily Ratajkowski, Cardi B, e Joan Collins.

Nossa análise

Chegou a hora de nosso veredito!

Como sempre, tentaremos ser o mais justos e transparentes possível com o game.

Quando analisamos jogos como Coin Master, o que mais nos assusta são os números: 100 milhões de downloads simplesmente impressionam.

É possível que um game como esse não seja fantástico?

Infelizmente, pela nossa experiência, temos de dizer que sim.

Não é exatamente o caso de Coin Master, que possui alguns atrativos interessantes, apesar de um modelo extremamente viciante (que, pela mecânica construtiva do jogo, pode facilmente acarretar frustração).

Comecemos pelo que há de bom.

Coin Master, em primeiro lugar, é um game com ótimo desempenho e que, graficamente, satisfaz.

O game é bonito e agradável, e ainda assim não é um devorador de bateria como alguns concorrentes o são.

Em segundo lugar, destacamos a interatividade e competitividade do game (esta última tem, sim, um lado positivo e instigante, embora não se resuma só a isso).

A integração do Coin Master ao Facebook abre a possibilidade para que os jogadores interajam com amigos reais dentro do jogo, o que é um atributo bem legal (aqui, principalmente, é onde as cartas colecionáveis fazem sucesso, uma vez que é possível trocá-las com amigos).

Entretanto, a jogabilidade do game não tem nada de impressionante, muito pelo contrário, é simples a um nível tão absoluto que somos forçados a nos perguntar: como é que um jogo desse, que não é classificação livre, faz tanto sucesso?

E, com uma análise atenta, os motivos ficam muito claros.

Não diremos que Coin Master é um jogo desonesto, como já tivemos de dizer de alguns outros jogos que analisamos.

Mas toda a mecânica de Coin Master foi desenvolvida visando estimular psicologicamente o jogador e fazê-lo viciar.

Isso, para nós, está muito claro, e pode-se dizer que é um aspecto fortemente negativo, uma vez que a experiência do jogador, em Coin Master, é colocada em segundo plano ante a expectativa de monetização.

Para começo de conversa, o game simplesmente opera um bombardeio de notificações no celular do jogador, que possui, caso não pague, uma quantidade limitada de giros na máquina disponíveis por hora.

Enquanto não pode girá-la, as notificações atuam para que o jogador fique com o game o tempo inteiro na cabeça, e abra-o na primeira oportunidade que aparecer ou, caso não suporte esperar, pague por giros extras (e é exatamente isso o que os publicadores querem).

Em adicional, toda uma estratégia de marketing é colocada em prática para que o jogador siga Coin Master nas redes sociais e assine um boletim por e-mail, sob a promessa de receber recompensas diárias e ser informado sobre eventos (é verdade, há recompensas e há eventos, mas você tem de ficar sempre alerta, portanto, com o jogo na cabeça).

Nada disso, porém, classificaríamos como “desonesto”, como já dissemos. O grande problema é o seguinte: tudo isso contribui para que você vicie em Coin Master, e o jogo, à medida que você avança, praticamente obriga-o a investir dinheiro real.

Os níveis passam e tudo vai ficando incrivelmente mais caro e mais difícil, ao mesmo tempo em que você se torna mais e mais dependente do jogo: a frustração com o jogo, portanto, só tende a aumentar.

Temos de ser francos: o sucesso de Coin Master justifica-se por suas estratégias agressivas de socialização (criadas somente para atrair mais jogadores) e indução do jogador ao vício, de forma alguma por sua jogabilidade.

Coin Master é muito mais um caça-níquel (com todos os elementos negativos de caça-níqueis) do que o jogo de estratégia que parece ser.

Sua jogabilidade é pobre e o game, caso fosse este o objetivo de seus desenvolvedores, falharia em oferecer uma experiência de longo prazo satisfatória para o jogador.

Entretanto, há sempre os que gostam do estilo e, se for este o seu caso, acreditamos que o game possa fazer valer o teste.

________________

Gostou desse artigo? Não deixe de ver as nossas listas completas com todos os Call of Duty e Assassin’s Creed, dos melhores aos piores.

Coin Master

3.6

Jogabilidade

3.0/5

Áudio

3.5/5

Design

4.0/5

Inovação

3.5/5

Desempenho

4.0/5

Pros

  • Gráficos e desempenho satisfatórios
  • Há mérito e diversão no ambiente competitivo que o jogo cria
  • Possibilidade de interagir com amigos reais dentro do jogo

Cons

  • Oferece uma experiência de longo prazo muito pobre
  • A progressão dos níveis torna as vilas excessivamente caras
Autoridade em games para celular.
Back To Top